Direto ao ponto

Google propõe proteção contra ChatGPT e afins

Conteúdo traz a sugestão de seis padrões de segurança para todo o mercado

Compartilhar:

O ChatGPT não foi feito pelo Google; é um concorrente já que essa big tech tem sua própria IA generativa. Mas o Google vem alertando sobre os riscos desse tipo de tecnologia: o sistema de IA precisa não apenas ser confiável, mas também estar protegido de muitos riscos.

Royal Hansen e Phil Venables, respectivamente, VPs de engenharia de privacidade, segurança e proteção da empresa, e de segurança da informação do Google Cloud, listam três riscos principais: extrair informações confidenciais, adicionar informações incorretas aos dados de treinamento (envenenar) e roubar o próprio sistema de inteligência artificial da empresa.

Em uma tentativa de uniformizar os padrões de segurança do mercado (público e privado) para combater isso, o Google lançou seu framework para a IA segura, o SAIF, com seis elementos:

__1. Estabeleça uma base sólida.__ Mapeie seus controles atuais de IA, com caso de uso, e faça um plano para resolver as lacunas encontradas. Imagine um invasor que use um código malicioso para invadir uma IA. Esse risco poderia ser mitigado por meio da limpeza de inputs, um processo pelo qual os prompts são verificados automaticamente para critérios específicos. Sua empresa já tem esse controle ou não?
__2. Acelere a detecção de ameaças.__ Uma área para focar é criar políticas robustas de segurança de conteúdo. Como IA generativa é capaz de criar imagens, áudio e vídeo do zero, seu potencial para gerar conteúdo prejudicial, por exemplo, é óbvio. Impor políticas de conteúdo protege sua marca contra isso.
__3. Automatize suas defesas.__ São elas: criptografia de dados, controle de acessos e auditorias automáticas. Mas atenção: você ainda precisará de um humano fazendo os julgamentos.
__4. Tenha uma estratégia consistente.__ Evite que diferentes áreas de sua organização tenham controles diferentes em relação à tecnologia. Controles fragmentados aumentam a complexidade – além de aumentarem os custos.
__5. Esteja pronto para se adaptar.__ Tenha “equipe vermelha”, com hackers éticos explorando as vulnerabilidades da IA.
__6. Defina sua tolerância a riscos,__ Isso ajudará a escolher a IA a utilizar.

__Leia também: [Bancos durante crises: diversificai e sobrevivereis](https://www.revistahsm.com.br/post/bancos-durante-crises-diversificai-e-sobrevivereis)__

Artigo publicado na HSM Management nº 157.

Compartilhar:

Artigos relacionados

A aposta calculada que levou o Boticário a ser premiado no iF Awards

Enquanto concorrentes correm para lançar coleções sazonais inspiradas em tendências efêmeras, o Boticário demonstra que compreende um princípio fundamental: o verdadeiro valor do design não está na estética superficial, mas em sua capacidade de gerar impacto social e econômico simultaneamente. A linha Make B., vencedora do iF Design Award 2025, não é um produto de beleza – é um manifesto estratégico.

Quando o colaborador é o problema

Ambientes tóxicos nem sempre vêm da cultura – às vezes, vêm de uma única pessoa. Entenda como identificar e conter comportamentos silenciosos que desestabilizam equipes e ameaçam a saúde organizacional.

ESG, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
3 de setembro de 2025
O plástico nasceu como símbolo do progresso - hoje, desafia o futuro do planeta. Entenda como uma invenção de 1907 moldou a sociedade moderna e se tornou um dos maiores dilemas ambientais da nossa era.

Anna Luísa Beserra - CEO da SDW

0 min de leitura
Inovação & estratégia, Empreendedorismo, Tecnologia & inteligencia artificial
2 de setembro de 2025
Como transformar ciência em inovação? O Brasil produz muito conhecimento, mas ainda engatinha na conversão em soluções de mercado. Deep techs podem ser a ponte - e o caminho já começou.

Eline Casasola - CEO da Atitude Inovação

5 minutos min de leitura
Liderança, Empreendedorismo, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
1 de setembro de 2025
Imersão de mais de 10 horas em São Paulo oferece conteúdo de alto nível, mentorias com especialistas, oportunidades de networking qualificado e ferramentas práticas para aplicação imediata para mulheres, acelerando oportunidades para um novo paradigma econômico

Redação HSM Management

0 min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
1 de setembro de 2025
Na era da creator economy, influência não é mais sobre alcance - é sobre confiança. Você já se deu conta como os influenciadores se tornaram ativos estratégicos no marketing contemporâneo? Eles conectam dados, propósito e performance. Em um cenário cada vez mais automatizado, é a autenticidade que converte.

Salomão Araújo - VP Comercial da Rakuten Advertising no Brasil

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Liderança
29 de agosto de 2025
Estamos entrando na temporada dos planos estratégicos - mas será que o que chamamos de “estratégia” não é só mais uma embalagem bonita para táticas antigas? Entenda o risco do "strategy washing" e por que repensar a forma como construímos estratégia é essencial para navegar futuros possíveis com mais consciência e adaptabilidade.

Lilian Cruz, Cofundadora da Ambidestra

4 minutos min de leitura
Empreendedorismo, Inovação & estratégia
28 de agosto de 2025
Startups lideradas por mulheres estão mostrando que inovação não precisa ser complexa - precisa ser relevante. Já se perguntou: por que escutar as necessidades reais do mercado é o primeiro passo para empreender com impacto?

Ana Fontes - Empreendedora social, fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME) e do Instituto RME

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Tecnologia & inteligencia artificial
26 de agosto de 2025
Em um universo do trabalho regido pela tecnologia de ponta, gestores e colaboradores vão obrigatoriamente colocar na dianteira das avaliações as habilidades humanas, uma vez que as tarefas técnicas estarão cada vez mais automatizadas; portanto, comunicação, criatividade, pensamento crítico, persuasão, escuta ativa e curiosidade são exemplos desse rol de conceitos considerados essenciais nesse início de século.

Ivan Cruz, cofundador da Mereo, HR Tech

4 minutos min de leitura
Inovação
25 de agosto de 2025
A importância de entender como o design estratégico, apoiado por políticas públicas e gestão moderna, impulsiona o valor real das empresas e a competitividade de nações como China e Brasil.

Rodrigo Magnago

9 min de leitura
Cultura organizacional, ESG, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
25 de agosto de 2025
Assédio é sintoma. Cultura é causa. Como ambientes de trabalho ainda normalizam comportamentos abusivos - e por que RHs, líderes e áreas jurídicas precisam deixar a neutralidade de lado e assumir o papel de agentes de transformação. Respeito não pode ser negociável!

Viviane Gago, Facilitadora em desenvolvimento humano

5 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Estratégia, Inovação & estratégia, Tecnologia e inovação
22 de agosto de 2025
Em tempos de alta complexidade, líderes precisam de mais do que planos lineares - precisam de mapas adaptativos. Conheça o framework AIMS, ferramenta prática para navegar ambientes incertos e promover mudanças sustentáveis sem sufocar a emergência dos sistemas humanos.

Manoel Pimentel - Chief Scientific Officer na The Cynefin Co. Brazil

8 minutos min de leitura