Estratégia e Execução

Para mergulhar no universo “Agile”

Métodos de gestão ágil, como o Scrum, estão em alta; cinco livros ajudam a compreendê-los

Compartilhar:

OProject Management Institute, organização que atua internacionalmente pelo desenvolvimento do gerenciamento de projetos, revisou recentemente sua principal publicação, o PMBOK®, 

 e reconheceu “agile” (pronuncia-se “ajaiel”) como uma prática que conduz ao sucesso de projetos. Não apenas isso; criou uma certificação para orientar e educar os gerentes de projetos sobre como contribuir em contextos com essas características. O pensamento ágil ganha importância até mesmo nos círculos mais clássicos. Você sabe o que é isso? 

O pensamento ágil envolve pressupostos como planejar somente sobre o que se pode ver com mais clareza, trabalhadores do conhecimento, eficiência na comunicação, trabalho colaborativo, adaptabilidade à mudança e ciclos de feedback curtos com o cliente. Outro modo de explicar o “agile” é mostrar o que ele não é. Esse pensamento não é “comando e controle”. 

Em se tratando de comando, ele não tem hierarquias rígidas e inflexíveis nas quais um manda e outro obedece; reconhece-se que algumas pessoas em um time lideram melhor determinadas atividades, mas outras podem assumir o leme dependendo de cada contexto. E, mais do que controle, profissionais com pensamento ágil preferem confiança. Parece interessante? Então, “agile” é, sobretudo, uma nova mentalidade, uma mudança de cultura. É passar a entregar valor de forma incremental, iterativa (no sentido de ser um processo com repetições) e contínua. É orientação a resultados e compromisso com o que se faz. E é desafiar paradigmas vigentes. A disseminação do pensamento ágil em uma organização não é algo trivial; requer paciência e, acima de tudo, conhecimento. Cinco livros me ajudaram a entender melhor o que é essa agilidade e os compartilho com o leitor. Aproveite! 

**Management 3.0: Leading Agile Developers, Developing Agile Leaders** Pouca gente escreve sobre práticas de liderança em contextos ágeis como Jurgen Appelo. Entenda o que muda de maneira lúdica e prática, com um autor consagrado. 

**Coaching Agile Teams:  a Companion For Scrummasters,  Agile Coaches, And Project  Managers In Transition** O líder “agile” atua sendo coach para que as equipes possam alcançar todo o seu potencial. Esse livro mostra como fazer isso.

**Software In 30 Days:  How Agile Managers Beat The Odds…** Como entregar valor ao cliente em 30 dias em um ambiente turbulento de negócios? Descubra o que o Scrum, um dos frameworks ágeis mais populares, tem a oferecer.

**Agile Retrospectives:  Making Good Teams Great** Para aprendermos a cada erro e sermos mais e mais produtivos, precisamos refletir de tempos em tempos sobre o que está funcionando e o que não está. Há diferentes formas de fazer isso, descritas nessas páginas.

**Métodos Ágeis para Desenvolvimento de Software:** Nesse livro, os especialistas da comunidade ágil no Brasil falam sobre as várias faces da agilidade, de maneira simples, didática e direta. Colocam suas experiências em um livro atual e completo. Uma boa ideia é começar por aqui.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Você tem repertório para liderar?

Liderar hoje exige mais do que estratégia – exige repertório. É preciso parar e refletir sobre o novo papel das lideranças em um mundo diverso, veloz e hiperconectado. O que você tem feito para acompanhar essa transformação?

Reputação sólida, ética líquida: o desafio da integridade no mundo corporativo

No mundo corporativo, reputação se constrói com narrativas, mas se sustenta com integridade real – e é justamente aí que muitas empresas tropeçam. É o momento de encarar os dilemas éticos que atravessam culturas organizacionais, revelando os riscos de valores líquidos e o custo invisível da incoerência entre discurso e prática.

Tecnologias exponenciais
A inteligência artificial está reconfigurando decisões empresariais e estruturas de poder. Sem governança estratégica, essa tecnologia pode colidir com os compromissos ambientais, sociais e éticos das organizações. Liderar com consciência é a nova fronteira da sustentabilidade corporativa.

Marcelo Murilo

7 min de leitura
ESG
Projeto de mentoria de inclusão tem colaborado com o desenvolvimento da carreira de pessoas com deficiência na Eurofarma

Carolina Ignarra

6 min de leitura
Saúde mental, Gestão de pessoas
Como as empresas podem usar inteligência artificial e dados para se enquadrar na NR-1, aproveitando o adiamento das punições para 2026
0 min de leitura
ESG
Construímos um universo de possibilidades. Mas a pergunta é: a vida humana está realmente melhor hoje do que 30 anos atrás? Enquanto brasileiros — e guardiões de um dos maiores biomas preservados do planeta — somos chamados a desafiar as retóricas de crescimento e consumo atuais. Se bem endereçados, tais desafios podem nos representar uma vantagem competitiva e um fôlego para o planeta

Filippe Moura

6 min de leitura
Carreira, Diversidade
Ninguém fala disso, mas muitos profissionais mais velhos estão discriminando a si mesmos com a tecnofobia. Eles precisam compreender que a revolução digital não é exclusividade dos jovens

Ricardo Pessoa

4 min de leitura
ESG
Entenda viagens de incentivo só funcionam quando deixam de ser prêmios e viram experiências únicas

Gian Farinelli

6 min de leitura
Liderança
Transições de liderança tem muito mais relação com a cultura e cultura organizacional do que apenas a referência da pessoa naquela função. Como estão estas questões na sua empresa?

Roberto Nascimento

6 min de leitura
Inovação
Estamos entrando na era da Inteligência Viva: sistemas que aprendem, evoluem e tomam decisões como um organismo autônomo. Eles já estão reescrevendo as regras da logística, da medicina e até da criatividade. A pergunta que nenhuma empresa pode ignorar: como liderar equipes quando metade delas não é feita de pessoas?

Átila Persici

6 min de leitura
Gestão de Pessoas
Mais da metade dos jovens trabalhadores já não acredita no valor de um diploma universitário — e esse é só o começo da revolução que está transformando o mercado de trabalho. Com uma relação pragmática com o emprego, a Geração Z encara o trabalho como negócio, não como projeto de vida, desafiando estruturas hierárquicas e modelos de carreira tradicionais. A pergunta que fica: as empresas estão prontas para se adaptar, ou insistirão em um sistema que não conversa mais com a principal força de trabalho do futuro?

Rubens Pimentel

4 min de leitura
Tecnologias exponenciais
US$ 4,4 trilhões anuais. Esse é o prêmio para empresas que souberem integrar agentes de IA autônomos até 2030 (McKinsey). Mas o verdadeiro desafio não é a tecnologia – é reconstruir processos, culturas e lideranças para uma era onde máquinas tomam decisões.

Vitor Maciel

6 min de leitura