Direto ao ponto

E se seu turnaround se inspirasse no poeta Virgílio?

Lições de Eneida, poema latino composto no século 1 a.C., podem ser aproveitadas hoje na recuperação de empresas

Compartilhar:

As fileiras de empresas que enfrentaram crises existenciais e sucumbiram são inúmeras. Quando as indústrias desaparecem e os mercados secam, os líderes da reviravolta encarregados de juntar os cacos e transformar para o futuro podem encontrar alguma perspectiva e inspiração na *Eneida*, conforme a strategy+business. “Ela se destina a momentos em que as pessoas precisam entender um ‘depois’ que é chocantemente diferente do ‘antes’”, escreveu Andrea Marcolongo, ex-redator de discursos do ex-primeiro-ministro italiano Matteo Renzi, em seu livro sobre o poema épico de Virgílio. “A *Eneida* é uma leitura calorosamente recomendada para os dias em que você está no olho da tempestade sem um guarda-chuva.”

O imperador romano Otaviano encarregou Virgílio de escrever o poema em um momento perturbador. Ele queria que o autor criasse uma obra que reforçasse seu poder e tranquilizasse os súditos do império recém-formado. Virgílio fez isso ligando a autoridade divina de Otaviano à história da origem de Roma. O herói relutante da história é Eneias, filho de um príncipe e da deusa Vênus.

Após a Guerra de Troia, Eneias está pronto para enfrentar a morte, mas Vênus aparece e diz para ele enfrentar a realidade. Eneias deve salvar o que puder, reunir os compatriotas, construir uma frota de barcos e zarpar. Aí está a primeira lição para os líderes de recuperação: quando sua indústria estiver em ruínas, deixe-a para trás.

Assim que Eneias abandona Troia, inicia-se uma longa viagem pelo Mar Mediterrâneo, e as desventuras não faltam. O episódio mais perigoso de todos envolve mais prazer do que perigo. Quando eles desembarcam em Cartago, sua rainha, Dido, se apaixona por Eneias e oferece seu reino a ele. É uma manobra inventada pelos deuses para emboscar o herói. Mas o deus mensageiro, Mercúrio, é enviado por Vênus para avisá-lo. Eneias foge, mas nos deixa a segunda lição: depois de comprometer sua empresa com uma nova estratégia, não se distraia com perigos ou promessas. Mantenha o curso.

Depois, Eneias tenta se estabelecer na Itália. Mas os habitantes não gostam da ideia de que ele assuma o controle. Eneias cria uma aliança e acaba vitorioso, fundando as bases do que seria o Império Romano. A terceira lição: quando você move sua empresa para novos mercados, não espere uma recepção calorosa.

__Leia também: [Walmart versus clínicas e hospitais](https://www.revistahsm.com.br/post/walmart-versus-clinicas-e-hospitais)__

Artigo publicado na HSM Management nº 158.

Compartilhar:

Artigos relacionados

A aposta calculada que levou o Boticário a ser premiado no iF Awards

Enquanto concorrentes correm para lançar coleções sazonais inspiradas em tendências efêmeras, o Boticário demonstra que compreende um princípio fundamental: o verdadeiro valor do design não está na estética superficial, mas em sua capacidade de gerar impacto social e econômico simultaneamente. A linha Make B., vencedora do iF Design Award 2025, não é um produto de beleza – é um manifesto estratégico.

Marketing & growth, Cultura organizacional, Inovação & estratégia, Liderança
4 de setembro de 2025
Inspirar ou limitar? O benchmark pode ser útil - até o momento em que te afasta da sua singularidade. Descubra quando olhar para fora deixa de fazer sentido.

Bruna Lopes de Barros

3 minutos min de leitura
Inovação
Em entrevista com Rodrigo Magnago, Fernando Gama nos conta como a Docol tem despontado unindo a cultura do design na organização

Rodrigo Magnago

4 min de leitura
ESG, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
3 de setembro de 2025
O plástico nasceu como símbolo do progresso - hoje, desafia o futuro do planeta. Entenda como uma invenção de 1907 moldou a sociedade moderna e se tornou um dos maiores dilemas ambientais da nossa era.

Anna Luísa Beserra - CEO da SDW

0 min de leitura
Inovação & estratégia, Empreendedorismo, Tecnologia & inteligencia artificial
2 de setembro de 2025
Como transformar ciência em inovação? O Brasil produz muito conhecimento, mas ainda engatinha na conversão em soluções de mercado. Deep techs podem ser a ponte - e o caminho já começou.

Eline Casasola - CEO da Atitude Inovação

5 minutos min de leitura
Liderança, Empreendedorismo, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
1 de setembro de 2025
Imersão de mais de 10 horas em São Paulo oferece conteúdo de alto nível, mentorias com especialistas, oportunidades de networking qualificado e ferramentas práticas para aplicação imediata para mulheres, acelerando oportunidades para um novo paradigma econômico

Redação HSM Management

0 min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
1 de setembro de 2025
Na era da creator economy, influência não é mais sobre alcance - é sobre confiança. Você já se deu conta como os influenciadores se tornaram ativos estratégicos no marketing contemporâneo? Eles conectam dados, propósito e performance. Em um cenário cada vez mais automatizado, é a autenticidade que converte.

Salomão Araújo - VP Comercial da Rakuten Advertising no Brasil

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Liderança
29 de agosto de 2025
Estamos entrando na temporada dos planos estratégicos - mas será que o que chamamos de “estratégia” não é só mais uma embalagem bonita para táticas antigas? Entenda o risco do "strategy washing" e por que repensar a forma como construímos estratégia é essencial para navegar futuros possíveis com mais consciência e adaptabilidade.

Lilian Cruz, Cofundadora da Ambidestra

4 minutos min de leitura
Empreendedorismo, Inovação & estratégia
28 de agosto de 2025
Startups lideradas por mulheres estão mostrando que inovação não precisa ser complexa - precisa ser relevante. Já se perguntou: por que escutar as necessidades reais do mercado é o primeiro passo para empreender com impacto?

Ana Fontes - Empreendedora social, fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME) e do Instituto RME

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Tecnologia & inteligencia artificial
26 de agosto de 2025
Em um universo do trabalho regido pela tecnologia de ponta, gestores e colaboradores vão obrigatoriamente colocar na dianteira das avaliações as habilidades humanas, uma vez que as tarefas técnicas estarão cada vez mais automatizadas; portanto, comunicação, criatividade, pensamento crítico, persuasão, escuta ativa e curiosidade são exemplos desse rol de conceitos considerados essenciais nesse início de século.

Ivan Cruz, cofundador da Mereo, HR Tech

4 minutos min de leitura
Inovação
25 de agosto de 2025
A importância de entender como o design estratégico, apoiado por políticas públicas e gestão moderna, impulsiona o valor real das empresas e a competitividade de nações como China e Brasil.

Rodrigo Magnago

9 min de leitura