Transformação Digital, ESG, Gestão de pessoas

A importância da análise de dados na experiência do cliente

A personalização é a chave para conquistar clientes e impulsionar negócios e a fidelização depende de uma interação fluida e personalizada, desde o primeiro contato até o pós-venda.
CEO e fundador da U-ALL Solutions

Compartilhar:

Todos os dias empresas de todo o mundo pensam em formas de impulsionar seu negócio e conquistar clientes, seja expandindo sua marca, ou ampliando seu faturamento. No entanto, para que isso aconteça é necessário conhecer e trazer experiências personalizadas e autenticas aos clientes, o que só é possível por meio do conhecimento da jornada deste consumidor.

Resultados da pesquisa CX Trends 2023, realizada pela Opinion Box em parceria com a Octadesk, apontam que 87% dos consumidores dão preferência para marcas que oferecem uma boa experiência, e 75% fazem essa escolha mesmo que precisem fazer investimentos maiores.

Atualmente, muito se fala sobre a importância dos dados e, de fato, eles são a ferramenta necessária para que as companhias conheçam seu público. Um empresário que sabe qual o perfil do seu cliente tem todos os artifícios necessários para proporcionar uma jornada de compra que o fidelize.

Analisar dados ajuda a entender o comportamento do cliente, identificar o que ele gosta e o que prefere. Com isso, é possível conhecer quem de fato frequenta o seu estabelecimento, chamá-lo pelo nome, saber quantas vezes ele vai até você, quais itens mais procura, entre outros indicadores relevantes para ações e campanhas efetivas.

Uma experiência positiva do cliente vai muito além de apenas atender às suas necessidades básicas. Envolve criar uma jornada fluida, desde o primeiro contato até o pós-venda. Cada ponto de contato, seja ele físico ou digital, é uma oportunidade de causar um impacto duradouro. Os desafios são maiores no físico, mas por meio de soluções tecnológicas, como Data Driven, é possível melhorar e muito a relação de consumidor versus cliente no varejo físico.

É mais do que um simples serviço prestado, a experiência do cliente é a sensação, a memória e o relacionamento que ele constrói ao interagir com uma marca. A importância dessa jornada reside na capacidade de influenciar diretamente a fidelidade do consumidor, sua satisfação e até mesmo sua propensão a recomendar a marca para outros.

É preciso entender a análise de dados como uma das chaves para personalizar o atendimento ao consumidor, tornando a experiência de compra mais prazerosa. Conhecendo seu cliente, fica mais fácil oferecer o que ele mais quer e facilitar a vivência dele no ambiente físico, como já acontece no mundo digital.

Compartilhar:

Artigos relacionados

2026 é o ano da disciplina com propósito

À medida que inovação e pressão por resultados se intensificam, disciplina com propósito torna-se o eixo central da liderança capaz de conduzir – e não apenas reagir.

Inovação & estratégia
23 de janeiro de 2026
Se seus vínculos não te emocionam, talvez você esteja fazendo networking errado. Relações que movem mercados começam com conexões que movem pessoas - sem cálculo, sem protocolo, só intenção genuína.

Laís Macedo - Presidente do Future Is Now

3 minutos min de leitura
Liderança, Tecnologia & inteligencia artificial
22 de janeiro de 2026
Se a IA sabe mais do que você, qual é o seu papel como líder? A resposta não está em competir com algoritmos, mas em redefinir o que significa liderar em um mundo onde informação não é poder - decisão é.

João Roncati - CEO da People+Strategy

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
21 de janeiro de 2026
Como o mercado está revendo métricas para entregar resultados no presente e valor no futuro?

Lilian Cruz - Fundadora da Zero Gravity Thinking

5 minutos min de leitura
Inovação
20 de janeiro 2026
O volume e a previsibilidade dos instrumentos de fomento à inovação como financiamentos, recursos de subvenção econômica e incentivos fiscais aumentaram consideravelmente nos últimos anos e em 2026 a perspectiva é de novos recordes de liberações e projetos aprovados. Fomento para inovação é uma estratégia que, quando bem utilizada, reduz o custo da inovação, viabiliza iniciativas de maior risco tecnológico, ajuda a escalar e encurtar o tempo para geração de valor dos projetos.

Eline Casasola - CEO da Atitude Inovação, Atitude Collab e sócia da Hub89 empresas

5 minutos min de leitura
Liderança
19 de janeiro de 2026
A COP 30 expôs um paradoxo gritante: temos dados e tecnologia em abundância, mas carecemos da consciência para usá-los. Se a agenda climática deixou de ser ambiental para se tornar existencial, por que ainda tratamos espiritualidade corporativa como tabu?

Carlos Legal - Fundador da Legalas Aprendizagem e Educação Corporativa

7 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
17 de janeiro de 2026
Falar em ‘epidemia de Burnout’ virou o álibi perfeito: responsabiliza empresas, alimenta fundos públicos e poupa o Estado de encarar o verdadeiro colapso social que adoece o país. O que falta não é diagnóstico - é coragem para dizer de onde vem o problema

Dr. Glauco Callia - Médico, CEO e fundador da Zenith

7 minutos min de leitura
Liderança, ESG
16 de janeiro de 2026
No início de 2026, mais do que otimismo, precisamos de esperança ativa - o ‘esperançar’ de Paulo Freire. Lideranças que acolhem perdas, profissionais que transformam desafios em movimento e organizações que apostam na criação de futuros melhores, um dia de cada vez.

Viviane Mansi - Conselheira de empresas, mentora e professora

3 minutos min de leitura
Marketing & growth
15 de janeiro de 2026
A jornada de venda B2B deve incluir geração de demanda inteligente, excelência no processo de discovery e investimento em sucesso do cliente.

Rafael Silva - Head de parcerias e alianças da Lecom

4 minutos min de leitura
Cultura organizacional, ESG
14 de janeiro de 2026
Cumprir cotas não é inclusão: a nova pesquisa "Radar da Inclusão" revela barreiras invisíveis que bloqueiam carreiras e expõe a urgência de transformar diversidade em acessibilidade, protagonismo e segurança psicológica.

Carolina Ignarra - CEO da Talento Incluir

5 minutos min de leitura
Cultura organizacional
13 de janeiro de 2026
Remuneração variável não é um benefício extra: é um contrato psicológico que define confiança, engajamento e cultura. Quando mal estruturada, custa caro - e não apenas no caixa

Ivan Cruz - Cofundador da Mereo

5 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança