Coprodução HSM Management + Zendesk

O que NBA, Rock in Rio e Meta nos ensinam sobre experiência do cliente

Zendesk On Air 2022 traz nomes de peso para discutir temas como o futuro da experiência do cliente, liderança e tecnologia
É colaborador de HSM Management.

Compartilhar:

Todo mundo quer um atendimento ágil e humanizado – ainda que mediado pela tecnologia ou realizado por um robô. Independentemente do canal utilizado, a experiência do cliente se tornou o ponto crítico da construção e reputação de uma marca.

As organizações precisam superar as expectativas em cada contato, ao sanar as dores dos clientes de forma ágil e empática. Mas como unir todos esses elementos e ainda oferecer um atendimento personalizado?

O estudo global [CX Trends 2022](https://www.zendesk.com.br/customer-experience-trends/), feito com 3.500 consumidores, 4.600 empresas entrevistadas e dados de uso do Zendesk Benchmark de mais de 97.500 organizações, aponta que mais de 70% dos clientes esperam experiências de atendimento conversacional ao interagir com as empresas.

E não são apenas os millenials e os nativos digitais da geração Z que impulsionam essa tendência. Mais de dois terços dos clientes com mais de 40 anos de idade buscam interações conversacionais e simplificadas com as empresas, recorrendo a aplicativos de conversas e redes sociais. Segundo o levantamento, consultas por WhatsApp, Facebook Messenger e apps mais populares em outras regiões, como WeChat ou Line, aumentaram em 36% em julho de 2021, em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Mais do que qualquer outro canal.

## Um bom momento para começar
Os dados reforçam a tendência do atendimento ao cliente conversacional: a capacidade de oferecer um atendimento rápido, personalizado e ininterrupto em aplicativos móveis, redes sociais e na web.

De acordo com a pesquisa da Zendesk, mais de um terço das empresas ouvidas integraram recursos de atendimento ao cliente conversacional. Outros 37% afirmam ter intenção de investir nesse tipo de solução. O foco atual está na inclusão e na integração com canais de mensagens.

No entanto, apenas 17% das organizações contam com uma plataforma que conecta todos os pontos de contato. Ou seja, há espaço para escalar esse mercado – ao oferecer os canais e as experiências que aumentam a sensação de valor aos clientes e, por consequência, sua fidelidade. A boa notícia é que dentre as empresas que não lançam mão de uma plataforma unificada, 69% têm planos de integrar seus sistemas de contato.

Outros dados mostram que o atendimento ao cliente voltado à conversação está em alta. Segundo a pesquisa:

– 37% dos entrevistados estão em processo de implementar o atendimento ao cliente conversacional;
– 32% já o implementaram;
– 14% estão planejando concretizá-lo ainda em 2022;
– 9% gostariam, mas não têm planos para fazê-lo;
– 8% não estão interessados em implantar um atendimento ao cliente conversacional.

## A Era dos Serviços Conversacionais será um dos destaques no Zendesk On Air 2022
O Zendesk On Air Play Experiences está de volta com o objetivo de levar aos participantes aprendizados e insights sobre CX, liderança, tecnologia, pessoas, casos de sucesso, impacto nos negócios e outras tendências do mercado. Durante o evento serão apresentadas as cinco grandes apostas para o futuro e seus impactos no curto prazo, até 2025, e também no longo, até 2030. Entre as tendências estão os serviços conversacionais, IA, jornada do cliente, inteligência do cliente e plataforma.

A edição deste ano, assim como as anteriores, trará conteúdo de alto nível baseado nos assuntos atuais e nas tendências para os próximos anos. O Zendesk On Air 2022 começa com a trilha desenhada em conjunto com a MIT Sloan Review Brasil. Voltada a líderes, a trilha discutirá o papel estratégico que CX exerce, ou deveria exercer, nas companhias. Além disso, haverá uma sessão para apresentar os resultados de um estudo realizado em parceria com a Forrester sobre o retorno do investimento com a Zendesk.

A jornada será dividida em cinco palcos e contará com 15 sessões e mais de 25 palestrantes, entre eles executivos do Rock in Rio, NBA, Bradesco, Grupo Fleury, Azul Linhas Aéreas e Porto.

O evento acontecerá de forma totalmente online e gratuita no dia 9 de junho, quinta-feira, a partir das 16h.

