Assunto pessoal

Seu pensamento pode cansar e paralisar você

Paradoxos de pensamento nos levam a um estado de exaustão. Veja cinco paradoxos comuns que podem estar sugando sua energia num ciclo vicioso
Flávia Lippi é jornalista científica, empreendedora social, pesquisadora e criadora de conteúdos sobre neurociências e comportamento aplicado à pessoas e organizações, saúde mental, gestão emocional e inovação nas relações de trabalho. Publicou 13 livros e 8 best-sellers. Criou o método e plataforma A EQUAÇÃO.

Compartilhar:

É normal termos dias em que o cansaço toma conta, segundo os pesquisadores Dittner, Wessely e Brown, do King’s College London e da St. Thomas’ School of Medicine. Mas ficar exausto o tempo todo é um sinal de alerta. Muitas vezes, não é possível reconhecer por conta própria esse fenômeno, o que torna a situação ainda mais complexa. Acontece quando a tecnologia domina o dia a dia sem pausas, a agenda é ocupada por todos menos por você mesmo e há um descompasso entre o que o corpo pede e a cabeça manda. O sinal mais evidente são os ciclos de pensamento que constituem paradoxos sem fim, capturando a atenção e paralisando-o quando você deveria agir.

Para ajudar você a reconhecer esses sinais e agir a respeito, listo cinco paradoxos comuns:

__Paradoxo da atividade física.__ Após um longo dia de trabalho, muitas vezes com cansaço e estresse, é comum abandonar a rotina de exercícios físicos planejada (malhar na academia ou caminhada e o alongamento). A verdade é que, por mais que seja contraintuitivo, queimar energia reenergiza o corpo e prepara você para as atividades mais cansativas. Reflita: corpo e saúde são prioridades?

__Paradoxo do autocuidado.__ Cuidar de si mesmo pode se transformar em pressão constante para atingir o padrão de beleza considerado ideal pela sociedade. Particularmente na era da super-exposição da mídia. Quando o cuidado deixa de ser rotina de bem-estar e se torna obrigação de estar perfeito, vale uma reflexão.Você vive para quem?

__Paradoxo do autodesenvolvimento.__ Cobrar-se aprender pode cansar muito. E não conseguir alcançar os objetivos o frustrará. Há caminho melhor? As pesquisadoras Breines e Chen, da University of California em Berkeley, fizeram um experimento e descobriram um: ter mais autocompaixão e autoaceitação. Quanto mais as pessoas têm isso, mais motivadas a se desenvolver elas ficam. Então, reflita: o investimento em si mesmo é alinhado com seus valores pessoais e vem de um profundo desejo de se autoconhecer ou é só fruto de autocobranças excessivas e exigências sociais?

__Paradoxo da escolha.__ É comum acreditar que infinitas possibilidades trazem liberdade de escolha. Mas ter 1.001 oportunidades pode transformar o senso de liberdade em sensação de estar à deriva, agonia e culpa pelo peso da responsabilidade das escolhas. É como ver a foto de alguém na praia e pensar que está desperdiçando seus finais de semana estudando. O filósofo Jean-Paul Sartre resume esse paradoxo: “viver é ficar equilibrando o tempo todo escolhas e consequências”. Reflita: suas escolhas são fruto desse paradoxo ou do desejo de alcançar algo que você sonhou?

__Paradoxo da produtividade.__ Você acha que, quanto mais tarefas uma pessoa cumpre, maior produtividade ela tem? Não. O nome disso é produção. Para Steve Uzzell, autor de The One Thing, “cumprir várias tarefas de uma vez só é a oportunidade de estragar várias coisas ao mesmo tempo”. A verdadeira produtividade diz respeito à qualidade e ao valor das tarefas completadas. Olhe para a agenda que lota seu dia. Tem produção ou produtividade?

Convido você a analisar esses paradoxos sob três pilares: planos, objetivos, ações. Sempre que houver desalinhamento entre os três, o foco está onde não deveria. E vem o cansaço.

