Coprodução HSM Management + Zendesk

Destaques em CX no Brasil

Prêmio celebra histórias inspiradoras de empresas que aprimoraram a experiência dos clientes
É jornalista, colaborador de __HSM Management__ e __MIT Sloan Review Brasil__, autor dos livros Esquina Maldita e Rua da Margem - Histórias de Porto Alegre, além de editar o portal do Rua da Margem.

Compartilhar:

“Crème de la crème” da experiência do cliente. Podemos nos referir assim ao prêmio Zendesk CX Awards. Em sua segunda edição no Brasil, o evento ocorreu de forma online no dia 17 de novembro e celebrou histórias de companhias que melhoraram as experiências de seus clientes (e também de seus colaboradores) com o suporte das plataformas da empresa que dá nome ao prêmio.

É o caso da Celcoin, fintech que oferece infraestrutura de tecnologia financeira e bancária, vencedora na categoria Customer Experience com o case *Adoção de um atendimento multicanal traz mais qualidade ao time de atendimento*. “Centralizamos as áreas de apoio na Zendesk para garantir melhor eficiência, acompanhamento e resolução aos nossos clientes, treinamos as equipes e criamos um modelo único e transversal”, afirmou Cynthia Costa, gerente de CX da Celcoin.

Com a solução, a empresa aumentou o volume de atendimento no WhatsApp de 48% para 60%, reduzindo o tempo médio da primeira resposta de 97 para 43 minutos. Consequentemente, isso gerou um índice de 89% de clientes satisfeitos.

Já na categoria Employee Experience, a ganhadora foi a IBM – em parceria com a Aktie Now – com o caso *Promovendo uma transformação digital de gestão de recursos humanos através da Central de Ajuda*. Conforme explicou Eder Assumpção, contact leader da IBM, até pouco tempo atrás a companhia tinha que revisar e aprovar semanalmente centenas de solicitações via e-mail. “O novo sistema viabilizou o atendimento de 700 tickets em apenas três dias – um ganho de mais de 400% na velocidade de resolução.” Segundo ele, houve um ganho de 67% em velocidade no Tempo Médio de Atendimento/TMA (redução de 2,5 mil para 804 minutos), entre janeiro e setembro de 2022.

Quem venceu na categoria Small Business & Startups Experience foi a empresa de benefícios corporativos Caju. Fundada em 2020, a companhia de tecnologia oferece soluções de RH que concentram todos os benefícios em um único cartão de crédito para 11 mil clientes.

O caso que justificou a conquista foi *Reduzindo em 98,3% a espera por atendimento*. “Conseguimos manter o atendimento humanizado e eficiente graças ao acompanhamento contínuo das ferramentas e métricas da Zendesk”, disse Gabriela Zanetti, especialista de operações da Caju. Ela destacou ainda a queda de 91,9% do tempo de resolução de cada chamada (de 9 horas para 43 minutos).

Ao final da apresentação, foi divulgado o vencedor na categoria Reconhecimento Especial – Caso Favorito de Sucesso na Comunidade CX. A escolha foi feita por todos que acompanhavam o evento online através de care code ou pelo link indicado no chat. A Celcoin, que já havia vencido na categoria Customer Experience, foi a mais votada pelo público, levando o prêmio.

## Galeria de cases e novidades
Antes da divulgação dos premiados, as principais inovações desenvolvidas pela Zendesk ao longo do ano de 2022 foram apresentadas por Renato Cohen, gerente de soluções, e Kaike Barbirato, consultor de soluções da companhia. As novidades não se limitaram a inovações relacionadas a produtos, mas também a novas experiências móveis para agentes de relacionamento e a experiências conversacionais. E não é para menos. O atendimento conversacional é uma ferramenta muito relevante para impulsionar os negócios das organizações.

Segundo a pesquisa CX Trends 2022, da Zendesk, mais de um terço das empresas ouvidas integraram recursos de atendimento ao cliente conversacional e 37% afirmam ter a intenção de investir nesse tipo de solução. A experiência conversacional faz parte da evolução de customer experience. O futuro está aí para nos mostrar essa tendência.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Tecnologia & inteligencia artificial
1º de novembro de 2025
Aqueles que ignoram os “Agentes de IA” podem descobrir em breve que não foram passivos demais, só despreparados demais.

Atila Persici Filho - COO da Bolder

8 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
31 de outubro de 2025
Entenda como ataques silenciosos, como o ‘data poisoning’, podem comprometer sistemas de IA com apenas alguns dados contaminados - e por que a governança tecnológica precisa estar no centro das decisões de negócios.

Rodrigo Pereira - CEO da A3Data

6 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
30 de ouutubro de 2025
Abandonando o papel de “caçador de bugs” e se tornando um “arquiteto de testes”: o teste como uma função estratégica que molda o futuro do software

Eric Araújo - QA Engineer do CESAR

7 minutos min de leitura
Liderança
29 de outubro de 2025
O futuro da liderança não está no controle, mas na coragem de se autoconhecer - porque liderar os outros começa por liderar a si mesmo.

José Ricardo Claro Miranda - Diretor de Operações da Paschoalotto

2 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
28 de outubro 2025
A verdadeira virada digital não começa com tecnologia, mas com a coragem de abandonar velhos modelos mentais e repensar o papel das empresas como orquestradoras de ecossistemas.

Lilian Cruz - Fundadora da Zero Gravity Thinking

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
27 de outubro de 2025
Programas corporativos de idiomas oferecem alto valor percebido com baixo custo real - uma estratégia inteligente que impulsiona engajamento, reduz turnover e acelera resultados.

Diogo Aguilar - Fundador e Diretor Executivo da Fluencypass

4 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Inovação & estratégia
25 de outubro de 2025
Em empresas de capital intensivo, inovar exige mais do que orçamento - exige uma cultura que valorize a ambidestria e desafie o culto ao curto prazo.

Atila Persici Filho e Tabatha Fonseca

17 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
24 de outubro de 2025
Grandes ideias não falham por falta de potencial - falham por falta de método. Inovar é transformar o acaso em oportunidade com observação, ação e escala.

Priscila Alcântara e Diego Souza

6 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
23 de outubro de 2025
Alta performance não nasce do excesso - nasce do equilíbrio entre metas desafiadoras e respeito à saúde de quem entrega os resultados.

Rennan Vilar - Diretor de Pessoas e Cultura do Grupo TODOS Internacional.

4 minutos min de leitura
Uncategorized
22 de outubro de 2025
No setor de telecom, crescer sozinho tem limite - o futuro está nas parcerias que respeitam o legado e ampliam o potencial dos empreendedores locais.

Ana Flavia Martins - Diretora executiva de franquias da Algar

4 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)