Inovação

Democratizar a moda para garantir a vida do planeta

Para o setor seguir evoluindo, deve-se manter o foco em ações concretas e aproveitar os investimentos externos em ESG
Anay Zaffalon é diretora executiva de negócios do Grupo Malwee.

Compartilhar:

Muito se fala sobre a necessidade de transformação do setor da moda por se tratar de uma das indústrias mais poluentes do planeta. De fato, é preciso aprofundar o entendimento sobre sustentabilidade e debater formas de adaptar processos para garantir a vida na Terra. Porém, acredito que precisamos ir além da teoria. É hora de fazer e mostrar resultados.

A democratização da moda sustentável é um dos melhores caminhos para mudar um contexto que ainda concentra uma produção sustentável em baixa escala, com valores que muitas vezes são pouco acessíveis à maioria dos consumidores. Precisamos impactar as pessoas de uma forma mais ampla.

Por isso, destaco a importância de fortalecer e popularizar o tema da sustentabilidade. Compartilhar informações para acelerar o desenvolvimento coletivo é um dos trabalhos que deve ser realizado pelo maior número de empresas possível. Afinal, sustentabilidade é para todos!

Para alcançar este objetivo, já existe no mercado uma solução: inovação. Investir em novos métodos produtivos possibilita transformar indústrias e continuar produzindo, gerando renda e faturamento de uma forma mais limpa e sustentável. É um caminho para que as pessoas possam adquirir produtos verdadeiramente sustentáveis para o bolso também.

Acredito que, ainda, faz parte da inovação o compartilhamento de resultados e a comprovação da eficácia de processos já implementados, movimento que já é possível observar no setor. Cada vez mais, as companhias têm anunciado seus avanços e metas alcançadas na pauta socioambiental, além de dividirem seus planos visando uma jornada cada vez mais sustentável.

Essas iniciativas são de extrema relevância para que possamos ter conhecimento mais detalhado do que está acontecendo, possibilitando a troca de experiências dentro da própria indústria da moda. Porém, é necessário que essa partilha seja consolidada para que se consiga acelerar o desenvolvimento coletivo. E, mais uma vez, a inovação é a palavra-chave.

A partir desta exposição, penso que temos pistas para o setor seguir evoluindo neste caminho. Acredito que devemos manter o foco em ações concretas, aproveitar os investimentos externos em ESG para as companhias e, principalmente, lembrar que os resultados financeiros que garantem a autossustentabilidade dos negócios, também está relacionado a uma produção ética. Afinal, não devemos ser sustentáveis para vender mais, devemos fazer porque é o certo, com mais produtos e preços acessíveis para estimular o consumo consciente.

Compartilhar:

Artigos relacionados

A aposta calculada que levou o Boticário a ser premiado no iF Awards

Enquanto concorrentes correm para lançar coleções sazonais inspiradas em tendências efêmeras, o Boticário demonstra que compreende um princípio fundamental: o verdadeiro valor do design não está na estética superficial, mas em sua capacidade de gerar impacto social e econômico simultaneamente. A linha Make B., vencedora do iF Design Award 2025, não é um produto de beleza – é um manifesto estratégico.

Quando o colaborador é o problema

Ambientes tóxicos nem sempre vêm da cultura – às vezes, vêm de uma única pessoa. Entenda como identificar e conter comportamentos silenciosos que desestabilizam equipes e ameaçam a saúde organizacional.

Inovação
Em entrevista com Rodrigo Magnago, Fernando Gama nos conta como a Docol tem despontado unindo a cultura do design na organização

Rodrigo Magnago

4 min de leitura
ESG, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
3 de setembro de 2025
O plástico nasceu como símbolo do progresso - hoje, desafia o futuro do planeta. Entenda como uma invenção de 1907 moldou a sociedade moderna e se tornou um dos maiores dilemas ambientais da nossa era.

Anna Luísa Beserra - CEO da SDW

0 min de leitura
Inovação & estratégia, Empreendedorismo, Tecnologia & inteligencia artificial
2 de setembro de 2025
Como transformar ciência em inovação? O Brasil produz muito conhecimento, mas ainda engatinha na conversão em soluções de mercado. Deep techs podem ser a ponte - e o caminho já começou.

Eline Casasola - CEO da Atitude Inovação

5 minutos min de leitura
Liderança, Empreendedorismo, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
1 de setembro de 2025
Imersão de mais de 10 horas em São Paulo oferece conteúdo de alto nível, mentorias com especialistas, oportunidades de networking qualificado e ferramentas práticas para aplicação imediata para mulheres, acelerando oportunidades para um novo paradigma econômico

Redação HSM Management

0 min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
1 de setembro de 2025
Na era da creator economy, influência não é mais sobre alcance - é sobre confiança. Você já se deu conta como os influenciadores se tornaram ativos estratégicos no marketing contemporâneo? Eles conectam dados, propósito e performance. Em um cenário cada vez mais automatizado, é a autenticidade que converte.

Salomão Araújo - VP Comercial da Rakuten Advertising no Brasil

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Liderança
29 de agosto de 2025
Estamos entrando na temporada dos planos estratégicos - mas será que o que chamamos de “estratégia” não é só mais uma embalagem bonita para táticas antigas? Entenda o risco do "strategy washing" e por que repensar a forma como construímos estratégia é essencial para navegar futuros possíveis com mais consciência e adaptabilidade.

Lilian Cruz, Cofundadora da Ambidestra

4 minutos min de leitura
Empreendedorismo, Inovação & estratégia
28 de agosto de 2025
Startups lideradas por mulheres estão mostrando que inovação não precisa ser complexa - precisa ser relevante. Já se perguntou: por que escutar as necessidades reais do mercado é o primeiro passo para empreender com impacto?

Ana Fontes - Empreendedora social, fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME) e do Instituto RME

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Tecnologia & inteligencia artificial
26 de agosto de 2025
Em um universo do trabalho regido pela tecnologia de ponta, gestores e colaboradores vão obrigatoriamente colocar na dianteira das avaliações as habilidades humanas, uma vez que as tarefas técnicas estarão cada vez mais automatizadas; portanto, comunicação, criatividade, pensamento crítico, persuasão, escuta ativa e curiosidade são exemplos desse rol de conceitos considerados essenciais nesse início de século.

Ivan Cruz, cofundador da Mereo, HR Tech

4 minutos min de leitura
Inovação
25 de agosto de 2025
A importância de entender como o design estratégico, apoiado por políticas públicas e gestão moderna, impulsiona o valor real das empresas e a competitividade de nações como China e Brasil.

Rodrigo Magnago

9 min de leitura
Cultura organizacional, ESG, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
25 de agosto de 2025
Assédio é sintoma. Cultura é causa. Como ambientes de trabalho ainda normalizam comportamentos abusivos - e por que RHs, líderes e áreas jurídicas precisam deixar a neutralidade de lado e assumir o papel de agentes de transformação. Respeito não pode ser negociável!

Viviane Gago, Facilitadora em desenvolvimento humano

5 minutos min de leitura