Uncategorized

“Seja água, meu amigo”

Guilherme Soárez, CEO da HSM

Compartilhar:

Talvez o leitor reconheça a citação acima: é do ator sino-americano Bruce Lee, famoso por seus filmes de artes marciais, em uma entrevista à TV gravada no início dos anos 1970 e que pode ser conferida no YouTube. “Seja água” era seu modo oriental e filosófico de dizer: “Saiba adaptar-se ao contexto que encontrar”. “Se colocarmos a água em um copo, ela se torna o copo; se colocarmos a água em uma chaleira, ela se torna a chaleira”, explicou ele. E, claro, água se molda a diferentes fôrmas e água flui. 

Nesta edição de **HSM Management**, celebramos o 30º aniversário da HSM Educação Executiva. E a reportagem especial sobre os últimos 30 anos do ensino de negócios traduz o princípio de “ser água” na prática. Provedores de educação como a HSM tiveram de permanentemente se adaptar às mutantes necessidades das empresas para ajudar os gestores a fluir nos mutantes contextos em que atuam. 

Simbolicamente, a capa desta revista é de um indivíduo que teve suas grandes conquistas na água: o megacampeão Michael Phelps, que guarda em algum lugar de sua casa uma coleção de 28 medalhas olímpicas, 23 delas de ouro, em um dos esportes mais competitivos do planeta. Phelps, que virá com seu megatécnico, Bob Bowman, à HSM Expo 2017, talvez seja o modelo de alta performance que todos deveríamos tentar seguir. Sua contínua busca da excelência é um mix da disciplina de treinamentos com a incrível capacidade de fluir – quando ele fala de visualização e relaxamento, está falando de limpar a mente para virar água, como diz Lee. 

Os artigos que abordam a nova geração de CEOs brasileiros e os desafios dos CFOs são prova cabal de que ser água é preciso. Esses profissionais são muito diferentes do padrão de cinco anos atrás. Nosso Dossiê, igualmente, mostra que os profissionais de marketing precisam mudar muito, neste mundo de pernas para o ar. Como meu amigo e empreendedor Pedro Waengertner escreveu no LinkedIn um dia desses, a turma do marketing está vivendo uma espécie de apocalipse zumbi, andando como mortos- -vivos em meio ao caos provocado por startups ousadíssimas (do tipo Helix, que é retratada aqui). 

Quem parece ter captado bem o espírito de apocalipse é Walter Longo, que estará conosco no HSM Summit de maio. Em entrevista exclusiva a nossa editora, Adriana, o CEO do Grupo Abril detalha o esforço de adaptar o negócio de mídia às rupturas proporcionadas pela internet. Ele está sendo água. 

Um assunto que me interessa em particular é o do blockchain e, para além do hype, publicamos uma análise do Boston Consulting Group sobre o que a nova tecnologia representa em termos de estratégia empresarial. Nesse caso, cada empresa precisará decidir se (ou quando) migrará do copo para a chaleira. 

Encerro compartilhando uma coincidência feliz: escrevo este texto na maternidade onde minha mulher deu à luz gêmeos – agora sou pai de quatro! Para mim, a chegada dos meninos enfatizou o simbolismo de Lee, uma vez que o milagre da vida acontece dentro d’água, no ambiente aquoso do útero. Talvez seja assim para os seres humanos aprenderem logo a se adaptar e a fluir, não é?

Compartilhar:

Artigos relacionados

Tecnologia & inteligencia artificial
2025

José Blatazar S. Osório de Andrade Guerra, professor e coordenador na Unisul, fundador e líder do Centro de Desenvolvimento Sustentável (Greens, Unisul)

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

Felipe Knijnik, diretor da BioPulse

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025
O PIX ABRIU PORTAS QUE ABRIRÃO MAIS PORTAS!

Carlos Netto, fundador e CEO da Matera

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

João Carlos da Silva Bizario e Gulherme Collin Soárez, respectivamente CMAO e CEO da Inspirali Educação.

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
5 de setembro de 2025
O maior desafio profissional hoje não é a tecnologia - é o tempo. Descubra como processos claros, IA consciente e disciplina podem transformar sobrecarga em produtividade real.

Diego Nogare

6 minutos min de leitura
Marketing & growth, Cultura organizacional, Inovação & estratégia, Liderança
4 de setembro de 2025
Inspirar ou limitar? O benchmark pode ser útil - até o momento em que te afasta da sua singularidade. Descubra quando olhar para fora deixa de fazer sentido.

Bruna Lopes de Barros

3 minutos min de leitura
Inovação
3 de setembro de 2025
Em entrevista com Rodrigo Magnago, Fernando Gama nos conta como a Docol tem despontado unindo a cultura do design na organização

Rodrigo Magnago

4 min de leitura
ESG, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
3 de setembro de 2025
O plástico nasceu como símbolo do progresso - hoje, desafia o futuro do planeta. Entenda como uma invenção de 1907 moldou a sociedade moderna e se tornou um dos maiores dilemas ambientais da nossa era.

Anna Luísa Beserra - CEO da SDW

0 min de leitura
Inovação & estratégia, Empreendedorismo, Tecnologia & inteligencia artificial
2 de setembro de 2025
Como transformar ciência em inovação? O Brasil produz muito conhecimento, mas ainda engatinha na conversão em soluções de mercado. Deep techs podem ser a ponte - e o caminho já começou.

Eline Casasola - CEO da Atitude Inovação

5 minutos min de leitura
Liderança, Empreendedorismo, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
1 de setembro de 2025
Imersão de mais de 10 horas em São Paulo oferece conteúdo de alto nível, mentorias com especialistas, oportunidades de networking qualificado e ferramentas práticas para aplicação imediata para mulheres, acelerando oportunidades para um novo paradigma econômico

Redação HSM Management

0 min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)