Transformação Digital, ESG, Gestão de pessoas

A importância da análise de dados na experiência do cliente

A personalização é a chave para conquistar clientes e impulsionar negócios e a fidelização depende de uma interação fluida e personalizada, desde o primeiro contato até o pós-venda.
CEO e fundador da U-ALL Solutions

Compartilhar:

Todos os dias empresas de todo o mundo pensam em formas de impulsionar seu negócio e conquistar clientes, seja expandindo sua marca, ou ampliando seu faturamento. No entanto, para que isso aconteça é necessário conhecer e trazer experiências personalizadas e autenticas aos clientes, o que só é possível por meio do conhecimento da jornada deste consumidor.

Resultados da pesquisa CX Trends 2023, realizada pela Opinion Box em parceria com a Octadesk, apontam que 87% dos consumidores dão preferência para marcas que oferecem uma boa experiência, e 75% fazem essa escolha mesmo que precisem fazer investimentos maiores.

Atualmente, muito se fala sobre a importância dos dados e, de fato, eles são a ferramenta necessária para que as companhias conheçam seu público. Um empresário que sabe qual o perfil do seu cliente tem todos os artifícios necessários para proporcionar uma jornada de compra que o fidelize.

Analisar dados ajuda a entender o comportamento do cliente, identificar o que ele gosta e o que prefere. Com isso, é possível conhecer quem de fato frequenta o seu estabelecimento, chamá-lo pelo nome, saber quantas vezes ele vai até você, quais itens mais procura, entre outros indicadores relevantes para ações e campanhas efetivas.

Uma experiência positiva do cliente vai muito além de apenas atender às suas necessidades básicas. Envolve criar uma jornada fluida, desde o primeiro contato até o pós-venda. Cada ponto de contato, seja ele físico ou digital, é uma oportunidade de causar um impacto duradouro. Os desafios são maiores no físico, mas por meio de soluções tecnológicas, como Data Driven, é possível melhorar e muito a relação de consumidor versus cliente no varejo físico.

É mais do que um simples serviço prestado, a experiência do cliente é a sensação, a memória e o relacionamento que ele constrói ao interagir com uma marca. A importância dessa jornada reside na capacidade de influenciar diretamente a fidelidade do consumidor, sua satisfação e até mesmo sua propensão a recomendar a marca para outros.

É preciso entender a análise de dados como uma das chaves para personalizar o atendimento ao consumidor, tornando a experiência de compra mais prazerosa. Conhecendo seu cliente, fica mais fácil oferecer o que ele mais quer e facilitar a vivência dele no ambiente físico, como já acontece no mundo digital.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Marketing & growth, Cultura organizacional, Inovação & estratégia, Liderança
4 de setembro de 2025
Inspirar ou limitar? O benchmark pode ser útil - até o momento em que te afasta da sua singularidade. Descubra quando olhar para fora deixa de fazer sentido.

Bruna Lopes de Barros

3 minutos min de leitura
Inovação
3 de setembro de 2025
Em entrevista com Rodrigo Magnago, Fernando Gama nos conta como a Docol tem despontado unindo a cultura do design na organização

Rodrigo Magnago

4 min de leitura
ESG, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
3 de setembro de 2025
O plástico nasceu como símbolo do progresso - hoje, desafia o futuro do planeta. Entenda como uma invenção de 1907 moldou a sociedade moderna e se tornou um dos maiores dilemas ambientais da nossa era.

Anna Luísa Beserra - CEO da SDW

0 min de leitura
Inovação & estratégia, Empreendedorismo, Tecnologia & inteligencia artificial
2 de setembro de 2025
Como transformar ciência em inovação? O Brasil produz muito conhecimento, mas ainda engatinha na conversão em soluções de mercado. Deep techs podem ser a ponte - e o caminho já começou.

Eline Casasola - CEO da Atitude Inovação

5 minutos min de leitura
Liderança, Empreendedorismo, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
1 de setembro de 2025
Imersão de mais de 10 horas em São Paulo oferece conteúdo de alto nível, mentorias com especialistas, oportunidades de networking qualificado e ferramentas práticas para aplicação imediata para mulheres, acelerando oportunidades para um novo paradigma econômico

Redação HSM Management

0 min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
1 de setembro de 2025
Na era da creator economy, influência não é mais sobre alcance - é sobre confiança. Você já se deu conta como os influenciadores se tornaram ativos estratégicos no marketing contemporâneo? Eles conectam dados, propósito e performance. Em um cenário cada vez mais automatizado, é a autenticidade que converte.

Salomão Araújo - VP Comercial da Rakuten Advertising no Brasil

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Liderança
29 de agosto de 2025
Estamos entrando na temporada dos planos estratégicos - mas será que o que chamamos de “estratégia” não é só mais uma embalagem bonita para táticas antigas? Entenda o risco do "strategy washing" e por que repensar a forma como construímos estratégia é essencial para navegar futuros possíveis com mais consciência e adaptabilidade.

Lilian Cruz, Cofundadora da Ambidestra

4 minutos min de leitura
Empreendedorismo, Inovação & estratégia
28 de agosto de 2025
Startups lideradas por mulheres estão mostrando que inovação não precisa ser complexa - precisa ser relevante. Já se perguntou: por que escutar as necessidades reais do mercado é o primeiro passo para empreender com impacto?

Ana Fontes - Empreendedora social, fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME) e do Instituto RME

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Tecnologia & inteligencia artificial
26 de agosto de 2025
Em um universo do trabalho regido pela tecnologia de ponta, gestores e colaboradores vão obrigatoriamente colocar na dianteira das avaliações as habilidades humanas, uma vez que as tarefas técnicas estarão cada vez mais automatizadas; portanto, comunicação, criatividade, pensamento crítico, persuasão, escuta ativa e curiosidade são exemplos desse rol de conceitos considerados essenciais nesse início de século.

Ivan Cruz, cofundador da Mereo, HR Tech

4 minutos min de leitura
Inovação
25 de agosto de 2025
A importância de entender como o design estratégico, apoiado por políticas públicas e gestão moderna, impulsiona o valor real das empresas e a competitividade de nações como China e Brasil.

Rodrigo Magnago

9 min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)