Os palcos estarão divididos em:
– PRINCIPAL: O Futuro da Experiência do Cliente, com Zendesk, NBA e Rock in Rio.
– LIDERANÇA: A gestão com foco em funcionários, clientes e experiências. Com MIT Sloan Review.
– TENDÊNCIAS: As principais tendências do mercado pela perspectiva de experts da área. Com Forrester e Meta.
– SUCESSO: As relações com clientes impactando os negócios. Com Porto e WebMotors.
– INDÚSTRIA: CX nas áreas de finanças, varejo e saúde. Com Grupo Fleury, Ebanx, RecargaPay e Vtex.

Quer conhecer todas as tendências de CX? Inscreva-se gratuitamente e participe! [Acesse aqui o link](https://event.zendesk.com/zendeskonairbrasil/?utm_campaign=2022_q2_latam_onair_br_hsm_email&utm_medium=referral&utm_source=hsm.email).

Compartilhar:

Artigos relacionados

“Strategy Washing”: quando a estratégia é apenas uma fachada

Estamos entrando na temporada dos planos estratégicos – mas será que o que chamamos de “estratégia” não é só mais uma embalagem bonita para táticas antigas? Entenda o risco do “strategy washing” e por que repensar a forma como construímos estratégia é essencial para navegar futuros possíveis com mais consciência e adaptabilidade.

Como a inteligência artificial impulsiona as power skills

Em um universo do trabalho regido pela tecnologia de ponta, gestores e colaboradores vão obrigatoriamente colocar na dianteira das avaliações as habilidades humanas, uma vez que as tarefas técnicas estarão cada vez mais automatizadas; portanto, comunicação, criatividade, pensamento crítico, persuasão, escuta ativa e curiosidade são exemplos desse rol de conceitos considerados essenciais nesse início de século.

iF Design Awards, Brasil e criação de riqueza

A importância de entender como o design estratégico, apoiado por políticas públicas e gestão moderna, impulsiona o valor real das empresas e a competitividade de nações como China e Brasil.

Transformando complexidade em terreno navegável com o framework AIMS

Em tempos de alta complexidade, líderes precisam de mais do que planos lineares – precisam de mapas adaptativos. Conheça o framework AIMS, ferramenta prática para navegar ambientes incertos e promover mudanças sustentáveis sem sufocar a emergência dos sistemas humanos.

Tecnologias exponenciais
Já notou que estamos tendo estas sensações, mesmo no aumento da produção?

Leandro Mattos

7 min de leitura
Empreendedorismo
Fragilidades de gestão às vezes ficam silenciosas durante crescimentos, mas acabam impedindo um potencial escondido.

Bruno Padredi

5 min de leitura
Empreendedorismo
51,5% da população, só 18% dos negócios. Como as mulheres periféricas estão virando esse jogo?

Ana Fontes

5 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A inteligência artificial está reconfigurando decisões empresariais e estruturas de poder. Sem governança estratégica, essa tecnologia pode colidir com os compromissos ambientais, sociais e éticos das organizações. Liderar com consciência é a nova fronteira da sustentabilidade corporativa.

Marcelo Murilo

7 min de leitura
ESG
Projeto de mentoria de inclusão tem colaborado com o desenvolvimento da carreira de pessoas com deficiência na Eurofarma

Carolina Ignarra

6 min de leitura
Saúde mental, Gestão de pessoas
Como as empresas podem usar inteligência artificial e dados para se enquadrar na NR-1, aproveitando o adiamento das punições para 2026
0 min de leitura
ESG
Construímos um universo de possibilidades. Mas a pergunta é: a vida humana está realmente melhor hoje do que 30 anos atrás? Enquanto brasileiros — e guardiões de um dos maiores biomas preservados do planeta — somos chamados a desafiar as retóricas de crescimento e consumo atuais. Se bem endereçados, tais desafios podem nos representar uma vantagem competitiva e um fôlego para o planeta

Filippe Moura

6 min de leitura
Carreira, Diversidade
Ninguém fala disso, mas muitos profissionais mais velhos estão discriminando a si mesmos com a tecnofobia. Eles precisam compreender que a revolução digital não é exclusividade dos jovens

Ricardo Pessoa

4 min de leitura
ESG
Entenda viagens de incentivo só funcionam quando deixam de ser prêmios e viram experiências únicas

Gian Farinelli

6 min de leitura
Liderança
Transições de liderança tem muito mais relação com a cultura e cultura organizacional do que apenas a referência da pessoa naquela função. Como estão estas questões na sua empresa?

Roberto Nascimento

6 min de leitura