Uncategorized

O futuro começa agora – treinando em 3,2,1…

É conselheira de empresas, mentora e professora. Durante anos foi executiva de empresas, passando por organizações como Toyota, GE, Votorantim e MSD. É autora de diversos livros, entre os quais está o ‘Emoção e Comunicação - Reflexão para humanização das relações de trabalho’, escrito em parceria com a Cynthia Provedel.
Viviane Mansi é executiva da Toyota e da Fundação Toyota do Brasil, conselheira e professora. Participou da COP27, em novembro de 2022.

Compartilhar:

Feliz 2020. Tanta coisa já aconteceu esse ano que eu estou com a sensação que teremos dois anos em um. Sinal amarelo, não é mesmo? **A pausa tem que fazer parte da nossa vida**. Até música tem pausa. O som incessante é ruído. 

Mas vamos às novidades do ano. Janeiro é aberto pela CES – a maior feira de tecnologia do mundo, que acontece em Las Vegas e eu fui acompanhar ao vivo. 

São muitas as novidades: novas tecnologias tornam a vida mais fácil, mais digital, mais conectada (e, claro, muito mais dependente), as discussões sobre privacidade de dados está cada vez mais aquecida, carne feita de planta começa a ganhar escala, carros ganham os céus (e não se trata de projeto de uma empresa só). Tudo aquilo que precisávamos dos dedos para operar, muito em breve poderá ser operado por voz, e quando nos distrairmos, já poderá ser operado por comandos cerebrais. 

A rotina fitness, mais saudável, também ficou mais próxima e acessível. A vida “sensível”, em que conversaremos com quase tudo, e quase tudo entenderá nossos sentimentos, também. 

O futuro (logo ali, amanhã), chega com muitas novidades. E felizmente chega com mais inclusão (óculos para disléxicos, melhora de tecnologias para auxiliar pessoas com baixa ou nenhuma visão, tela de computador em braile) e mais sustentabilidade. 

A Toyota (#muitoamorenvolvido) criará uma **cidade inteira sustentável**, movida à célula de hidrogênio, aos pés do **Monte Fuji.** Vai chegar 40 anos antes do que esperava Hanna-Barbera quando criou os Jetsons. Por que é legal ver a maior indústria automobilística do mundo investir nisso? Porque nosso olhar sobre futuro precisa ser integrado. Uma solução isolada não atende mais nossos anseios. 

E o que nós, líderes, temos a ver com tudo isso? Acho que temos, e muito. 

(1) A gente entende essas mudanças na nossa vida, na vida da nossa empresa e das pessoas? Dialogar sobre o que importa passará por entender essas questões. Aquelas que diretamente estão conectadas com a nossa rotina e as outras que eventualmente possam impactar no futuro. 

(2) Até as máquinas serão sensíveis. E nós? Já somos? O futuro prevê um mundo mais sensível às emoções, mas vamos lembrar que a gente já pode fazer isso sem elas, olhando nos olhos, dando atenção às pessoas. **Estar mais perto da sua equipe e dos seus pares está na pauta de 2020?** Não tem nada mais desgastante que os jogos políticos das empresas (literatura à vontade sobre o assunto). A gente precisa acabar com isso e fortalecer os laços de confiança entre as pessoas. Isso sim fará com que o futuro seja sensacional.

Compartilhar:

É conselheira de empresas, mentora e professora. Durante anos foi executiva de empresas, passando por organizações como Toyota, GE, Votorantim e MSD. É autora de diversos livros, entre os quais está o ‘Emoção e Comunicação - Reflexão para humanização das relações de trabalho’, escrito em parceria com a Cynthia Provedel.

Artigos relacionados

Liderança, Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
3 de outubro de 2025
Ser CEO é mais que ocupar o topo - para mulheres, é desafiar estereótipos e transformar a liderança em espaço de pertencimento e impacto.

Giovana Pacini, Country Manager da Merz Aesthetics® Brasil

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
3 de outubro de 2025
A IA está redefinindo o trabalho - e cabe ao RH liderar a jornada que equilibra eficiência tecnológica com desenvolvimento humano e cultura organizacional.

Michelle Cascardo, Latam Sr Sales Manager na Deel

5 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
2 de outubro de 2025
Na indústria automotiva, a IA Generativa não é mais tendência - é o motor da próxima revolução em eficiência, personalização e experiência do cliente.

Lorena França - Hub Mobilidade do Learning Village

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
1º de outubro de 2025
No mundo pós-IA, profissionais 50+ são mais que relevantes - são pontes vivas entre gerações, capazes de transformar conhecimento em vantagem competitiva.

Cris Sabbag - COO da Talento Sênior

4 minutos min de leitura
Inovação
30 de setembro
O Brasil tem talento reconhecido no design - mas sem políticas públicas e apoio estratégico, seguimos premiando ideias sem transformar setores.

Rodrigo Magnago

6 minutos min de leitura
Liderança
29 de setembro de 2025
No topo da liderança, o maior desafio pode ser a solidão - e a resposta está na força do aprendizado entre pares.

Rubens Pimentel - CEO da Trajeto Desenvolvimento Empresarial

4 minutos min de leitura
ESG, Empreendedorismo
29 de setembro de 2025
No Dia Internacional de Conscientização sobre Perdas e Desperdício de Alimentos, conheça negócios de impacto que estão transformando excedentes em soluções reais - gerando valor econômico, social e ambiental.

Priscila Socoloski CEO da Connecting Food e Lucas Infante, CEO da Food To Save

2 minutos min de leitura
Cultura organizacional
25 de setembro de 2025
Transformar uma organização exige mais do que mudar processos - é preciso decifrar os símbolos, narrativas e relações que sustentam sua cultura.

Manoel Pimentel

10 minutos min de leitura
Uncategorized
25 de setembro de 2025
Feedback não é um discurso final - é uma construção contínua que exige escuta, contexto e vínculo para gerar evolução real.

Jacqueline Resch e Vivian Cristina Rio Stella

4 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
24 de setembro de 2025
A IA na educação já é realidade - e seu verdadeiro valor surge quando é usada com intencionalidade para transformar práticas pedagógicas e ampliar o potencial de aprendizagem.

Rafael Ferreira Mello - Pesquisador Sênior no CESAR

5 minutos min de leitura