Uncategorized

Faróis para orientar os negócios

Guilherme Soárez, CEO da HSM

Compartilhar:

A Kodak perdeu a revolução digital, mas parece não querer repetir o erro na quarta revolução industrial: recentemente, anunciou uma criptomoeda para fotógrafos e, causa e efeito, sua ação subiu 200% em poucas horas. O que vem depois? A ressurreição da Blockbuster com a internet das coisas? Ninguém sabe. Porém a gente sabe que esse tal de empreendedorismo inovador está mudando aceleradamente o modo como o mundo funciona e que qualquer pessoa, não importa que atividade faça, terá seu destino condicionado por ele. 

Por isso, começo 2018 recomendando com ênfase que você se debruce sobre o Dossiê desta edição. O movimento está mudando por dentro e poucos ainda se deram conta disso. Como enxergar antes a onda pode converter até o surfista de fim de semana em um Gabriel Medina, sugiro usar o Dossiê para re-nortear (ou re-orientar) seu futuro, entendendo como a indústria 4.0 e as mudanças culturais no Ocidente e no Oriente estão sendo processadas pela tribo empreendedora. 

Nesta revista, fazemos a primeira comunicação oficial do Prêmio HSM Management de Liderança, focado em liderança transformacional. Com tudo que anda acontecendo no mundo, acreditamos que transformar é a prioridade máxima dos negócios e que o Brasil precisa urgentemente de líderes com essa vontade e capacidade. Por isso, a primeira edição do prêmio celebra 20 líderes individuais e sete times de liderança (formados por diretoria executiva e conselho de administração) que acompanhamos de perto e que estão colocando a transformação na capa da agenda. A comunidade HSM, de assinantes da revista e frequentadores dos nossos eventos, vai ainda definir destaques específicos entre esses premiados, tais como o time de liderança das três caixas, que sabe esquecer o passado (que não interessa), manter o presente e construir o futuro. Dois dos líderes agraciados têm presença aqui, aliás: Paulo Kakinoff, da Gol, e Otto von Sothen, da Tigre. 

Mais alguns assuntos que me chamaram a atenção aqui foram o planejamento estratégico de Elon Musk até 2030, a reportagem sobre a Giphy e seu impacto potencial na mídia, o Facundo Guerra abrindo seu coração sobre os erros que cometeu, a internacionalização da RD de Eric Santos, a profissionalização dos influenciadores digitais e a coluna do Luís Lobão sobre a NRF. Temos até a atriz Jessica Alba nas próximas páginas. 

Por fim, volto ao início: o novo prédio mais alto de San Francisco, EUA [imagem], inaugurado em 8 de janeiro, é a Salesforce Tower, visitada ainda em obras por nossa editora, Adriana Salles Gomes. De muitas maneiras, essa torre simboliza o futuro dos negócios. Leia o Dossiê e descubra por quê!

Compartilhar:

Artigos relacionados

Pessoas, Cultura organizacional, Gestão de pessoas, Liderança, times e cultura, Liderança, Gestão de Pessoas
23 de julho de 2025
Entre idades, estilos e velocidades, o que parece distância pode virar aprendizado. Quando escuta substitui julgamento e curiosidade toma o lugar da resistência, as gerações não competem - colaboram. É nessa troca sincera que nasce o que importa: respeito, inovação e crescimento mútuo.

Ricardo Pessoa

5 minutos min de leitura
Liderança, Marketing e vendas
22 de julho de 2025
Em um mercado saturado de soluções, o que diferencia é a história que você conta - e vive. Quando marcas e líderes investem em narrativas genuínas, construídas com propósito e coerência, não só geram valor: criam conexões reais. E nesse jogo, reputação vale mais que visibilidade.

Anna Luísa Beserra

5 minutos min de leitura
Tecnologia e inovação
15 de julho 2025
Em tempos de aceleração digital e inteligência artificial, este artigo propõe a literacia histórica como chave estratégica para líderes e organizações: compreender o passado torna-se essencial para interpretar o presente e construir futuros com profundidade, propósito e memória.

Anna Flávia Ribeiro

17 min de leitura
Inovação
15 de julho de 2025
Olhar para um MBA como perda de tempo é um ponto cego que tem gerado bastante eco ultimamente. Precisamos entender que, num mundo complexo, cada estudo constrói nossas perspectivas para os desafios cotidianos.

Frederike Mette e Paulo Robilloti

6 min de leitura
User Experience, UX
Na era da indústria 5.0, priorizar as necessidades das pessoas aos objetivos do negócio ganha ainda mais relevância

GEP Worldwide - Manoella Oliveira

9 min de leitura
Tecnologia e inovação, Empreendedorismo
Esse fio tem a ver com a combinação de ciências e humanidades, que aumenta nossa capacidade de compreender o mundo e de resolver os grandes desafios que ele nos impõe

CESAR - Eduardo Peixoto

6 min de leitura
Inovação
Cinco etapas, passo a passo, ajudam você a conseguir o capital para levar seu sonho adiante

Eline Casasola

4 min de leitura
Transformação Digital, Inteligência artificial e gestão
Foco no resultado na era da IA: agilidade como alavanca para a estratégia do negócio acelerada pelo uso da inteligência artificial.

Rafael Ferrari

12 min de leitura
Negociação
Em tempos de transformação acelerada, onde cenários mudam mais rápido do que as estratégias conseguem acompanhar, a negociação se tornou muito mais do que uma habilidade tática. Negociar, hoje, é um ato de consciência.

Angelina Bejgrowicz

6 min de leitura
Inclusão
Imagine estar ao lado de fora de uma casa com dezenas de portas, mas todas trancadas. Você tem as chaves certas — seu talento, sua formação, sua vontade de crescer — mas do outro lado, ninguém gira a maçaneta. É assim que muitas pessoas com deficiência se sentem ao tentar acessar o mercado de trabalho.

Carolina Ignarra

4 min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)