Liderança

Quem rege a integração da sua cadeia produtiva?

Reflexões após um mês de grandes eventos nos setores de construção, tecnologia e imobiliário
Elisa Rosenthal é a diretora presidente do Instituto Mulheres do Imobiliário. LinkedIn Top Voices, TEDx Speaker, produz e apresenta o podcast Vieses Femininos. Autora de Proprietárias: A ascensão da liderança feminina no setor imobiliário.

Compartilhar:

Uma orquestra precisa ser conduzida por um maestro ou maestrina. Saber a hora exata de entrada de cada naipe da orquestra, qual o compasso e passagem são alguns dos papéis que a pessoa responsável pela regência de uma orquestra exerce. Uma outra posição de suma importância é a do spalla, nome dado ao primeiro violino da orquestra que, nos concertos, entra sempre depois de todos os músicos no palco e dá início à afinação.

Pensar nessas duas posições é um exercício interessante para analisarmos a complexidade existente na integração da cadeia produtiva de um setor, como o da construção, da tecnologia e do imobiliário. No mês de setembro pude participar de três grandes eventos de cada um desses setores: o Construsummit, promovido pela plataforma de soluções para a indústria da construção civil Sienge, da Softplan, o SAP Sapphire, evento anual da gigante da tecnologia SAP, e o Conecta Imobi, maior evento imobiliário da América Latina, do grupo Zap+ OLX.

Interessante observar que um tema comum entre todos eles foi o da integração da cadeia produtiva de cada segmento, promovendo uma jornada de transformação sustentável. Um desafio que fica cada vez mais complexo à medida que digitalizamos processos, incluímos a tecnologia, inteligência artificial e algoritmos.

Nesse contexto, o SAP, que possui um dos ERP (planejamento dos recursos da empresa, na sigla em inglês) mais utilizado no mundo, indicou o caminho. No palco principal da abertura do evento, as presidentes no Brasil e na América Latina (respectivamente, Adriana Aroulho e Cristina Palmaka) conduziram a conversa orientada para a governança socioambiental, além de dar o devido destaque ao Cirque du Soleil, companhia que é considerada a maior do mundo no entretenimento ao vivo e que reforçou a importância da tecnologia no seu modelo de negócios.

“Tivemos que enfrentar a crise e nos reinventar. A tecnologia foi essencial”, destacou Kevin Albert, gerente sênior na empresa de entretenimento, na qual é responsável pela parceria com a SAP.

Citar esse exemplo é fundamental para conectar a visão de Valério Gomes Neto, presidente do conselho de administração da Pedra Branca Empreendimentos, e suas contribuições ao painel que nos instigou a planejar os empreendimentos e obras do futuro, durante o Construsummit. Valério reforçou a necessidade de resgatarmos o “play” nas cidades e no urbanismo. Do verbo em inglês, play pode ser traduzido como brincar, tocar, jogar, divertir.

A programação do maior evento imobiliário da América Latina foi encerrada pelo tetracampeão Cafu. O eterno lateral da seleção brasileira de futebol endossou que o “verdadeiro líder é aquele que tira o melhor de cada pessoa.”

Do circo, passando pelos bairros planejados, pela cadeia de suprimentos e futebol: ter a visão do todo para saber integrar as partes envolvidas, de forma harmônica, é fundamental. O trabalho de maestro e spalla na orquestra são os exemplos que uso para que possamos sempre nos lembrar de que, independentemente da inserção da tecnologia, a batuta está na mão de quem lidera, quem tem o conhecimento, visão e afinação necessária para dar o tom e o ritmo das diversas partes que compõem a cadeia produtiva. Sem condução, não há harmonia. Sem liderança, não há integração.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Bem-estar & saúde
4 de novembro de 2025

Tatiana Pimenta - Fundadora e CEO da Vittude

3 minutos min de leitura
Liderança
3 de novembro de 2025
Em um mundo cada vez mais automatizado, liderar com empatia, propósito e presença é o diferencial que transforma equipes, fortalece culturas e impulsiona resultados sustentáveis.

Carlos Alberto Matrone - Consultor de Projetos e Autor

7 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
1º de novembro de 2025
Aqueles que ignoram os “Agentes de IA” podem descobrir em breve que não foram passivos demais, só despreparados demais.

Atila Persici Filho - COO da Bolder

8 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
31 de outubro de 2025
Entenda como ataques silenciosos, como o ‘data poisoning’, podem comprometer sistemas de IA com apenas alguns dados contaminados - e por que a governança tecnológica precisa estar no centro das decisões de negócios.

Rodrigo Pereira - CEO da A3Data

6 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
30 de ouutubro de 2025
Abandonando o papel de “caçador de bugs” e se tornando um “arquiteto de testes”: o teste como uma função estratégica que molda o futuro do software

Eric Araújo - QA Engineer do CESAR

7 minutos min de leitura
Liderança
29 de outubro de 2025
O futuro da liderança não está no controle, mas na coragem de se autoconhecer - porque liderar os outros começa por liderar a si mesmo.

José Ricardo Claro Miranda - Diretor de Operações da Paschoalotto

2 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
28 de outubro 2025
A verdadeira virada digital não começa com tecnologia, mas com a coragem de abandonar velhos modelos mentais e repensar o papel das empresas como orquestradoras de ecossistemas.

Lilian Cruz - Fundadora da Zero Gravity Thinking

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
27 de outubro de 2025
Programas corporativos de idiomas oferecem alto valor percebido com baixo custo real - uma estratégia inteligente que impulsiona engajamento, reduz turnover e acelera resultados.

Diogo Aguilar - Fundador e Diretor Executivo da Fluencypass

4 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Inovação & estratégia
25 de outubro de 2025
Em empresas de capital intensivo, inovar exige mais do que orçamento - exige uma cultura que valorize a ambidestria e desafie o culto ao curto prazo.

Atila Persici Filho e Tabatha Fonseca

17 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
24 de outubro de 2025
Grandes ideias não falham por falta de potencial - falham por falta de método. Inovar é transformar o acaso em oportunidade com observação, ação e escala.

Priscila Alcântara e Diego Souza

6 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)