__Leia também: [Pensar cansa mesmo – a ciência confirma](https://www.revistahsm.com.br/post/pensar-cansa-mesmo-a-ciencia-confirma)__

Artigo publicado na HSM Management nº 154

Compartilhar:

Artigos relacionados

Inovação & estratégia, Empreendedorismo, Tecnologia & inteligencia artificial
2 de setembro de 2025
Como transformar ciência em inovação? O Brasil produz muito conhecimento, mas ainda engatinha na conversão em soluções de mercado. Deep techs podem ser a ponte - e o caminho já começou.

Eline Casasola - CEO da Atitude Inovação

5 minutos min de leitura
Liderança, Empreendedorismo, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
1 de setembro de 2025
Imersão de mais de 10 horas em São Paulo oferece conteúdo de alto nível, mentorias com especialistas, oportunidades de networking qualificado e ferramentas práticas para aplicação imediata para mulheres, acelerando oportunidades para um novo paradigma econômico

Redação HSM Management

0 min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
1 de setembro de 2025
Na era da creator economy, influência não é mais sobre alcance - é sobre confiança. Você já se deu conta como os influenciadores se tornaram ativos estratégicos no marketing contemporâneo? Eles conectam dados, propósito e performance. Em um cenário cada vez mais automatizado, é a autenticidade que converte.

Salomão Araújo - VP Comercial da Rakuten Advertising no Brasil

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Liderança
29 de agosto de 2025
Estamos entrando na temporada dos planos estratégicos - mas será que o que chamamos de “estratégia” não é só mais uma embalagem bonita para táticas antigas? Entenda o risco do "strategy washing" e por que repensar a forma como construímos estratégia é essencial para navegar futuros possíveis com mais consciência e adaptabilidade.

Lilian Cruz, Cofundadora da Ambidestra

4 minutos min de leitura
Empreendedorismo, Inovação & estratégia
28 de agosto de 2025
Startups lideradas por mulheres estão mostrando que inovação não precisa ser complexa - precisa ser relevante. Já se perguntou: por que escutar as necessidades reais do mercado é o primeiro passo para empreender com impacto?

Ana Fontes - Empreendedora social, fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME) e do Instituto RME

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Tecnologia & inteligencia artificial
26 de agosto de 2025
Em um universo do trabalho regido pela tecnologia de ponta, gestores e colaboradores vão obrigatoriamente colocar na dianteira das avaliações as habilidades humanas, uma vez que as tarefas técnicas estarão cada vez mais automatizadas; portanto, comunicação, criatividade, pensamento crítico, persuasão, escuta ativa e curiosidade são exemplos desse rol de conceitos considerados essenciais nesse início de século.

Ivan Cruz, cofundador da Mereo, HR Tech

4 minutos min de leitura
Inovação
25 de agosto de 2025
A importância de entender como o design estratégico, apoiado por políticas públicas e gestão moderna, impulsiona o valor real das empresas e a competitividade de nações como China e Brasil.

Rodrigo Magnago

9 min de leitura
Cultura organizacional, ESG, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
25 de agosto de 2025
Assédio é sintoma. Cultura é causa. Como ambientes de trabalho ainda normalizam comportamentos abusivos - e por que RHs, líderes e áreas jurídicas precisam deixar a neutralidade de lado e assumir o papel de agentes de transformação. Respeito não pode ser negociável!

Viviane Gago, Facilitadora em desenvolvimento humano

5 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Estratégia, Inovação & estratégia, Tecnologia e inovação
22 de agosto de 2025
Em tempos de alta complexidade, líderes precisam de mais do que planos lineares - precisam de mapas adaptativos. Conheça o framework AIMS, ferramenta prática para navegar ambientes incertos e promover mudanças sustentáveis sem sufocar a emergência dos sistemas humanos.

Manoel Pimentel - Chief Scientific Officer na The Cynefin Co. Brazil

8 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Finanças, Marketing & growth
21 de agosto de 2025
Em tempos de tarifas, volta de impostos e tensão global, marcas que traduzem o cenário com clareza e reforçam sua presença local saem na frente na disputa pela confiança do consumidor.

Carolina Fernandes, CEO do hub Cubo Comunicação e host do podcast A Tecla SAP do Marketês

4 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança