Desenvolvimento pessoal

Roubo de dados

O que fazer quando suas informações são roubadas no universo digital

Compartilhar:

A crescente digitalização das atividades, dos serviços e até mesmo das relações trouxe ao menos um risco para a vida de todos: qualquer pessoa tem atualmente uma grande quantidade de dados pessoais circulando pelo universo virtual.

Em todo o mundo, milhões de usuários são vítimas de ataques cibernéticos, diretamente ou por conta de fraudes praticadas contra as grandes organizações. A lista de empresas que já tiveram a segurança digital quebrada inclui Home Depot, eBay, DropBox e Yahoo. Confira algumas medidas indicadas por especialistas que podem ser adotadas para reduzir danos:

1 – Faça um levantamento do tipo de informação que foi ou pode ter sido roubada, tendo em mente que alguns dados são mais importantes do que outros, principalmente do ponto de vista dos criminosos cibernéticos.

As informações que, uma vez roubadas, representam o maior risco são os números de documentos pessoais (RG e CPF, em especial), o número e a senha da conta bancária e dados de cartão de crédito, incluindo a senha. A senha para seus e-mails também abre as portas para registros da sua vida que podem ser utilizados pelos criminosos, que, não raramente, são capazes de “quebrar” sistemas de criptografia.

2 – Mude todas as suas senhas, mesmo aquelas que, aparentemente, ficaram imunes ao ataque. Elabore novas senhas fortes, e nunca reutilize uma senha antiga.

3 – Contate todas as intuições financeiras com a qual mantém relacionamento, o que inclui bancos e operadoras de cartão de crédito, imediatamente. O tempo é um fator decisivo para evitar que compras e outras operações sejam realizadas. O melhor é falar com um atendente – somente o serviço eletrônico pode não bastar. Procure dar a dimensão correta do risco que você corre, até para alertar a instituição para a possibilidade de movimentações estranhas.

4 – Revise seus procedimentos de segurança (como antivírus), pesquise ferramentas que possam lhe ajudar a reforçar os cuidados com seus dados e mantenha seus aplicativos e softwares atualizados.

5 – Diante de qualquer indício de fraude, registre a ocorrência na polícia. Isso é importante tanto para que se abra investigações quanto para alimentar as estatísticas que podem servir à definição de ações e políticas de prevenção.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Cultura organizacional, Bem-estar & saúde, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
15 de setembro de 2025
O luto não pede licença - e também acontece dentro das empresas. Falar sobre dor é parte de construir uma cultura organizacional verdadeiramente humana e segura.

Virginia Planet - Sócia e consultora da House of Feelings

2 minutos min de leitura
Marketing & growth, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
12 de setembro de 2025
O futuro do varejo já está digitando na sua tela. O WhatsApp virou canal de vendas, atendimento e fidelização - e está redefinindo a experiência do consumidor brasileiro.

Leonardo Bruno Melo - Global head of sales da Connectly

4 minutos min de leitura
Liderança, Cultura organizacional, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
11 de setembro de 2025
Agilidade não é sobre seguir frameworks - é sobre gerar valor. Veja como OKRs e Team Topologies podem impulsionar times de produto sem virar mais uma camada de burocracia.

João Zanocelo - VP de Produto e Marketing e cofundador da BossaBox

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, compliance, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Liderança
10 de setembro de 2025
Ambientes tóxicos nem sempre vêm da cultura - às vezes, vêm de uma única pessoa. Entenda como identificar e conter comportamentos silenciosos que desestabilizam equipes e ameaçam a saúde organizacional.

Tatiana Pimenta - CEO da Vittude

5 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
9 de setembro de 2025
Experiência também é capital. O ROEx propõe uma nova métrica para valorizar o repertório acumulado de profissionais em times multigeracionais - e transforma diversidade etária em vantagem estratégica.

Fran Winandy e Martin Henkel

10 minutos min de leitura
Inovação
8 de setembro de 2025
No segundo episódio da série de entrevistas sobre o iF Awards, Clarissa Biolchini, Head de Design & Consumer Insights da Electrolux nos conta a estratégia por trás de produtos que vendem, encantam e reinventam o cuidado doméstico.

Rodrigo Magnago

2 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

José Blatazar S. Osório de Andrade Guerra, professor e coordenador na Unisul, fundador e líder do Centro de Desenvolvimento Sustentável (Greens, Unisul)

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

Felipe Knijnik, diretor da BioPulse

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025
O PIX ABRIU PORTAS QUE ABRIRÃO MAIS PORTAS!

Carlos Netto, fundador e CEO da Matera

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

João Carlos da Silva Bizario e Gulherme Collin Soárez, respectivamente CMAO e CEO da Inspirali Educação.

0 min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)