Uncategorized

A liderança será extinta?

Compartilhar:

**IDEIAS-CHAVE**

Imagine que uma empresa terá seus processos de decisão cada vez mais automatizados. Sobrará espaço para os gestores e líderes na organização ou a tecnologia expulsará grande parte deles? Conforme o estudo que abre este Dossiê, as máquinas fortalecerão os líderes de carne e osso, permitindo que se concentrem em elaborar as perguntas certas, abordar as exceções, tolerar a ambiguidade e empregar habilidades soft onde estas forem necessárias. Outros textos detalham como os líderes vão ganhar força:

(1) Criando ambientes colaborativos

(2) Defendendo causas que motivem 

(3) Tornando-se exponenciais, com capacidade de fazer  a organização crescer muito e rápido

(4) Liderando os três tipos de seguidores

**APLICAÇÕES PRÁTICAS**

**Criar colaboração**

•  O líder deve atrair talentos distintos para  a empresa e providenciar para que se conheçam  e consigam trabalhar  bem juntos. 

•  O líder deve fazer uma transição radical da cultura existente para uma cultura colaborativa, mudando a maneira de avaliar os funcionários –o desempenho dos profissionais deve ser medido pelos colegas mais do que pelos chefes. 

•  Especificamente o gerente médio precisa parar de controlar tarefas e informações dos subordinados e passar a operar como “anfitrião” de uma “festa” colaborativa.

**Defender causas**

•  O líder deve adotar o modelo de gestão “de dentro para fora”. Isso requer que ele posicione a empresa com base nas crenças, nas causas, no que vem “do coração” das pessoas –não no contexto externo.

**Gerar crescimento exponencial**

•  O  líder deve buscar fazer o negócio crescer exponencialmente –crescer muito e rápido. Isso requer novas habilidades, como  as de ser, de fato, defensor do cliente, experimentador de coisas e autoconfiante.

**Incluir todos os  seguidores** 

•  O líder tem de parar de gerenciar só quem abraça suas propostas e lidar com os mais céticos –são muito úteis.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Reputação sólida, ética líquida: o desafio da integridade no mundo corporativo

No mundo corporativo, reputação se constrói com narrativas, mas se sustenta com integridade real – e é justamente aí que muitas empresas tropeçam. É o momento de encarar os dilemas éticos que atravessam culturas organizacionais, revelando os riscos de valores líquidos e o custo invisível da incoerência entre discurso e prática.

Vivemos a reinvenção do CEO?

Está na hora de entender como o papel de CEO deixou de ser sinônimo de comando isolado para se tornar o epicentro de uma liderança adaptativa, colaborativa e guiada por propósito. A era do “chefão” dá lugar ao maestro estratégico que rege talentos diversos em um cenário de mudanças constantes.

Cobertura de evento
Cobertura HSM Management do “evento de eventos” mostra como o tempo de conexão pode ser mais bem investido para alavancar o aprendizado

Redação HSM Management

2 min de leitura
Empreendedorismo
Embora talvez estejamos longe de ver essa habilidade presente nos currículos formais, é ela que faz líderes conscientes e empreendedores inquietos

Lilian Cruz

3 min de leitura
Marketing Business Driven
Leia esta crônica e se conscientize do espaço cada vez maior que as big techs ocupam em nossas vidas

Rafael Mayrink

3 min de leitura
Empreendedorismo
Falta de governança, nepotismo e desvios: como as empresas familiares repetem os erros da vilã de 'Vale Tudo'

Sergio Simões

7 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Já notou que estamos tendo estas sensações, mesmo no aumento da produção?

Leandro Mattos

7 min de leitura
Empreendedorismo
Fragilidades de gestão às vezes ficam silenciosas durante crescimentos, mas acabam impedindo um potencial escondido.

Bruno Padredi

5 min de leitura
Empreendedorismo
51,5% da população, só 18% dos negócios. Como as mulheres periféricas estão virando esse jogo?

Ana Fontes

5 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A inteligência artificial está reconfigurando decisões empresariais e estruturas de poder. Sem governança estratégica, essa tecnologia pode colidir com os compromissos ambientais, sociais e éticos das organizações. Liderar com consciência é a nova fronteira da sustentabilidade corporativa.

Marcelo Murilo

7 min de leitura
ESG
Projeto de mentoria de inclusão tem colaborado com o desenvolvimento da carreira de pessoas com deficiência na Eurofarma

Carolina Ignarra

6 min de leitura
Saúde mental, Gestão de pessoas
Como as empresas podem usar inteligência artificial e dados para se enquadrar na NR-1, aproveitando o adiamento das punições para 2026
0 min de leitura