eXtra

O ágil chega à estratégia

Livro de Luis Lobão e peter schilling une agilidade e adaptabilidade

Compartilhar:

Logo que abre o livro, o leitor vê o aviso: “Esta obra pode gerar incômodo e aflição”. Esse lançamento de novembro propõe uma agenda e ferramentas que compõem o framework Agile Strategy Management (ASM), que é a combinação de estratégia com adaptabilidade e agilidade. (Detalhe: os autores confessam não gostar muito da palavra “agilidade”.) Trata-se de uma proposta bastante ambiciosa, à medida que é uma nova metodologia de estratégia que vem sumarizar conceitos de ponta com que estamos convivendo na comunidade executiva para revisitar processos, estruturas organizacionais e modelos de negócio. De modo simplificado, os autores desenvolveram uma abordagem composta de quatro conjuntos de atividades:
1. Visualização, que abrange mapa do futuro, radar de tendências e matriz de riscos.
2. Design da estratégia, que passa por definir propósito e visão, escrever carta da visão e fazer apostas estratégicas.
3. Implementação, que é conduzida com base em três ferramentas principais: times do tipo squad, quadro de controle de fluxo kanban e métricas OKR (sigla em inglês de objetivos e resultados-chave).
4. Governança, que abrange um comitê de agile strategy, a realização de um digital day e a definição de indicadores-chave de desempenho, os KPIs.

O livro é de autoria de Luis Lobão e Peter Schilling – o primeiro é professor de estratégia e governança da HSM Educação Corporativa e conselheiro de empresas, e o segundo é consultor especialista em criatividade, inovação e estratégia de negócios. O assinante de HSM Management vai receber neste bimestre o capítulo que traz a essência do framework ASM.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Quando o colaborador é o problema

Ambientes tóxicos nem sempre vêm da cultura – às vezes, vêm de uma única pessoa. Entenda como identificar e conter comportamentos silenciosos que desestabilizam equipes e ameaçam a saúde organizacional.

ESG
Entenda viagens de incentivo só funcionam quando deixam de ser prêmios e viram experiências únicas

Gian Farinelli

6 min de leitura
Liderança
Transições de liderança tem muito mais relação com a cultura e cultura organizacional do que apenas a referência da pessoa naquela função. Como estão estas questões na sua empresa?

Roberto Nascimento

6 min de leitura
Inovação
Estamos entrando na era da Inteligência Viva: sistemas que aprendem, evoluem e tomam decisões como um organismo autônomo. Eles já estão reescrevendo as regras da logística, da medicina e até da criatividade. A pergunta que nenhuma empresa pode ignorar: como liderar equipes quando metade delas não é feita de pessoas?

Átila Persici

6 min de leitura
Gestão de Pessoas
Mais da metade dos jovens trabalhadores já não acredita no valor de um diploma universitário — e esse é só o começo da revolução que está transformando o mercado de trabalho. Com uma relação pragmática com o emprego, a Geração Z encara o trabalho como negócio, não como projeto de vida, desafiando estruturas hierárquicas e modelos de carreira tradicionais. A pergunta que fica: as empresas estão prontas para se adaptar, ou insistirão em um sistema que não conversa mais com a principal força de trabalho do futuro?

Rubens Pimentel

4 min de leitura
Tecnologias exponenciais
US$ 4,4 trilhões anuais. Esse é o prêmio para empresas que souberem integrar agentes de IA autônomos até 2030 (McKinsey). Mas o verdadeiro desafio não é a tecnologia – é reconstruir processos, culturas e lideranças para uma era onde máquinas tomam decisões.

Vitor Maciel

6 min de leitura
ESG
Um ano depois e a chuva escancara desigualdades e nossa relação com o futuro

Anna Luísa Beserra

6 min de leitura
Empreendedorismo
Liderar na era digital: como a ousadia, a IA e a visão além do status quo estão redefinindo o sucesso empresarial

Bruno Padredi

5 min de leitura
Liderança
Conheça os 4 pilares de uma gestão eficaz propostos pelo Vice-Presidente da BossaBox

João Zanocelo

6 min de leitura
Inovação
Eventos não morreram, mas 78% dos participantes já rejeitam formatos ultrapassados. O OASIS Connection chega como antídoto: um laboratório vivo onde IA, wellness e conexões reais recriam o futuro dos negócios

Vanessa Chiarelli Schabbel

5 min de leitura
Marketing
Entenda por que 90% dos lançamentos fracassam quando ignoram a economia comportamental. O Nobel Daniel Kahneman revela como produtos são criados pela lógica, mas comprados pela emoção.

Priscila Alcântara

8 min de leitura