Direto ao ponto

Resposta de combate à inflação podem ser diferencial estratégico no longo prazo

Os CFOs devem se concentrar em três áreas para transformar o combate ao aumento de preços em vantagem competitiva no longo prazo

Compartilhar:

Depois de décadas sob controle, o aumento de preços voltou a fazer parte da lista de problemas das lideranças em 2022, principalmente dos CFOs. O fenômeno não está restrito ao Brasil. Segundo o Ipea, em 2021, foram afetados desde os Estados Unidos e a Zona do Euro até países da América Latina e do Leste Europeu. Agora, e se essa inflação puder dar origem a vantagens estratégicas de longo prazo?

Para o *Gartner*, a deflação é possível, desde que adotando algumas ações em três áreas específicas e mantendo os investimentos em tecnologia, que proporcionam o efeito de deflação digital {veja quadro abaixo}. Isso ocorre quando o uso de tecnologia ajuda a reduzir permanentemente o custo dos negócios.

![Imagens Prancheta 1 cópia 32](//images.ctfassets.net/ucp6tw9r5u7d/3HwS7KJRscZp6WRPaTacCr/358568eb56d4679a1c26499e8ceab629/Imagens_Prancheta_1_c__pia_32.png)

### 1. Alinhar custos aos pontos de diferenciação
A crise inflacionária pode ser uma oportunidade para os CFOs reverem questões profundas que podem estar afetando a lucratividade das organizações. Eles podem identificar as áreas certas para dimensionar os custos, localizando os verdadeiros pontos de diferenciação para, em seguida, alocar volumes diferentes de investimentos, contribuindo com ativos, como patentes ou tecnologias para sustentar uma vantagem competitiva, ou com a fidelização de seus clientes.

### 2. Reavaliar a “área de superfície” da cadeia de fornecimento para minimizar interrupções
O *Gartner* define a área de superfície como a soma de todos os produtos, processos e redes que compõem a cadeia de fornecimento. A pressão inflacionária leva as organizações a identificarem e a mitigarem interrupções em cadeias individuais de fornecimento. Para o *Gartner*, os CFOs que incorporam um olhar de longo prazo para suas ações devem estar atentos ao dimensionamento correto da “área de superfície” da sua cadeia de fornecimento. A redução de interrupções desconhecidas no fornecimento gera uma vantagem competitiva de alto impacto frente à concorrência.

### 3. Monitorar os salários para se adaptar continuamente ao mercado
Com a perspectiva de inflação salarial, o Gartner recomenda a atuação conjunta da área de finanças com o RH para monitorar e ajustar dinamicamente a estratégia de remuneração e benefícios ao longo do ano. Dessa forma, garante-se que futuros incrementos no custo de pessoal valorizem unidades de negócios e funções que geram mais valor para a empresa, que ficaria à frente de possíveis ofertas dos concorrentes.

__Leia mais: [Um desafio de diversidade diferente: a inclusão dos ultraortodoxos em Israel](https://www.revistahsm.com.br/post/um-desafio-de-diversidade-diferente-a-inclusao-dos-ultraortodoxos-em-israel)__

Compartilhar:

Artigos relacionados

Reaprender virou a palavra da vez

Reaprender não é um luxo – é sobrevivência. Em um mundo que muda mais rápido do que nossas certezas, quem não reorganiza seus próprios circuitos mentais fica preso ao passado. A neurociência explica por que essa habilidade é a verdadeira vantagem competitiva do futuro.

Cultura organizacional, compliance, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Liderança
10 de setembro de 2025
Ambientes tóxicos nem sempre vêm da cultura - às vezes, vêm de uma única pessoa. Entenda como identificar e conter comportamentos silenciosos que desestabilizam equipes e ameaçam a saúde organizacional.

Tatiana Pimenta - CEO da Vittude

5 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
9 de setembro de 2025
Experiência também é capital. O ROEx propõe uma nova métrica para valorizar o repertório acumulado de profissionais em times multigeracionais - e transforma diversidade etária em vantagem estratégica.

Fran Winandy e Martin Henkel

10 minutos min de leitura
Inovação
8 de setembro de 2025
No segundo episódio da série de entrevistas sobre o iF Awards, Clarissa Biolchini, Head de Design & Consumer Insights da Electrolux nos conta a estratégia por trás de produtos que vendem, encantam e reinventam o cuidado doméstico.

Rodrigo Magnago

2 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

José Blatazar S. Osório de Andrade Guerra, professor e coordenador na Unisul, fundador e líder do Centro de Desenvolvimento Sustentável (Greens, Unisul)

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

Felipe Knijnik, diretor da BioPulse

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025
O PIX ABRIU PORTAS QUE ABRIRÃO MAIS PORTAS!

Carlos Netto, fundador e CEO da Matera

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

João Carlos da Silva Bizario e Gulherme Collin Soárez, respectivamente CMAO e CEO da Inspirali Educação.

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
5 de setembro de 2025
O maior desafio profissional hoje não é a tecnologia - é o tempo. Descubra como processos claros, IA consciente e disciplina podem transformar sobrecarga em produtividade real.

Diego Nogare

6 minutos min de leitura
Marketing & growth, Cultura organizacional, Inovação & estratégia, Liderança
4 de setembro de 2025
Inspirar ou limitar? O benchmark pode ser útil - até o momento em que te afasta da sua singularidade. Descubra quando olhar para fora deixa de fazer sentido.

Bruna Lopes de Barros

3 minutos min de leitura
Inovação
3 de setembro de 2025
Em entrevista com Rodrigo Magnago, Fernando Gama nos conta como a Docol tem despontado unindo a cultura do design na organização

Rodrigo Magnago

4 min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança