Inovação
2 minutos min de leitura

É possível medir o impacto do design em uma empresa que permite sua capilaridade?

No segundo episódio da série de entrevistas sobre o iF Awards, Clarissa Biolchini, Head de Design & Consumer Insights da Electrolux nos conta a estratégia por trás de produtos que vendem, encantam e reinventam o cuidado doméstico.
Rodrigo Magnago é um executivo global com 12 anos de experiência na Ásia, onde atuou em países como Paquistão, Índia, China, Coreia do Sul e Taiwan, liderando operações e negócios internacionais. Com passagens por Estados Unidos, América Latina e Europa, desenvolveu expertise em transações cross-border, legislações tributárias e regulatórias, além de modelos organizacionais industriais e pós-modernos — desde técnicas como 5S, Lean e Six Sigma até ESG e dinâmicas de cultura corporativa. Atua como executivo temporário e conselheiro para empresas em cenários de transformação estratégica, apoiando diretores e acionistas na racionalização de decisões econômicas e na eficiência operacional. É membro do comitê global de Inovação da Fast Company, ao lado de líderes de Universal Studios, Microsoft, Coca-Cola e United Airlines,

Compartilhar:

Dando continuidade na nossa série sobre o iF Awards, onde nosso país foi representado por mais de 50 equipes de desenvolvimento, que acumularam 85 troféus em diferentes categorias, com exclusividade, Rodrigo Magnago mergulhou nas mentes por trás dos projetos premiados e dessa vez Clarissa Biolchini, Head de Design & Consumer Insights do Electrolux Group América Latina.

Clarissa nos contou que a área de Design na unidade Brasileira da Electrolux, empresa de origem escandinava, está prestes a completar 40 anos, e que ao longo desse tempo o papel do Design se expandiu muito, refletindo na estrutura dos times envolvidos. Cita o nascimento da área de experiência do usuário (UX) como um bom exemplo da evolução da disciplina.

Definido como missão da Electrolux – entregar eletrodomésticos que reinventem experiências de sabor, cuidado e bem-estar com praticidade, inovação e responsabilidade ambiental – Clarissa é categórica: o design tem atuado como o elemento catalisador que torna essa proposta possível.

Para Clarissa, ainda é um desafio medir todo o espectro do impacto que o Design pode ter na gama de stakeholders da Electrolux, considerando que a empresa está presente em quase 70% dos lares brasileiros.

“É muita gente envolvida. Desenvolvimento de produtos, cuidado com o consumidor, operações, TI, Pessoas e comunicação, para começar a lista.

Para medir o sucesso de nossas ações, usamos alguns norteadores em cada etapa do desenvolvimento, que sempre estão vinculados ao conceito escandinavo de Design.

Depois, claro, partimos para uma etapa de validação com consumidores em testes de verificação, avaliando critérios como usabilidade, atratividade e relevância, e após o lançamento, medimos o sucesso de um produto monitorando métricas como volume de vendas, participação de mercado, receita e o CStar (índice de satisfação do consumidor).

As premiações e reconhecimentos do mercado complementam a comprovação do excelente trabalho que tem sido desenvolvido pela Electrolux. Nos últimos 3 anos recebemos 10 prêmios de Design, dentre eles 8 IF Awards.”

Além do projeto de novos produtos, Clarissa comenta que o time de Design tem atuado diretamente no desenho de serviços e experiências, projetando mapas da experiência do usuário e definindo métricas que permitem mensurar o atendimento às expectativas dos consumidores. Nesse cenário, a Electrolux incorporou a área de Consumer Insights, desde 2024, trabalhando de forma conectada à área de Design.

Observando as palavras de Clarissa, fica bem-marcado que as empresas de países desenvolvidos não fecham os olhos para a criação de valor a partir das unidades de design e desenvolvimento de novos produtos.

Projetos da Electrolux premiados no iF Design Awards em 2025.

