Direto ao ponto

Resposta de combate à inflação podem ser diferencial estratégico no longo prazo

Os CFOs devem se concentrar em três áreas para transformar o combate ao aumento de preços em vantagem competitiva no longo prazo

Compartilhar:

Depois de décadas sob controle, o aumento de preços voltou a fazer parte da lista de problemas das lideranças em 2022, principalmente dos CFOs. O fenômeno não está restrito ao Brasil. Segundo o Ipea, em 2021, foram afetados desde os Estados Unidos e a Zona do Euro até países da América Latina e do Leste Europeu. Agora, e se essa inflação puder dar origem a vantagens estratégicas de longo prazo?

Para o *Gartner*, a deflação é possível, desde que adotando algumas ações em três áreas específicas e mantendo os investimentos em tecnologia, que proporcionam o efeito de deflação digital {veja quadro abaixo}. Isso ocorre quando o uso de tecnologia ajuda a reduzir permanentemente o custo dos negócios.

![Imagens Prancheta 1 cópia 32](//images.ctfassets.net/ucp6tw9r5u7d/3HwS7KJRscZp6WRPaTacCr/358568eb56d4679a1c26499e8ceab629/Imagens_Prancheta_1_c__pia_32.png)

### 1. Alinhar custos aos pontos de diferenciação
A crise inflacionária pode ser uma oportunidade para os CFOs reverem questões profundas que podem estar afetando a lucratividade das organizações. Eles podem identificar as áreas certas para dimensionar os custos, localizando os verdadeiros pontos de diferenciação para, em seguida, alocar volumes diferentes de investimentos, contribuindo com ativos, como patentes ou tecnologias para sustentar uma vantagem competitiva, ou com a fidelização de seus clientes.

### 2. Reavaliar a “área de superfície” da cadeia de fornecimento para minimizar interrupções
O *Gartner* define a área de superfície como a soma de todos os produtos, processos e redes que compõem a cadeia de fornecimento. A pressão inflacionária leva as organizações a identificarem e a mitigarem interrupções em cadeias individuais de fornecimento. Para o *Gartner*, os CFOs que incorporam um olhar de longo prazo para suas ações devem estar atentos ao dimensionamento correto da “área de superfície” da sua cadeia de fornecimento. A redução de interrupções desconhecidas no fornecimento gera uma vantagem competitiva de alto impacto frente à concorrência.

### 3. Monitorar os salários para se adaptar continuamente ao mercado
Com a perspectiva de inflação salarial, o Gartner recomenda a atuação conjunta da área de finanças com o RH para monitorar e ajustar dinamicamente a estratégia de remuneração e benefícios ao longo do ano. Dessa forma, garante-se que futuros incrementos no custo de pessoal valorizem unidades de negócios e funções que geram mais valor para a empresa, que ficaria à frente de possíveis ofertas dos concorrentes.

__Leia mais: [Um desafio de diversidade diferente: a inclusão dos ultraortodoxos em Israel](https://www.revistahsm.com.br/post/um-desafio-de-diversidade-diferente-a-inclusao-dos-ultraortodoxos-em-israel)__

Compartilhar:

Artigos relacionados

A aposta calculada que levou o Boticário a ser premiado no iF Awards

Enquanto concorrentes correm para lançar coleções sazonais inspiradas em tendências efêmeras, o Boticário demonstra que compreende um princípio fundamental: o verdadeiro valor do design não está na estética superficial, mas em sua capacidade de gerar impacto social e econômico simultaneamente. A linha Make B., vencedora do iF Design Award 2025, não é um produto de beleza – é um manifesto estratégico.

Quando o colaborador é o problema

Ambientes tóxicos nem sempre vêm da cultura – às vezes, vêm de uma única pessoa. Entenda como identificar e conter comportamentos silenciosos que desestabilizam equipes e ameaçam a saúde organizacional.

ESG, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
3 de setembro de 2025
O plástico nasceu como símbolo do progresso - hoje, desafia o futuro do planeta. Entenda como uma invenção de 1907 moldou a sociedade moderna e se tornou um dos maiores dilemas ambientais da nossa era.

Anna Luísa Beserra - CEO da SDW

0 min de leitura
Inovação & estratégia, Empreendedorismo, Tecnologia & inteligencia artificial
2 de setembro de 2025
Como transformar ciência em inovação? O Brasil produz muito conhecimento, mas ainda engatinha na conversão em soluções de mercado. Deep techs podem ser a ponte - e o caminho já começou.

Eline Casasola - CEO da Atitude Inovação

5 minutos min de leitura
Liderança, Empreendedorismo, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
1 de setembro de 2025
Imersão de mais de 10 horas em São Paulo oferece conteúdo de alto nível, mentorias com especialistas, oportunidades de networking qualificado e ferramentas práticas para aplicação imediata para mulheres, acelerando oportunidades para um novo paradigma econômico

Redação HSM Management

0 min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
1 de setembro de 2025
Na era da creator economy, influência não é mais sobre alcance - é sobre confiança. Você já se deu conta como os influenciadores se tornaram ativos estratégicos no marketing contemporâneo? Eles conectam dados, propósito e performance. Em um cenário cada vez mais automatizado, é a autenticidade que converte.

Salomão Araújo - VP Comercial da Rakuten Advertising no Brasil

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Liderança
29 de agosto de 2025
Estamos entrando na temporada dos planos estratégicos - mas será que o que chamamos de “estratégia” não é só mais uma embalagem bonita para táticas antigas? Entenda o risco do "strategy washing" e por que repensar a forma como construímos estratégia é essencial para navegar futuros possíveis com mais consciência e adaptabilidade.

Lilian Cruz, Cofundadora da Ambidestra

4 minutos min de leitura
Empreendedorismo, Inovação & estratégia
28 de agosto de 2025
Startups lideradas por mulheres estão mostrando que inovação não precisa ser complexa - precisa ser relevante. Já se perguntou: por que escutar as necessidades reais do mercado é o primeiro passo para empreender com impacto?

Ana Fontes - Empreendedora social, fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME) e do Instituto RME

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Tecnologia & inteligencia artificial
26 de agosto de 2025
Em um universo do trabalho regido pela tecnologia de ponta, gestores e colaboradores vão obrigatoriamente colocar na dianteira das avaliações as habilidades humanas, uma vez que as tarefas técnicas estarão cada vez mais automatizadas; portanto, comunicação, criatividade, pensamento crítico, persuasão, escuta ativa e curiosidade são exemplos desse rol de conceitos considerados essenciais nesse início de século.

Ivan Cruz, cofundador da Mereo, HR Tech

4 minutos min de leitura
Inovação
25 de agosto de 2025
A importância de entender como o design estratégico, apoiado por políticas públicas e gestão moderna, impulsiona o valor real das empresas e a competitividade de nações como China e Brasil.

Rodrigo Magnago

9 min de leitura
Cultura organizacional, ESG, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
25 de agosto de 2025
Assédio é sintoma. Cultura é causa. Como ambientes de trabalho ainda normalizam comportamentos abusivos - e por que RHs, líderes e áreas jurídicas precisam deixar a neutralidade de lado e assumir o papel de agentes de transformação. Respeito não pode ser negociável!

Viviane Gago, Facilitadora em desenvolvimento humano

5 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Estratégia, Inovação & estratégia, Tecnologia e inovação
22 de agosto de 2025
Em tempos de alta complexidade, líderes precisam de mais do que planos lineares - precisam de mapas adaptativos. Conheça o framework AIMS, ferramenta prática para navegar ambientes incertos e promover mudanças sustentáveis sem sufocar a emergência dos sistemas humanos.

Manoel Pimentel - Chief Scientific Officer na The Cynefin Co. Brazil

8 minutos min de leitura