Direto ao ponto

E se seu turnaround se inspirasse no poeta Virgílio?

Lições de Eneida, poema latino composto no século 1 a.C., podem ser aproveitadas hoje na recuperação de empresas

Compartilhar:

As fileiras de empresas que enfrentaram crises existenciais e sucumbiram são inúmeras. Quando as indústrias desaparecem e os mercados secam, os líderes da reviravolta encarregados de juntar os cacos e transformar para o futuro podem encontrar alguma perspectiva e inspiração na *Eneida*, conforme a strategy+business. “Ela se destina a momentos em que as pessoas precisam entender um ‘depois’ que é chocantemente diferente do ‘antes’”, escreveu Andrea Marcolongo, ex-redator de discursos do ex-primeiro-ministro italiano Matteo Renzi, em seu livro sobre o poema épico de Virgílio. “A *Eneida* é uma leitura calorosamente recomendada para os dias em que você está no olho da tempestade sem um guarda-chuva.”

O imperador romano Otaviano encarregou Virgílio de escrever o poema em um momento perturbador. Ele queria que o autor criasse uma obra que reforçasse seu poder e tranquilizasse os súditos do império recém-formado. Virgílio fez isso ligando a autoridade divina de Otaviano à história da origem de Roma. O herói relutante da história é Eneias, filho de um príncipe e da deusa Vênus.

Após a Guerra de Troia, Eneias está pronto para enfrentar a morte, mas Vênus aparece e diz para ele enfrentar a realidade. Eneias deve salvar o que puder, reunir os compatriotas, construir uma frota de barcos e zarpar. Aí está a primeira lição para os líderes de recuperação: quando sua indústria estiver em ruínas, deixe-a para trás.

Assim que Eneias abandona Troia, inicia-se uma longa viagem pelo Mar Mediterrâneo, e as desventuras não faltam. O episódio mais perigoso de todos envolve mais prazer do que perigo. Quando eles desembarcam em Cartago, sua rainha, Dido, se apaixona por Eneias e oferece seu reino a ele. É uma manobra inventada pelos deuses para emboscar o herói. Mas o deus mensageiro, Mercúrio, é enviado por Vênus para avisá-lo. Eneias foge, mas nos deixa a segunda lição: depois de comprometer sua empresa com uma nova estratégia, não se distraia com perigos ou promessas. Mantenha o curso.

Depois, Eneias tenta se estabelecer na Itália. Mas os habitantes não gostam da ideia de que ele assuma o controle. Eneias cria uma aliança e acaba vitorioso, fundando as bases do que seria o Império Romano. A terceira lição: quando você move sua empresa para novos mercados, não espere uma recepção calorosa.

__Leia também: [Walmart versus clínicas e hospitais](https://www.revistahsm.com.br/post/walmart-versus-clinicas-e-hospitais)__

Artigo publicado na HSM Management nº 158.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Reaprender virou a palavra da vez

Reaprender não é um luxo – é sobrevivência. Em um mundo que muda mais rápido do que nossas certezas, quem não reorganiza seus próprios circuitos mentais fica preso ao passado. A neurociência explica por que essa habilidade é a verdadeira vantagem competitiva do futuro.

Liderança, Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
3 de outubro de 2025
Ser CEO é mais que ocupar o topo - para mulheres, é desafiar estereótipos e transformar a liderança em espaço de pertencimento e impacto.

Giovana Pacini, Country Manager da Merz Aesthetics® Brasil

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
3 de outubro de 2025
A IA está redefinindo o trabalho - e cabe ao RH liderar a jornada que equilibra eficiência tecnológica com desenvolvimento humano e cultura organizacional.

Michelle Cascardo, Latam Sr Sales Manager na Deel

5 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
2 de outubro de 2025
Na indústria automotiva, a IA Generativa não é mais tendência - é o motor da próxima revolução em eficiência, personalização e experiência do cliente.

Lorena França - Hub Mobilidade do Learning Village

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

Chico Araújo - Diretor-executivo do Instituto Inteligência Artificial de Verdade - IAV e Cofundador do The Long Game

10 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
1º de outubro de 2025
No mundo pós-IA, profissionais 50+ são mais que relevantes - são pontes vivas entre gerações, capazes de transformar conhecimento em vantagem competitiva.

Cris Sabbag - COO da Talento Sênior

4 minutos min de leitura
Inovação
30 de setembro
O Brasil tem talento reconhecido no design - mas sem políticas públicas e apoio estratégico, seguimos premiando ideias sem transformar setores.

Rodrigo Magnago

6 minutos min de leitura
Liderança
29 de setembro de 2025
No topo da liderança, o maior desafio pode ser a solidão - e a resposta está na força do aprendizado entre pares.

Rubens Pimentel - CEO da Trajeto Desenvolvimento Empresarial

4 minutos min de leitura
ESG, Empreendedorismo
29 de setembro de 2025
No Dia Internacional de Conscientização sobre Perdas e Desperdício de Alimentos, conheça negócios de impacto que estão transformando excedentes em soluções reais - gerando valor econômico, social e ambiental.

Priscila Socoloski CEO da Connecting Food e Lucas Infante, CEO da Food To Save

2 minutos min de leitura
Cultura organizacional
25 de setembro de 2025
Transformar uma organização exige mais do que mudar processos - é preciso decifrar os símbolos, narrativas e relações que sustentam sua cultura.

Manoel Pimentel

10 minutos min de leitura
Uncategorized
25 de setembro de 2025
Feedback não é um discurso final - é uma construção contínua que exige escuta, contexto e vínculo para gerar evolução real.

Jacqueline Resch e Vivian Cristina Rio Stella

4 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança