Direto ao ponto

As cinco novíssimas qualidades de liderança

As receitas para ser bom líder pareciam mudar, mas mudaram mesmo agora

Compartilhar:

Na Siemens dos Estados Unidos havia, poucos anos atrás, uma imagem perfeita do que deveria ser um líder. Segundo Barbara Humpton, a CEO da empresa, diz à *strategy+business*, era um “teatro de gerenciamento de desempenho”, em que havia um conjunto de características definido para ter ou desenvolver. A abordagem foi trocada por um framework em torno de quatro prioridades– impacto no cliente, tecnologia com propósito, mentalidade de crescimento e capacitação – e atenção maior a metas de disrupção. E a empresa cresceu 8,2% no último ano fiscal.

Esse é um exemplo radical de mudança em relação à liderança. David Reimer, Harry Feuerstein e Adam Bryant, especialistas em mentoria de executivos e desenvolvimento de liderança do The ExCo Group, dos Estados Unidos, escrevem, na *s+b*: Se o modelo de líder estava quase inalterado aos olhos dos conselhos de administração entre o início do pós-guerra e março de 2020 – pesava a capacidade de maximizar a eficiência e oferecer um desempenho estável –, os tsunamis causados por “ativismo de stakeholders, tensão geopolítica, avanços tecnológicos e mudanças macroeconômicas”, colocaram cinco “novas” qualidades nos “navios”:

__1. Conseguir liderar com bússola quando não houver mapa.__ No caso, mapas são documentos de estratégia plurianuais e bússola, os dados que vão surgindo. Liderar é tomar decisão.
__2. Transformar a incerteza em esporte coletivo,__ Ficar confortável com a ambiguidade já era; é preciso incutir adaptabilidade como habilidade-chave em toda a empresa. A mensagem a transmitir é: o futuro é incerto, mas nós somos feitos para ele.
__3. Fazer o que se fala.__ Afinal, os líderes enfrentam o escrutínio de stakeholders diversos.
__4. Dominar estruturas matriciais modernas__, que tornam uma empresa mais responsiva às necessidades do cliente. Os melhores usam a matriz com pensamento interdisciplinar e liberando inovação.
__5. Ter autenticidade.__ Por isso, os valores pessoais contam mais para os conselhos.

__Leia também: [Como (não) eliminar sua média gerência](https://www.revistahsm.com.br/post/como-nao-eliminar-sua-media-gerencia)__

Artigo publicado na HSM Management nº 157.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Homo confusus no trabalho: Liderança, negociação e comunicação em tempos de incerteza

Em um mundo sem mapas claros, o profissional do século 21 não precisa ter todas as respostas – mas sim coragem para sustentar as perguntas certas.
Neste artigo, exploramos o surgimento do homo confusus, o novo ser humano do trabalho, e como habilidades como liderança, negociação e comunicação intercultural se tornam condições de sobrevivência em tempos de ambiguidade, sobrecarga informacional e transformações profundas nas relações profissionais.

Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
1º de outubro de 2025
No mundo pós-IA, profissionais 50+ são mais que relevantes - são pontes vivas entre gerações, capazes de transformar conhecimento em vantagem competitiva.

Cris Sabbag - COO da Talento Sênior

4 minutos min de leitura
Inovação
30 de setembro
O Brasil tem talento reconhecido no design - mas sem políticas públicas e apoio estratégico, seguimos premiando ideias sem transformar setores.

Rodrigo Magnago

6 minutos min de leitura
Liderança
29 de setembro de 2025
No topo da liderança, o maior desafio pode ser a solidão - e a resposta está na força do aprendizado entre pares.

Rubens Pimentel - CEO da Trajeto Desenvolvimento Empresarial

4 minutos min de leitura
ESG, Empreendedorismo
29 de setembro de 2025
No Dia Internacional de Conscientização sobre Perdas e Desperdício de Alimentos, conheça negócios de impacto que estão transformando excedentes em soluções reais - gerando valor econômico, social e ambiental.

Priscila Socoloski CEO da Connecting Food e Lucas Infante, CEO da Food To Save

2 minutos min de leitura
Cultura organizacional
25 de setembro de 2025
Transformar uma organização exige mais do que mudar processos - é preciso decifrar os símbolos, narrativas e relações que sustentam sua cultura.

Manoel Pimentel

10 minutos min de leitura
Uncategorized
25 de setembro de 2025
Feedback não é um discurso final - é uma construção contínua que exige escuta, contexto e vínculo para gerar evolução real.

Jacqueline Resch e Vivian Cristina Rio Stella

4 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
24 de setembro de 2025
A IA na educação já é realidade - e seu verdadeiro valor surge quando é usada com intencionalidade para transformar práticas pedagógicas e ampliar o potencial de aprendizagem.

Rafael Ferreira Mello - Pesquisador Sênior no CESAR

5 minutos min de leitura
Inovação
23 de setembro de 2025
Em um mercado onde donos centralizam decisões de P&D sem métricas críveis e diretores ignoram o design como ferramenta estratégica, Leme revela o paradoxo que trava nosso potencial: executivos querem inovar, mas faltam-lhes os frameworks mínimos para transformar criatividade em riqueza. Sua fala é um alerta para quem acredita que prêmios de design são conquistas isoladas – na verdade, eles são sintomas de ecossistemas maduros de inovação, nos quais o Brasil ainda patina.

Rodrigo Magnago

5 min de leitura
Inovação & estratégia, Liderança
22 de setembro de 2025
Engajar grandes líderes começa pela experiência: não é sobre o que sua marca oferece, mas sobre como ela faz cada cliente se sentir - com propósito, valor e conexão real.

Bruno Padredi - CEP da B2B Match

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Liderança
19 de setembro de 2025
Descubra como uma gestão menos hierárquica e mais humanizada pode transformar a cultura organizacional.

Cristiano Zanetta - Empresário, palestrante TED e filantropo

0 min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)