Tecnologia e inovação

Benefícios do deep learning no ensino a distância

Essa tecnologia tem o potencial de transformar e desenvolver tantas áreas e também pode ser usada para avançar o e-learning
Administrador de empresas com especialização em gestão de conhecimento e storytelling aplicado à educação. Luiz é coautor do livro “Olhares para os Sistemas” e é CEO da NextGen Learning.

Compartilhar:

À medida que avançamos no campo da Inteligência Artificial (AI), novas técnicas são desenvolvidas para melhorar a eficácia do aprendizado de máquina, nos levando constantemente em direção a uma verdadeira autonomia. Uma dessas técnicas são as redes neurais artificiais, que abriram portas para o *deep learning* (aprendizado profundo).

Uma rede neural artificial é uma técnica aplicada ao aprendizado de máquina. É composta de uma rede de nós ou neurônios, vagamente semelhantes ao cérebro humano e ao sistema neural.

Ao usar algoritmos de aprendizado profundo é possível ter avanços em muitas áreas como reconhecimento de face, processamento de imagem e reconhecimento de fala. E se essa tecnologia tem o potencial de transformar e desenvolver tantas áreas, é mais do que natural que também seja usada para avançar o e-learning.

## Vantagens para alunos e organizações

Há uma variedade de benefícios que o deep learning pode oferecer aos alunos online, bem como às organizações que investem em plataformas de e-learning. Trago apenas algumas das vantagens:

O aprendizado profundo oferece conteúdo de e-learning mais personalizado, pois prevê resultados com base no desempenho anterior e nas metas de aprendizagem individuais para fornecer materiais específicos em um formato personalizado. 

Por exemplo, os alunos mais avançados podem “pular” alguns módulos, enquanto os estudantes que têm mais dificuldades se aprofundarão nos conhecimentos mais básicos. 

O sistema é capaz de ajustar automaticamente o mapa de curso de cada aluno por meio de uma [personalização automática](https://revistahsm.com.br/post/comportamento-experiencia-digital-e-tecnologias-no-futuro-da-sala-de-aula). Isso significa utilizar um processo de recomendação usando técnicas de redes neurais artificiais em diferentes dados.

O aprendizado profundo oferece uma melhor [alocação de recursos](https://revistahsm.com.br/post/3-premissas-que-mostram-como-a-tecnologia-agrega-valor-ao-seu-negocio) para que os alunos recebam os conteúdos exatos de que precisam para preencher lacunas e atingir seus objetivos de aprendizagem. Além disso, permitirá que os desenvolvedores gastem menos tempo analisando gráficos e métricas e mais tempo desenvolvendo um conteúdo de e-learning.

## Cursos exclusivos

O aprendizado profundo pode automatizar a programação de cursos para alunos ou fornecer recursos com base em seus resultados. Em um futuro próximo será possível gerar automaticamente cursos exclusivos para cada estudante.

O deep learning melhora o retorno sobre o investimento (ROI). Um menor tempo de treinamento com maior personalização se traduz em uma margem de lucro mais ampla. 

Com a ajuda do aprendizado profundo os alunos serão capazes de receberem uma experiência individualizada em vez de um curso de e-learning genérico que se concentra em tópicos irrelevantes. Assim, os estudantes ficam motivados para se envolver com o conteúdo e atingir seu potencial. 

## Conteúdo atualizado e aprimorado

Além da qualidade, o aprendizado profundo apresenta uma solução valiosa em treinamentos dinâmicos ou que precisam de adaptações. As empresas que necessitam atualizar seu material de curso continuamente se beneficiarão do aprendizado profundo, já que ele pode prever com precisão como seus conteúdos precisam ser aprimorados e/ou alterados. 

Ambientes de aprendizado profundo também podem [analisar dados](https://revistahsm.com.br/post/o-poder-da-analise-de-dados-na-era-da-informacao) em todas as instâncias de treinamento de forma inteligente, para recomendar melhorias e destacar ineficiências que não seriam possíveis de outra forma.

Os benefícios do aprendizado profundo e sua aplicação ao e-learning são inegáveis. Como você os imaginaria na sua empresa?

Compartilhar:

Artigos relacionados

Tecnologia & inteligencia artificial, Inovação & estratégia
18 de dezembro de 2025
Como a presença invisível da IA traz ganhos enormes de eficiência, mas também um risco de confiarmos em sistemas que ainda cometem erros e "alucinações"?

Rodrigo Cerveira - CMO da Vórtx e Cofundador do Strategy Studio

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
17 de dezembro de 2025
Discurso de ownership transfere o peso do sucesso e do fracasso ao colaborador, sem oferecer as condições adequadas de estrutura, escuta e suporte emocional.

Rennan Vilar - Diretor de Pessoas e Cultura do Grupo TODOS Internacional

4 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
16 de dezembro de 2025
A economia prateada deixou de ser nicho e se tornou força estratégica: consumidores 50+ movimentam trilhões e exigem experiências centradas em respeito, confiança e personalização.

Eric Garmes é CEO da Paschoalotto

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
15 de dezembro de 2025
Este artigo traz insights de um estudo global da Sodexo Brasil e fala sobre o poder de engajamento que traz a hospitalidade corporativa e como a falta dela pode impactar financeiramente empresas no mundo todo.

Hamilton Quirino - Vice-presidente de Operações da Sodexo

2 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Inovação & estratégia
12 de dezembro de 2025
Inclusão não é pauta social, é estratégia: entender a neurodiversidade como valor competitivo transforma culturas, impulsiona inovação e constrói empresas mais humanas e sustentáveis.

Marcelo Vitoriano - CEO da Specialisterne Brasil

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
11 de dezembro de 2025
Do status à essência: o luxo silencioso redefine valor, trocando ostentação por experiências que unem sofisticação, calma e significado - uma nova inteligência para marcas em tempos pós-excesso.

Daniel Skowronsky - Cofundador e CEO da NIRIN Branding Company

3 minutos min de leitura
Estratégia
10 de dezembro de 2025
Da Coreia à Inglaterra, da China ao Brasil. Como políticas públicas de design moldam competitividade, inovação e identidade econômica.

Rodrigo Magnago - CEO da RMagnago

17 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
9 de dezembro de 2025
Entre liderança e gestação, uma lição essencial: não existe performance sustentável sem energia. Pausar não é fraqueza, é gestão - e admitir limites pode ser o gesto mais poderoso para cuidar de pessoas e negócios.

Tatiana Pimenta - Fundadora e CEO da Vittude,

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
8 de dezembro de 2025
Com custos de saúde corporativa em alta, a telemedicina surge como solução estratégica: reduz sinistralidade, amplia acesso e fortalece o bem-estar, transformando a gestão de benefícios em vantagem competitiva.

Loraine Burgard - Cofundadora da h.ai

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Liderança
5 de dezembro de 2025
Em um mundo exausto, emoção deixa de ser fragilidade e se torna vantagem competitiva: até 2027, lideranças que integram sensibilidade, análise e coragem serão as que sustentam confiança, inovação e resultados.

Lisia Prado - Consultora e sócia da House of Feelings

5 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança