Uncategorized

Para além dos desejos de ano novo

Reflita, repense e fale sobre o futuro que você espera
É conselheira de empresas, mentora e professora. Durante anos foi executiva de empresas, passando por organizações como Toyota, GE, Votorantim e MSD. É autora de diversos livros, entre os quais está o ‘Emoção e Comunicação - Reflexão para humanização das relações de trabalho’, escrito em parceria com a Cynthia Provedel.
Viviane Mansi é executiva da Toyota e da Fundação Toyota do Brasil, conselheira e professora. Participou da COP27, em novembro de 2022.

Compartilhar:

Ano novo chegando, clima de instabilidade ainda pairando no ar e é natural que comecemos a pensar sobre o que (ou como) será o futuro. É comum passarmos por um momento de apreensão ou ansiedade. A depender de como foram os últimos meses – fáceis ou difíceis – também teremos uma opinião sobre o quão positivo esse futuro pode ser. 

O que é certo é que temos, sim, algum controle sobre diversas coisas que virão pela frente. Resta saber se estamos usando todas as nossas ferramentas (e nossos brinquedos, pra não esquecer as recomendações preciosas do nosso saudoso Rubem Alves) para criar o futuro que se aproxima. 

Como faz?

– __Reflita sobre que futuro é esse __

Sem essa imagem bem desenhada na cabeça, fica difícil chegar lá. Para ficar mais tangível, vale lembrar de bons momentos que vivemos, de momentos que nos trouxeram uma sensação de plenitude, alegria, satisfação. Faça esse exercício com tranquilidade, pois a vida se constrói no miúdo e todos nós temos essas memórias. 

– **Repense o que você tem feito para chegar lá**. 

É preciso lançar mão da autoconsciência sobre a nossa própria jornada e sobre como nossas decisões impactam os outros. Pode ser (espero que não seja o seu caso) que a gente se pegue reclamando de um monte de coisa que está fora do lugar, mas as reclamações não estão no “canal” adequado para permitir que tudo entre nos eixos (reclamar da empresa só para os amigos, por exemplo, não desencadeará nenhuma mudança, por exemplo)

– **Fale sobre o futuro que você espera** (o item que eu considero mais relevante)

Quando a empresa diz que está planejando o futuro, aproveite para compartilhar o que deu certo e você gostaria que fosse mantido. Fale também sobre o que ajudou você a ter boas ideias. Inclua nessa sua fala algumas sugestões sobre o que pode ser mudado. Na liderança, tomamos decisões com base nas informações que a gente tem. Então, quando os times falam, dão contexto, compartilham ideias e preferências, a gente tenta acomodar a maior parte possível das demandas. Palavras constroem mundos, repito sempre.

Para finalizar, desejo que o futuro que já se avizinha seja generoso com todos nós e nos traga bons momentos de tranquilidade, leitura, jantares do núcleo familiar, caminhadas isoladas e tudo o mais que pudermos fazer tirando o melhor possível da reclusão que a gente vive.

Compartilhar:

É conselheira de empresas, mentora e professora. Durante anos foi executiva de empresas, passando por organizações como Toyota, GE, Votorantim e MSD. É autora de diversos livros, entre os quais está o ‘Emoção e Comunicação - Reflexão para humanização das relações de trabalho’, escrito em parceria com a Cynthia Provedel.

Artigos relacionados

Inovação e comunidades na presença digital

A creators economy deixou de ser tendência para se tornar estratégia: autenticidade, constância e inovação são os pilares que conectam marcas, líderes e comunidades em um mercado digital cada vez mais colaborativo.

Bem-estar & saúde, Liderança
5 de dezembro de 2025
Em um mundo exausto, emoção deixa de ser fragilidade e se torna vantagem competitiva: até 2027, lideranças que integram sensibilidade, análise e coragem serão as que sustentam confiança, inovação e resultados.

Lisia Prado - Consultora e sócia da House of Feelings

5 minutos min de leitura
Finanças
4 de dezembro de 2025

Antonio de Pádua Parente Filho - Diretor Jurídico, Compliance, Risco e Operações no Braza Bank S.A.

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
3 de dezembro de 2025
A creators economy deixou de ser tendência para se tornar estratégia: autenticidade, constância e inovação são os pilares que conectam marcas, líderes e comunidades em um mercado digital cada vez mais colaborativo.

Gabriel Andrade - Aluno da Anhembi Morumbi e integrante do LAB Jornalismo e Fernanda Iarossi - Professora da Universidade Anhembi Morumbi e Mestre em Comunicação Midiática pela Unesp

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2 de dezembro de 2025
Modelos generativos são eficazes apenas quando aplicados a demandas claramente estruturadas.

Diego Nogare - Executive Consultant in AI & ML

4 minutos min de leitura
Estratégia
1º de dezembro de 2025
Em ambientes complexos, planos lineares não bastam. O Estuarine Mapping propõe uma abordagem adaptativa para avaliar a viabilidade de mudanças, substituindo o “wishful thinking” por estratégias ancoradas em energia, tempo e contexto.

Manoel Pimentel - Chief Scientific Officer na The Cynefin Co. Brazil

10 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Liderança
29 de novembro de 2025
Por trás das negociações brilhantes e decisões estratégicas, Suits revela algo essencial: liderança é feita de pessoas - com virtudes, vulnerabilidades e escolhas que moldam não só organizações, mas relações de confiança.

Lilian Cruz - Fundadora da Zero Gravity Thinking

3 minutos min de leitura
Estratégia, Marketing & growth
28 de novembro de 2025
De um caos no trânsito na Filadélfia à consolidação como código cultural no Brasil, a Black Friday evoluiu de liquidação para estratégia, transformando descontos em inteligência de precificação e redefinindo a relação entre consumo, margem e reputação

Alexandre Costa - Fundador do grupo Attitude Pricing (Comunidade Brasileira de Profissionais de Pricing)

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
27 de novembro de 2025
A pergunta “O que você vai ser quando crescer?” parece ingênua, mas carrega uma armadilha: a ilusão de que há um único futuro esperando por nós. Essa mesma armadilha ronda o setor automotivo. Afinal, que futuros essa indústria, uma das mais maduras do mundo, está disposta a imaginar para si?

Marcello Bressan, PhD, futurista, professor e pesquisador do NIX - Laboratório de Design de Narrativas, Imaginação e Experiências do CESAR

4 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Liderança
26 de novembro de 2025
Parar para refletir e agir são forças complementares, não conflitantes

Jose Augusto Moura - CEO da brsa

3 minutos min de leitura
Marketing & growth
25 de novembro de 2025

Rafael Silva - Head de Parcerias e Alianças na Lecom Tecnologia

4 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança