Estratégia e Execução

Quando tarefas cotidianas viram negócio

Fast Company compartilha a expectativa da superexecutiva marissa mayer com sua nova Lumi Labs: gerar, um dia, o mesmo impacto do google

Compartilhar:

O tema da produtividade está em alta e, cada vez mais, deixa as fronteiras do universo das empresas para ser uma preocupação presente no dia a dia das pessoas. Ao mesmo tempo, os avanços da inteligência artificial apontam na direção de soluções inovadoras que podem livrar os seres humanos do fardo de muitas tarefas cotidianas. 

Esse é o foco do novo projeto de Marissa 

Mayer. Ela está de volta onde começou, no número 165 da University Avenue, no centro de Palo Alto. Ali, em 1999, ainda recém-formada na Stanford University, foi uma das primeiras pessoas a trabalhar em uma pequena startup chamada Google. 

Depois de 13 anos brilhando no Google, Mayer se tornou CEO do Yahoo, onde permaneceu até 2017. E, agora, a estrela do mundo da tecnologia se dedica à Lumi Labs, empresa que fundou em 2018 com o colega de longa data Enrique Muñoz Torres e que conta atualmente com uma pequena equipe de 15 pessoas.

O objetivo da Lumi é desenvolver aplicativos para smartphones que ajudem as pessoas a “economizar alguns minutos todos os dias”, conforme a própria Mayer contou à reportagem da revista Fast Company. Desse modo, no endereço em que iniciou sua trajetória, ela volta ao território da tecnologia voltada à produtividade pessoal, que explorou tão bem no passado, como uma das profissionais responsáveis pelo surgimento de serviços como Google Search, Gmail e Google Maps.

A executiva não revelou detalhes dos aplicativos que estão em gestação na Lumi, ou mesmo a expectativa de prazo para o lançamento dos produtos. Ela explicou, porém, que a ideia central é aproveitar os avanços da inteligência artificial para criar ferramentas que possibilitem automatizar atividades “tão mundanas e tão demoradas” que muitas pessoas preferem não fazer. 

O gerenciamento de fotos particulares, que costuma consumir o tempo das pessoas, é um dos exemplos de tarefas cotidianas para as quais a Lumi pretende trazer soluções. Nesse caso, os conceitos de machine learning podem ajudar a conferir se as imagens estão com boa qualidade – a partir de critérios como foco e luz – ou mesmo se merecem ser compartilhadas, com base no histórico de compartilhamentos do usuário.

“Queremos que nossos produtos sejam agradáveis de serem usados”, diz Mayer, acrescentando que espera ter com a Lumi, em algum momento, o mesmo impacto e a mesma escala que teve um dia com os produtos do Google dos quais participou.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Reputação sólida, ética líquida: o desafio da integridade no mundo corporativo

No mundo corporativo, reputação se constrói com narrativas, mas se sustenta com integridade real – e é justamente aí que muitas empresas tropeçam. É o momento de encarar os dilemas éticos que atravessam culturas organizacionais, revelando os riscos de valores líquidos e o custo invisível da incoerência entre discurso e prática.

Tecnologia e inovação
15 de julho 2025
Em tempos de aceleração digital e inteligência artificial, este artigo propõe a literacia histórica como chave estratégica para líderes e organizações: compreender o passado torna-se essencial para interpretar o presente e construir futuros com profundidade, propósito e memória.

Anna Flávia Ribeiro

17 min de leitura
Inovação
15 de julho de 2025
Olhar para um MBA como perda de tempo é um ponto cego que tem gerado bastante eco ultimamente. Precisamos entender que, num mundo complexo, cada estudo constrói nossas perspectivas para os desafios cotidianos.

Frederike Mette e Paulo Robilloti

6 min de leitura
User Experience, UX
Na era da indústria 5.0, priorizar as necessidades das pessoas aos objetivos do negócio ganha ainda mais relevância

GEP Worldwide - Manoella Oliveira

9 min de leitura
Tecnologia e inovação, Empreendedorismo
Esse fio tem a ver com a combinação de ciências e humanidades, que aumenta nossa capacidade de compreender o mundo e de resolver os grandes desafios que ele nos impõe

CESAR - Eduardo Peixoto

6 min de leitura
Inovação
Cinco etapas, passo a passo, ajudam você a conseguir o capital para levar seu sonho adiante

Eline Casasola

4 min de leitura
Transformação Digital, Inteligência artificial e gestão
Foco no resultado na era da IA: agilidade como alavanca para a estratégia do negócio acelerada pelo uso da inteligência artificial.

Rafael Ferrari

12 min de leitura
Negociação
Em tempos de transformação acelerada, onde cenários mudam mais rápido do que as estratégias conseguem acompanhar, a negociação se tornou muito mais do que uma habilidade tática. Negociar, hoje, é um ato de consciência.

Angelina Bejgrowicz

6 min de leitura
Inclusão
Imagine estar ao lado de fora de uma casa com dezenas de portas, mas todas trancadas. Você tem as chaves certas — seu talento, sua formação, sua vontade de crescer — mas do outro lado, ninguém gira a maçaneta. É assim que muitas pessoas com deficiência se sentem ao tentar acessar o mercado de trabalho.

Carolina Ignarra

4 min de leitura
Saúde Mental
Desenvolver lideranças e ter ferramentas de suporte são dois dos melhores para caminhos para as empresas lidarem com o desafio que, agora, é também uma obrigação legal

Natalia Ubilla

4 min min de leitura
Carreira, Cultura organizacional, Gestão de pessoas
Cris Sabbag, COO da Talento Sênior, e Marcos Inocêncio, então vice-presidente da epharma, discutem o modelo de contratação “talent as a service”, que permite às empresas aproveitar as habilidades de gestores experientes

Coluna Talento Sênior

4 min de leitura