Aspiradores Ergorapido Easy Reach – design por Electrolux Design, PR.

Experiência do usuário na família de lavadoras de alta pressão Electrolux – design por Electrolux Design, PR.

Linha de lavadoras de alta pressão Easy Wash, Power Wash e Ultra Wash – design por Electrolux Design, PR.

Compartilhar:

Rodrigo Magnago é um executivo global com 12 anos de experiência na Ásia, onde atuou em países como Paquistão, Índia, China, Coreia do Sul e Taiwan, liderando operações e negócios internacionais. Com passagens por Estados Unidos, América Latina e Europa, desenvolveu expertise em transações cross-border, legislações tributárias e regulatórias, além de modelos organizacionais industriais e pós-modernos — desde técnicas como 5S, Lean e Six Sigma até ESG e dinâmicas de cultura corporativa. Atua como executivo temporário e conselheiro para empresas em cenários de transformação estratégica, apoiando diretores e acionistas na racionalização de decisões econômicas e na eficiência operacional. É membro do comitê global de Inovação da Fast Company, ao lado de líderes de Universal Studios, Microsoft, Coca-Cola e United Airlines,

Artigos relacionados

Quando o corpo pede pausa e o negócio pede pressa

Entre liderança e gestação, uma lição essencial: não existe performance sustentável sem energia. Pausar não é fraqueza, é gestão – e admitir limites pode ser o gesto mais poderoso para cuidar de pessoas e negócios.

Tecnologia & inteligencia artificial
2025

José Blatazar S. Osório de Andrade Guerra, professor e coordenador na Unisul, fundador e líder do Centro de Desenvolvimento Sustentável (Greens, Unisul)

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

Felipe Knijnik, diretor da BioPulse

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025
O PIX ABRIU PORTAS QUE ABRIRÃO MAIS PORTAS!

Carlos Netto, fundador e CEO da Matera

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

João Carlos da Silva Bizario e Gulherme Collin Soárez, respectivamente CMAO e CEO da Inspirali Educação.

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
5 de setembro de 2025
O maior desafio profissional hoje não é a tecnologia - é o tempo. Descubra como processos claros, IA consciente e disciplina podem transformar sobrecarga em produtividade real.

Diego Nogare

6 minutos min de leitura
Marketing & growth, Cultura organizacional, Inovação & estratégia, Liderança
4 de setembro de 2025
Inspirar ou limitar? O benchmark pode ser útil - até o momento em que te afasta da sua singularidade. Descubra quando olhar para fora deixa de fazer sentido.

Bruna Lopes de Barros

3 minutos min de leitura
Inovação
3 de setembro de 2025
Em entrevista com Rodrigo Magnago, Fernando Gama nos conta como a Docol tem despontado unindo a cultura do design na organização

Rodrigo Magnago

4 min de leitura
ESG, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
3 de setembro de 2025
O plástico nasceu como símbolo do progresso - hoje, desafia o futuro do planeta. Entenda como uma invenção de 1907 moldou a sociedade moderna e se tornou um dos maiores dilemas ambientais da nossa era.

Anna Luísa Beserra - CEO da SDW

0 min de leitura
Inovação & estratégia, Empreendedorismo, Tecnologia & inteligencia artificial
2 de setembro de 2025
Como transformar ciência em inovação? O Brasil produz muito conhecimento, mas ainda engatinha na conversão em soluções de mercado. Deep techs podem ser a ponte - e o caminho já começou.

Eline Casasola - CEO da Atitude Inovação

5 minutos min de leitura
Liderança, Empreendedorismo, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
1 de setembro de 2025
Imersão de mais de 10 horas em São Paulo oferece conteúdo de alto nível, mentorias com especialistas, oportunidades de networking qualificado e ferramentas práticas para aplicação imediata para mulheres, acelerando oportunidades para um novo paradigma econômico

Redação HSM Management

0 min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança