Assunto pessoal

O mal que uma noite iluminada faz

Você pode não perceber o efeito da luz, mesmo que mínima, mas o seu cérebro percebe; e aumenta a taxa de insulina em 25%

Compartilhar:

A ciência já conhece há anos os efeitos que a iluminação provoca no sono. Em 1998, cientistas norte-americanos comprovaram essa relação: a luz do quarto ativa uma enzima chamado proteassoma, que bloqueia a produção de melatonina, conhecida como “hormônio do sono”. Agora, um estudo da *Northwestern University*, nos Estados Unidos, mostra os efeitos que uma única noite de sono sob luminosidade pode causar no corpo.

Abajur, tela do celular e da televisão e até a luz de “ligado” de aparelhos como ar-condicionado podem atravessar nossas pálpebras e mudar o estado de atenção do sistema nervoso, mesmo que já você esteja dormindo. Isso pode afetar a regulação cardiovascular e de glicose, que são fatores de risco para doenças cardíacas e diabetes.

O estudo foi realizado em um laboratório do sono com 20 participantes, com idades entre 19 e 36 anos. Nenhum deles tem qualquer desordem de sono ou problemas de saúde. Enquanto um grupo dormia na escuridão total, o outro alternou uma noite no escuro com pouca iluminação, apenas o suficiente para poder ir ao banheiro sem tropeçar.

Mesmo essa luzinha foi capaz de afetar o segundo grupo. A frequência de batimentos cardíacos aumentou até 20% e eles passaram menos tempo na fase regenerativa do sono profundo. Quando acordaram, tinham, em média, uma taxa de insulina 25% maior, o que é um sinal da resistência do corpo em converter glicose em energia. Apesar disso, as pessoas não sentiram que tiveram uma noite de sono longe do ideal. Mas o cérebro percebeu.

Algo entre 5% e 9% da luz ao seu redor atravessa as pálpebras fechadas, então é evidente que, quanto mais intensa a iluminação, pior será a noite. O neurocientista Matthew Walker, autor de *[Por que nós dormimos](https://www.amazon.com.br/Dormimos-Nova-Ci%C3%AAncia-Sono-Sonho/dp/8551003658/ref=asc_df_8551003658/?tag=googleshopp00-20&linkCode=df0&hvadid=379815944357&hvpos=&hvnetw=g&hvrand=3240015268309675551&hvpone=&hvptwo=&hvqmt=&hvdev=c&hvdvcmdl=&hvlocint=&hvlocphy=1001650&hvtargid=pla-670056106726&psc=1)*, sugere em seu livro o uso de cortinas-blecaute. “Um bom começo é criar uma luz tênue, baixa, nos cômodos nos quais você fica durante a noite. Evite lâmpadas de teto fortes – iluminação ambiente é a ordem da noite”, ensina. “As pessoas mais engajadas usam óculos amarelos dentro de casa à tarde para ajudar a filtrar a luz azul mais nociva que reprime a melatonina.” Todo dia produtivo começa na véspera, quando vamos dormir.

__Leia mais: [Líderes de si mesmos reciclam seu lixo emocional](https://www.revistahsm.com.br/post/lideres-de-si-mesmos-reciclam-seu-lixo-emocional)__

Compartilhar:

Artigos relacionados

Reaprender virou a palavra da vez

Reaprender não é um luxo – é sobrevivência. Em um mundo que muda mais rápido do que nossas certezas, quem não reorganiza seus próprios circuitos mentais fica preso ao passado. A neurociência explica por que essa habilidade é a verdadeira vantagem competitiva do futuro.

Liderança, Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
3 de outubro de 2025
Ser CEO é mais que ocupar o topo - para mulheres, é desafiar estereótipos e transformar a liderança em espaço de pertencimento e impacto.

Giovana Pacini, Country Manager da Merz Aesthetics® Brasil

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
3 de outubro de 2025
A IA está redefinindo o trabalho - e cabe ao RH liderar a jornada que equilibra eficiência tecnológica com desenvolvimento humano e cultura organizacional.

Michelle Cascardo, Latam Sr Sales Manager na Deel

5 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
2 de outubro de 2025
Na indústria automotiva, a IA Generativa não é mais tendência - é o motor da próxima revolução em eficiência, personalização e experiência do cliente.

Lorena França - Hub Mobilidade do Learning Village

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

Chico Araújo - Diretor-executivo do Instituto Inteligência Artificial de Verdade - IAV e Cofundador do The Long Game

10 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
1º de outubro de 2025
No mundo pós-IA, profissionais 50+ são mais que relevantes - são pontes vivas entre gerações, capazes de transformar conhecimento em vantagem competitiva.

Cris Sabbag - COO da Talento Sênior

4 minutos min de leitura
Inovação
30 de setembro
O Brasil tem talento reconhecido no design - mas sem políticas públicas e apoio estratégico, seguimos premiando ideias sem transformar setores.

Rodrigo Magnago

6 minutos min de leitura
Liderança
29 de setembro de 2025
No topo da liderança, o maior desafio pode ser a solidão - e a resposta está na força do aprendizado entre pares.

Rubens Pimentel - CEO da Trajeto Desenvolvimento Empresarial

4 minutos min de leitura
ESG, Empreendedorismo
29 de setembro de 2025
No Dia Internacional de Conscientização sobre Perdas e Desperdício de Alimentos, conheça negócios de impacto que estão transformando excedentes em soluções reais - gerando valor econômico, social e ambiental.

Priscila Socoloski CEO da Connecting Food e Lucas Infante, CEO da Food To Save

2 minutos min de leitura
Cultura organizacional
25 de setembro de 2025
Transformar uma organização exige mais do que mudar processos - é preciso decifrar os símbolos, narrativas e relações que sustentam sua cultura.

Manoel Pimentel

10 minutos min de leitura
Uncategorized
25 de setembro de 2025
Feedback não é um discurso final - é uma construção contínua que exige escuta, contexto e vínculo para gerar evolução real.

Jacqueline Resch e Vivian Cristina Rio Stella

4 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança