Liderança

Como ser um chefe inesquecível

Você precisa ser um líder-coach que, entre outras coisas, observa seus liderados com frequência | Por Daniel Markovitz

Compartilhar:

Você leu o Dossiê sobre coaching na **HSM Management ** nº 130? Nele mencionamos a importante figura do líder-coach. Mesmo em empresas que fazem do coaching uma parte do trabalho de seus gestores, a qualidade e o impacto do coaching corporativo raramente se compara com nossos líderes-coaches da juventude, que são professores-coaches ou treinadores esportivos-coaches dos quais geralmente nos lembramos com carinho.

Se você é um líder e quer ser um líder-coach lembrado com carinho também, vale a pena entender as principais características que eles compartilham. Em geral, sobretudo os treinadores fazem uma observação contínua dos jovens no local onde estão, têm um plano estruturado de longo alcance para cada um e o conectam a um propósito maior. Em contraste, o líder-coach corporativo típico tende a operar com observação não frequente, de modo _ad hoc_ (só quando há necessidade de ação corretiva) e se concentrando quase exclusivamente nos benefícios que resultam para o aluno individual, não para a organização como um todo.

Então, como se tornar líder-coach de que as pessoas vão se lembrar ao longo de suas carreiras?

**1** **Reserve um tempo para fornecer uma observação consistente _in loco_.** Os melhores líderes-coaches observam as pessoas regularmente no escritório, para que possam ver por si mesmos o que a pessoa está fazendo bem – e não tão bem.

**2** **Tenha uma visão de longo alcance do desenvolvimento dos funcionários.** Em vez de treinar para correção, adote uma abordagem proativa. Trate cada pessoa como um funcionário vitalício e considere as habilidades que serão necessárias ao longo de toda a sua carreira.

**3** **Crie um plano de aprendizado de longo prazo que desenvolva habilidades e experiências estrategicamente**. Mesmo que o funcionário não permaneça até a aposentadoria (e hoje, é improvável que ele o faça), você obterá os benefícios de um funcionário mais motivado e capaz.

**4** **Conecte o desenvolvimento do funcionário ao bem-estar de sua organização como um todo.** No caso de um esporte coletivo, o “porquê” é óbvio, mas nem sempre é óbvio para os funcionários de uma empresa. Se o desenvolvimento do indivíduo puder ser conectado ao bem-estar geral, mudanças comportamentais serão mais sustentáveis.

**5** **Saiba que o maior presente que um coach pode dar é desenvolver a capacidade de se adaptar e aprender.** Então, invista em construir a habilidade de resolver problemas, de superar desafios.

© Rotman Management

Editado com autorização da Rotman School of Management, da University of Toronto. Todos os direitos reservados.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Quando o colaborador é o problema

Ambientes tóxicos nem sempre vêm da cultura – às vezes, vêm de uma única pessoa. Entenda como identificar e conter comportamentos silenciosos que desestabilizam equipes e ameaçam a saúde organizacional.

Marketing
Entenda por que 90% dos lançamentos fracassam quando ignoram a economia comportamental. O Nobel Daniel Kahneman revela como produtos são criados pela lógica, mas comprados pela emoção.

Priscila Alcântara

8 min de leitura
Liderança
Relatórios do ATD 2025 revelam: empresas skills-based se adaptam 40% mais rápido. O segredo? Trilhas de aprendizagem que falam a língua do negócio.

Caroline Verre

4 min de leitura
Liderança
Por em prática nunca é um trabalho fácil, mas sempre é um reaprendizado. Hora de expor isso e fazer o que realmente importa.

Caroline Verre

5 min de leitura
Inovação
Segundo a Gartner, ferramentas low-code e no-code já respondem por 70% das análises de dados corporativos. Entenda como elas estão democratizando a inteligência estratégica e por que sua empresa não pode ficar de fora dessa revolução.

Lucas Oller

6 min de leitura
ESG
No ATD 2025, Harvard revelou: 95% dos empregadores valorizam microcertificações. Mesmo assim, o reskilling que realmente transforma exige 3 princípios urgentes. Descubra como evitar o 'caos das credenciais' e construir trilhas que movem negócios e carreiras.

Poliana Abreu

6 min de leitura
Empreendedorismo
33 mil empresas japonesas ultrapassaram 100 anos com um segredo ignorado no Ocidente: compaixão gera mais longevidade que lucro máximo.

Poliana Abreu

6 min de leitura
Liderança
70% dos líderes não enxergam seus pontos cegos e as empresas pagam o preço. O antídoto? Autenticidade radical e 'Key People Impact' no lugar do controle tóxico

Poliana Abreu

7 min de leitura
Liderança
15 lições de liderança que Simone Biles ensinou no ATD 2025 sobre resiliência, autenticidade e como transformar pressão em excelência.

Caroline Verre

8 min de leitura
Liderança
Conheça 6 abordagens práticas para que sua aprendizagem se reconfigure da melhor forma

Carol Olinda

4 min de leitura
Cultura organizacional, Estratégia e execução
Lembra-se das Leis de Larman? As organizações tendem a se otimizar para não mudar; então, você precisa fazer esforços extras para escapar dessa armadilha. Os exemplos e as boas práticas deste artigo vão ajudar

Norberto Tomasini

4 min de leitura