Desenvolvimento pessoal

Roubo de dados

O que fazer quando suas informações são roubadas no universo digital

Compartilhar:

A crescente digitalização das atividades, dos serviços e até mesmo das relações trouxe ao menos um risco para a vida de todos: qualquer pessoa tem atualmente uma grande quantidade de dados pessoais circulando pelo universo virtual.

Em todo o mundo, milhões de usuários são vítimas de ataques cibernéticos, diretamente ou por conta de fraudes praticadas contra as grandes organizações. A lista de empresas que já tiveram a segurança digital quebrada inclui Home Depot, eBay, DropBox e Yahoo. Confira algumas medidas indicadas por especialistas que podem ser adotadas para reduzir danos:

1 – Faça um levantamento do tipo de informação que foi ou pode ter sido roubada, tendo em mente que alguns dados são mais importantes do que outros, principalmente do ponto de vista dos criminosos cibernéticos.

As informações que, uma vez roubadas, representam o maior risco são os números de documentos pessoais (RG e CPF, em especial), o número e a senha da conta bancária e dados de cartão de crédito, incluindo a senha. A senha para seus e-mails também abre as portas para registros da sua vida que podem ser utilizados pelos criminosos, que, não raramente, são capazes de “quebrar” sistemas de criptografia.

2 – Mude todas as suas senhas, mesmo aquelas que, aparentemente, ficaram imunes ao ataque. Elabore novas senhas fortes, e nunca reutilize uma senha antiga.

3 – Contate todas as intuições financeiras com a qual mantém relacionamento, o que inclui bancos e operadoras de cartão de crédito, imediatamente. O tempo é um fator decisivo para evitar que compras e outras operações sejam realizadas. O melhor é falar com um atendente – somente o serviço eletrônico pode não bastar. Procure dar a dimensão correta do risco que você corre, até para alertar a instituição para a possibilidade de movimentações estranhas.

4 – Revise seus procedimentos de segurança (como antivírus), pesquise ferramentas que possam lhe ajudar a reforçar os cuidados com seus dados e mantenha seus aplicativos e softwares atualizados.

5 – Diante de qualquer indício de fraude, registre a ocorrência na polícia. Isso é importante tanto para que se abra investigações quanto para alimentar as estatísticas que podem servir à definição de ações e políticas de prevenção.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Quando o colaborador é o problema

Ambientes tóxicos nem sempre vêm da cultura – às vezes, vêm de uma única pessoa. Entenda como identificar e conter comportamentos silenciosos que desestabilizam equipes e ameaçam a saúde organizacional.

Inteligência artificial e gestão, Estratégia e Execução, Transformação Digital, Gestão de pessoas
29 de julho de 2025
Adotar IA deixou de ser uma aposta e se tornou urgência competitiva - mas transformar intenção em prática exige bem mais do que ambição.

Vitor Maciel

3 minutos min de leitura
Carreira, Aprendizado, Desenvolvimento pessoal, Lifelong learning, Pessoas, Sociedade
27 de julho de 2025
"Tudo parecia perfeito… até que deixou de ser."

Lilian Cruz

5 minutos min de leitura
Inteligência Artificial, Gestão de pessoas, Tecnologia e inovação
28 de julho de 2025
A ascensão dos conselheiros de IA levanta uma pergunta incômoda: quem de fato está tomando as decisões?

Marcelo Murilo

8 minutos min de leitura
Liderança, Cultura organizacional, Liderança
25 de julho de 2025
Está na hora de entender como o papel de CEO deixou de ser sinônimo de comando isolado para se tornar o epicentro de uma liderança adaptativa, colaborativa e guiada por propósito. A era do “chefão” dá lugar ao maestro estratégico que rege talentos diversos em um cenário de mudanças constantes.

Bruno Padredi

2 minutos min de leitura
Desenvolvimento pessoal, Carreira, Carreira, Desenvolvimento pessoal
23 de julho de 2025
Liderar hoje exige muito mais do que seguir um currículo pré-formatado. O que faz sentido para um executivo pode não ressoar em nada para outro. A forma como aprendemos precisa acompanhar a velocidade das mudanças, os contextos individuais e a maturidade de cada trajetória profissional. Chegou a hora de parar de esperar por soluções genéricas - e começar a desenhar, com propósito, o que realmente nos prepara para liderar.

Rubens Pimentel

4 minutos min de leitura
Pessoas, Cultura organizacional, Gestão de pessoas, Liderança, times e cultura, Liderança, Gestão de Pessoas
23 de julho de 2025
Entre idades, estilos e velocidades, o que parece distância pode virar aprendizado. Quando escuta substitui julgamento e curiosidade toma o lugar da resistência, as gerações não competem - colaboram. É nessa troca sincera que nasce o que importa: respeito, inovação e crescimento mútuo.

Ricardo Pessoa

5 minutos min de leitura
Liderança, Marketing e vendas
22 de julho de 2025
Em um mercado saturado de soluções, o que diferencia é a história que você conta - e vive. Quando marcas e líderes investem em narrativas genuínas, construídas com propósito e coerência, não só geram valor: criam conexões reais. E nesse jogo, reputação vale mais que visibilidade.

Anna Luísa Beserra

5 minutos min de leitura
Tecnologia e inovação
15 de julho 2025
Em tempos de aceleração digital e inteligência artificial, este artigo propõe a literacia histórica como chave estratégica para líderes e organizações: compreender o passado torna-se essencial para interpretar o presente e construir futuros com profundidade, propósito e memória.

Anna Flávia Ribeiro

17 min de leitura
Inovação
15 de julho de 2025
Olhar para um MBA como perda de tempo é um ponto cego que tem gerado bastante eco ultimamente. Precisamos entender que, num mundo complexo, cada estudo constrói nossas perspectivas para os desafios cotidianos.

Frederike Mette e Paulo Robilloti

6 min de leitura
User Experience, UX
Na era da indústria 5.0, priorizar as necessidades das pessoas aos objetivos do negócio ganha ainda mais relevância

GEP Worldwide - Manoella Oliveira

9 min de leitura