eXtra

O ágil chega à estratégia

Livro de Luis Lobão e peter schilling une agilidade e adaptabilidade

Compartilhar:

Logo que abre o livro, o leitor vê o aviso: “Esta obra pode gerar incômodo e aflição”. Esse lançamento de novembro propõe uma agenda e ferramentas que compõem o framework Agile Strategy Management (ASM), que é a combinação de estratégia com adaptabilidade e agilidade. (Detalhe: os autores confessam não gostar muito da palavra “agilidade”.) Trata-se de uma proposta bastante ambiciosa, à medida que é uma nova metodologia de estratégia que vem sumarizar conceitos de ponta com que estamos convivendo na comunidade executiva para revisitar processos, estruturas organizacionais e modelos de negócio. De modo simplificado, os autores desenvolveram uma abordagem composta de quatro conjuntos de atividades:
1. Visualização, que abrange mapa do futuro, radar de tendências e matriz de riscos.
2. Design da estratégia, que passa por definir propósito e visão, escrever carta da visão e fazer apostas estratégicas.
3. Implementação, que é conduzida com base em três ferramentas principais: times do tipo squad, quadro de controle de fluxo kanban e métricas OKR (sigla em inglês de objetivos e resultados-chave).
4. Governança, que abrange um comitê de agile strategy, a realização de um digital day e a definição de indicadores-chave de desempenho, os KPIs.

O livro é de autoria de Luis Lobão e Peter Schilling – o primeiro é professor de estratégia e governança da HSM Educação Corporativa e conselheiro de empresas, e o segundo é consultor especialista em criatividade, inovação e estratégia de negócios. O assinante de HSM Management vai receber neste bimestre o capítulo que traz a essência do framework ASM.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Quando o colaborador é o problema

Ambientes tóxicos nem sempre vêm da cultura – às vezes, vêm de uma única pessoa. Entenda como identificar e conter comportamentos silenciosos que desestabilizam equipes e ameaçam a saúde organizacional.

Inteligência artificial e gestão, Estratégia e Execução, Transformação Digital, Gestão de pessoas
29 de julho de 2025
Adotar IA deixou de ser uma aposta e se tornou urgência competitiva - mas transformar intenção em prática exige bem mais do que ambição.

Vitor Maciel

3 minutos min de leitura
Carreira, Aprendizado, Desenvolvimento pessoal, Lifelong learning, Pessoas, Sociedade
27 de julho de 2025
"Tudo parecia perfeito… até que deixou de ser."

Lilian Cruz

5 minutos min de leitura
Inteligência Artificial, Gestão de pessoas, Tecnologia e inovação
28 de julho de 2025
A ascensão dos conselheiros de IA levanta uma pergunta incômoda: quem de fato está tomando as decisões?

Marcelo Murilo

8 minutos min de leitura
Liderança, Cultura organizacional, Liderança
25 de julho de 2025
Está na hora de entender como o papel de CEO deixou de ser sinônimo de comando isolado para se tornar o epicentro de uma liderança adaptativa, colaborativa e guiada por propósito. A era do “chefão” dá lugar ao maestro estratégico que rege talentos diversos em um cenário de mudanças constantes.

Bruno Padredi

2 minutos min de leitura
Desenvolvimento pessoal, Carreira, Carreira, Desenvolvimento pessoal
23 de julho de 2025
Liderar hoje exige muito mais do que seguir um currículo pré-formatado. O que faz sentido para um executivo pode não ressoar em nada para outro. A forma como aprendemos precisa acompanhar a velocidade das mudanças, os contextos individuais e a maturidade de cada trajetória profissional. Chegou a hora de parar de esperar por soluções genéricas - e começar a desenhar, com propósito, o que realmente nos prepara para liderar.

Rubens Pimentel

4 minutos min de leitura
Pessoas, Cultura organizacional, Gestão de pessoas, Liderança, times e cultura, Liderança, Gestão de Pessoas
23 de julho de 2025
Entre idades, estilos e velocidades, o que parece distância pode virar aprendizado. Quando escuta substitui julgamento e curiosidade toma o lugar da resistência, as gerações não competem - colaboram. É nessa troca sincera que nasce o que importa: respeito, inovação e crescimento mútuo.

Ricardo Pessoa

5 minutos min de leitura
Liderança, Marketing e vendas
22 de julho de 2025
Em um mercado saturado de soluções, o que diferencia é a história que você conta - e vive. Quando marcas e líderes investem em narrativas genuínas, construídas com propósito e coerência, não só geram valor: criam conexões reais. E nesse jogo, reputação vale mais que visibilidade.

Anna Luísa Beserra

5 minutos min de leitura
Tecnologia e inovação
15 de julho 2025
Em tempos de aceleração digital e inteligência artificial, este artigo propõe a literacia histórica como chave estratégica para líderes e organizações: compreender o passado torna-se essencial para interpretar o presente e construir futuros com profundidade, propósito e memória.

Anna Flávia Ribeiro

17 min de leitura
Inovação
15 de julho de 2025
Olhar para um MBA como perda de tempo é um ponto cego que tem gerado bastante eco ultimamente. Precisamos entender que, num mundo complexo, cada estudo constrói nossas perspectivas para os desafios cotidianos.

Frederike Mette e Paulo Robilloti

6 min de leitura
User Experience, UX
Na era da indústria 5.0, priorizar as necessidades das pessoas aos objetivos do negócio ganha ainda mais relevância

GEP Worldwide - Manoella Oliveira

9 min de leitura