Uncategorized

Transformação social pós-crise

A economia é o foco das medidas de curto prazo. No médio e longo prazos, porém, A mudança será na sociedade
Edward Tse é fundador e CEO da Gao Feng Advisory Company, uma empresa de consultoria de estratégia e gestão com raízes na China.

Compartilhar:

Conforme a pandemia de Covid-19 se espalha pelo mundo, perdas humanas e econômicas escalam, obrigando governos e empresas a agir. Na China, o governo está investindo e incentivando políticas para estimular a macroeconomia em setores específicos para resolver questões de curto prazo. Mas, em médio e longo prazos, uma China bem diferente deve emergir.

A pandemia está revelando problemas sociais de muito tempo na China. Muitas lacunas cruciais que foram expostas devem ser preenchidas, por isso o país vai precisar ampliar seu escopo de desenvolvimento para além da economia. O governo central deve chamar para discussão todas as províncias, visando ampliar o foco em agendas públicas, e especialmente na saúde.

Isso também indica a necessidade de maior colaboração entre setores público e privado. A construção épica de dois hospitais especializados em Wuhan – um em 10 dias e outro, em 14 – foi uma demonstração do poder das parcerias público-privadas (PPPs).

A China dará um grande passo no sentido de melhorar suas cidades inteligentes para a próxima geração. Essas cidades do futuro devem se tornar mais conectadas e inteligentes em transporte, cadeia de fornecimento, gestão de emergência e desastres – tarefa muito complexa que vai exigir que o sistema de saúde inteiro esteja integrado por big data. As PPPs vão surgir porque, enquanto o setor público oferece orientação, recursos e escala, as empresas trazem inovação, velocidade e agilidade, assim como o espírito de “botar a mão na massa”.

Os padrões socioeconômicos da China também estão mudando: o consumo está migrando de offline para online, e aplicações comerciais de novas tecnologias em 5G, inteligência artificial, robótica e internet das coisas também estão acelerando. Uma nova infraestrutura digital vai surgir no país todo.

Novos modelos de negócio relativos aos modos de interações também vão emergir, especialmente em setores como logística, automação, trabalho distribuído, entretenimento, varejo e educação. Nos setores de logística e robótica, interações humano-máquina e máquina-máquina vão acelerar. Por exemplo, no recém-construído 

Hospital Huoshenshan, em Wuhan, robôs entregam comida e remédios, esterilizam o ambiente e realizam o diagnóstico primário. 

Cada vez mais, negócios tradicionalmente offline vão passar para online, incluindo varejo e educação. A fusão de serviços offline e online como modelo de negócio serão cada vez mais comuns. Hoje, uma enorme porção da população chinesa está trabalhando remotamente pela primeira vez. WeChat Work, DingTalk e outras ferramentas de trabalho remoto estão se tornando mais populares que nunca.

A pandemia de Covid-19 criou desafios e oportunidades únicos e de longo prazo. Em curto prazo, negócios que operam na e com a China vão enfrentar mais incerteza em áreas como produção industrial, cadeia de fornecimento e interface com o consumidor. No médio e longo prazos, cabe à China se reinventar e priorizar o bem-estar social em sua agenda nacional. Novos padrões de consumo, progresso tecnológico e inovações comerciais virão, transformando ainda mais o ambiente de negócios.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Inovação
3 de setembro de 2025
Em entrevista com Rodrigo Magnago, Fernando Gama nos conta como a Docol tem despontado unindo a cultura do design na organização

Rodrigo Magnago

4 min de leitura
ESG, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
3 de setembro de 2025
O plástico nasceu como símbolo do progresso - hoje, desafia o futuro do planeta. Entenda como uma invenção de 1907 moldou a sociedade moderna e se tornou um dos maiores dilemas ambientais da nossa era.

Anna Luísa Beserra - CEO da SDW

0 min de leitura
Inovação & estratégia, Empreendedorismo, Tecnologia & inteligencia artificial
2 de setembro de 2025
Como transformar ciência em inovação? O Brasil produz muito conhecimento, mas ainda engatinha na conversão em soluções de mercado. Deep techs podem ser a ponte - e o caminho já começou.

Eline Casasola - CEO da Atitude Inovação

5 minutos min de leitura
Liderança, Empreendedorismo, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
1 de setembro de 2025
Imersão de mais de 10 horas em São Paulo oferece conteúdo de alto nível, mentorias com especialistas, oportunidades de networking qualificado e ferramentas práticas para aplicação imediata para mulheres, acelerando oportunidades para um novo paradigma econômico

Redação HSM Management

0 min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
1 de setembro de 2025
Na era da creator economy, influência não é mais sobre alcance - é sobre confiança. Você já se deu conta como os influenciadores se tornaram ativos estratégicos no marketing contemporâneo? Eles conectam dados, propósito e performance. Em um cenário cada vez mais automatizado, é a autenticidade que converte.

Salomão Araújo - VP Comercial da Rakuten Advertising no Brasil

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Liderança
29 de agosto de 2025
Estamos entrando na temporada dos planos estratégicos - mas será que o que chamamos de “estratégia” não é só mais uma embalagem bonita para táticas antigas? Entenda o risco do "strategy washing" e por que repensar a forma como construímos estratégia é essencial para navegar futuros possíveis com mais consciência e adaptabilidade.

Lilian Cruz, Cofundadora da Ambidestra

4 minutos min de leitura
Empreendedorismo, Inovação & estratégia
28 de agosto de 2025
Startups lideradas por mulheres estão mostrando que inovação não precisa ser complexa - precisa ser relevante. Já se perguntou: por que escutar as necessidades reais do mercado é o primeiro passo para empreender com impacto?

Ana Fontes - Empreendedora social, fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME) e do Instituto RME

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Tecnologia & inteligencia artificial
26 de agosto de 2025
Em um universo do trabalho regido pela tecnologia de ponta, gestores e colaboradores vão obrigatoriamente colocar na dianteira das avaliações as habilidades humanas, uma vez que as tarefas técnicas estarão cada vez mais automatizadas; portanto, comunicação, criatividade, pensamento crítico, persuasão, escuta ativa e curiosidade são exemplos desse rol de conceitos considerados essenciais nesse início de século.

Ivan Cruz, cofundador da Mereo, HR Tech

4 minutos min de leitura
Inovação
25 de agosto de 2025
A importância de entender como o design estratégico, apoiado por políticas públicas e gestão moderna, impulsiona o valor real das empresas e a competitividade de nações como China e Brasil.

Rodrigo Magnago

9 min de leitura
Cultura organizacional, ESG, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
25 de agosto de 2025
Assédio é sintoma. Cultura é causa. Como ambientes de trabalho ainda normalizam comportamentos abusivos - e por que RHs, líderes e áreas jurídicas precisam deixar a neutralidade de lado e assumir o papel de agentes de transformação. Respeito não pode ser negociável!

Viviane Gago, Facilitadora em desenvolvimento humano

5 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)