Sustentabilidade

Seu candidato conhece o Apolitical.co?

Nada de reinventar a roda, como muitos prometem. Um site confere mais eficiência à gestão dos governos ao conectar gestores públicos de todo o mundo e oferecer um espaço único para a troca de ideias e experiências entre eles.

Compartilhar:

É comum observar os governantes agirem como se precisassem, o tempo todo, “reinventar a roda”. E isso, acreditem, não acontece apenas no Brasil. Em todo o planeta, há uma tendência dos gestores públicos de encarar os desafios de seu país ou sua região como se fossem restritos a suas fronteiras. Isso se dá por ignorância em relação a experiências bem-sucedidas, pelo viés ideológico ou até mesmo por conta de interesses partidários.

Por isso, em tempos de eleição no Brasil, vale a pena conhecer o site Apolitical, criado como uma espécie de antídoto a esse mal que, muitas vezes, é o principal entrave à implementação de políticas mais adequadas ao enfrentamento dos grandes problemas de países e sociedades. A plataforma conecta os gestores públicos em uma rede global e oferece um espaço único para a troca de ideias e experiências entre eles.

“No mundo inteiro, milhares de homens e mulheres que trabalham no governo de suas regiões precisam lidar com problemas semelhantes. Geralmente, as soluções que eles encontram podem ser compartilhadas. No entanto, com os gestores públicos trabalhando sob a pressão do tempo e isolados em feudos, as boas ideias acabam confinadas a um país ou setor. Isso leva à duplicação de esforços, desperdício dos recursos dos contribuintes e serviços de pior qualidade para os cidadãos”, explica o site.

O Apolitical foi desenvolvido em 2015 por duas mulheres: Robyn Scott, que vinha de uma experiência bem-sucedida de formação de jovens na África do Sul, e Lisa Witter, que havia integrado o consellho municipal da cidade de Seattle, nos EUA. Quando se conheceram, ambas descobriram ter em comum a frustração diante da falta de informações no setor público. “Estamos sempre celebrando a inovação no setor privado. Queremos mostrar que os governos também têm seus heróis”, afirmou Robyn Scott em entrevista recente à revista _Fast Company._

Inicialmente o site trazia artigos e estudos de casos  avançados em políticas públicas. Granças ao aumento do número de usuários, juntamente com financiamento da União Europeia e investimentos de várias regiões do mundo, as fundadoras conseguiram expandir recentemente os serviços, incluindo a conexão e o compartilhamento de informações entre as pessoas, a partir de debates sobre problemas e soluções.

Atualmente o Apolitical se relaciona com gestores e servidores públicos, ONGs e parceiros de governos de mais de 120 países, incluindo o Brasil. “À medida que os governos precisam lidar com desafios crescentes e em maior número, políticas públicas inovadoras se tornam mais importantes do que nunca. Por isso, o site cumpre um papel tão importante”, atesta Aaron Maniam, que já ocupou um cargo de direção no ministério da Indústria e Comércio de Singapura.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Quando o corpo pede pausa e o negócio pede pressa

Entre liderança e gestação, uma lição essencial: não existe performance sustentável sem energia. Pausar não é fraqueza, é gestão – e admitir limites pode ser o gesto mais poderoso para cuidar de pessoas e negócios.

Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
15 de dezembro de 2025
Este artigo traz insights de um estudo global da Sodexo Brasil e fala sobre o poder de engajamento que traz a hospitalidade corporativa e como a falta dela pode impactar financeiramente empresas no mundo todo.

Hamilton Quirino - Vice-presidente de Operações da Sodexo

2 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Inovação & estratégia
12 de dezembro de 2025
Inclusão não é pauta social, é estratégia: entender a neurodiversidade como valor competitivo transforma culturas, impulsiona inovação e constrói empresas mais humanas e sustentáveis.

Marcelo Vitoriano - CEO da Specialisterne Brasil

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
11 de dezembro de 2025
Do status à essência: o luxo silencioso redefine valor, trocando ostentação por experiências que unem sofisticação, calma e significado - uma nova inteligência para marcas em tempos pós-excesso.

Daniel Skowronsky - Cofundador e CEO da NIRIN Branding Company

3 minutos min de leitura
Estratégia
10 de dezembro de 2025
Da Coreia à Inglaterra, da China ao Brasil. Como políticas públicas de design moldam competitividade, inovação e identidade econômica.

Rodrigo Magnago - CEO da RMagnago

17 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
9 de dezembro de 2025
Entre liderança e gestação, uma lição essencial: não existe performance sustentável sem energia. Pausar não é fraqueza, é gestão - e admitir limites pode ser o gesto mais poderoso para cuidar de pessoas e negócios.

Tatiana Pimenta - Fundadora e CEO da Vittude,

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
8 de dezembro de 2025
Com custos de saúde corporativa em alta, a telemedicina surge como solução estratégica: reduz sinistralidade, amplia acesso e fortalece o bem-estar, transformando a gestão de benefícios em vantagem competitiva.

Loraine Burgard - Cofundadora da h.ai

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Liderança
5 de dezembro de 2025
Em um mundo exausto, emoção deixa de ser fragilidade e se torna vantagem competitiva: até 2027, lideranças que integram sensibilidade, análise e coragem serão as que sustentam confiança, inovação e resultados.

Lisia Prado - Consultora e sócia da House of Feelings

5 minutos min de leitura
Finanças
4 de dezembro de 2025

Antonio de Pádua Parente Filho - Diretor Jurídico, Compliance, Risco e Operações no Braza Bank S.A.

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
3 de dezembro de 2025
A creators economy deixou de ser tendência para se tornar estratégia: autenticidade, constância e inovação são os pilares que conectam marcas, líderes e comunidades em um mercado digital cada vez mais colaborativo.

Gabriel Andrade - Aluno da Anhembi Morumbi e integrante do LAB Jornalismo e Fernanda Iarossi - Professora da Universidade Anhembi Morumbi e Mestre em Comunicação Midiática pela Unesp

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2 de dezembro de 2025
Modelos generativos são eficazes apenas quando aplicados a demandas claramente estruturadas.

Diego Nogare - Executive Consultant in AI & ML

4 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança