Sustentabilidade

Uma Inovação Alternativa

O especialista Dan Breznitz afirma que os países precisam estimular a inovação incremental e buscar o desenvolvimento sustentável com isso

Compartilhar:

O codiretor do laboratório de políticas de inovação da canadense University of Toronto, Dan Breznitz, não tem dúvida: o Vale do Silício não é o modelo mais apropriado de inovação a ser copiado pelos países – cria empresas em vez de tecnologias e não gera empregos. 

Autor do livro Innovation and the State e conselheiro de governos e multinacionais para a formulação de políticas de ciência, tecnologia e inovação, ele recentemente defendeu, na revista Rotman Management, a inovação incremental. 

**O sr. diz que o Vale do Silício não é o melhor modelo de inovação a ser seguido pelos países? Por quê?**

O Vale do Silício não cria tecnologias; cria empresas. É como um esquema de loteria, em que todos querem apostar na startup certa e se tornar bilionários. 

No início, as companhias instaladas na região, como a Apple e a HP, fabricavam produtos reais, tangíveis, e geravam muitos empregos. Porém isso não acontece mais. As novas empresas do Vale do Silício se dedicam ao desenvolvimento e ao design, mas a fabricação dos componentes de seus produtos acontece longe dali – na China, por exemplo. Os poucos empregos criados são voltados para profissionais altamente capacitados. Esse é um modelo que perpetua desigualdades sociais. 

**Coreia do Sul e Alemanha oferecem modelos mais adequados, então?**

Sim. Esses países estimulam um tipo específico de inovação, que podemos chamar de incremental ou de processos. Não se trata apenas de inventar produtos, mas de aprimorá-los constantemente. 

Dessa maneira, é possível criar muito mais empregos, com base em trabalhadores industriais qualificados e no aumento permanente da produtividade, por meio da educação. É o melhor caminho para o crescimento sustentável e para a geração de riqueza de modo mais equânime. 

**Como o sr. avalia a inovação em seu país, o Canadá?**

Nosso governo parece acreditar que, se há uma boa política educacional e uma política adequada de pesquisa e desenvolvimento, a inovação acontece sozinha. E não é assim. 

Por isso, o Canadá possui um dos maiores potenciais mundiais para a inovação e tem obtido avanços importantes no campo científico, mas a inovação não acontece para valer, porque inovação tem de acontecer no mundo dos negócios. É fundamental que as empresas possam criar, desenvolver e aprimorar produtos e serviços e tenham capacidade de competir no mercado. 

**Qual o papel dos governos e das empresas?**

Os governos devem criar um ambiente em que faça sentido, do ponto de vista dos negócios, investir em inovação. Às empresas cabe descobrir como transformar o esforço inovador em rotina.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Relacionamentos geram resultados

Em tempos de alta performance e tecnologia, o verdadeiro diferencial está na empatia: um ativo invisível que transforma vínculos em resultados.

Tecnologia & inteligencia artificial
2025

José Blatazar S. Osório de Andrade Guerra, professor e coordenador na Unisul, fundador e líder do Centro de Desenvolvimento Sustentável (Greens, Unisul)

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

Felipe Knijnik, diretor da BioPulse

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025
O PIX ABRIU PORTAS QUE ABRIRÃO MAIS PORTAS!

Carlos Netto, fundador e CEO da Matera

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

João Carlos da Silva Bizario e Gulherme Collin Soárez, respectivamente CMAO e CEO da Inspirali Educação.

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
5 de setembro de 2025
O maior desafio profissional hoje não é a tecnologia - é o tempo. Descubra como processos claros, IA consciente e disciplina podem transformar sobrecarga em produtividade real.

Diego Nogare

6 minutos min de leitura
Marketing & growth, Cultura organizacional, Inovação & estratégia, Liderança
4 de setembro de 2025
Inspirar ou limitar? O benchmark pode ser útil - até o momento em que te afasta da sua singularidade. Descubra quando olhar para fora deixa de fazer sentido.

Bruna Lopes de Barros

3 minutos min de leitura
Inovação
3 de setembro de 2025
Em entrevista com Rodrigo Magnago, Fernando Gama nos conta como a Docol tem despontado unindo a cultura do design na organização

Rodrigo Magnago

4 min de leitura
ESG, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
3 de setembro de 2025
O plástico nasceu como símbolo do progresso - hoje, desafia o futuro do planeta. Entenda como uma invenção de 1907 moldou a sociedade moderna e se tornou um dos maiores dilemas ambientais da nossa era.

Anna Luísa Beserra - CEO da SDW

0 min de leitura
Inovação & estratégia, Empreendedorismo, Tecnologia & inteligencia artificial
2 de setembro de 2025
Como transformar ciência em inovação? O Brasil produz muito conhecimento, mas ainda engatinha na conversão em soluções de mercado. Deep techs podem ser a ponte - e o caminho já começou.

Eline Casasola - CEO da Atitude Inovação

5 minutos min de leitura
Liderança, Empreendedorismo, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
1 de setembro de 2025
Imersão de mais de 10 horas em São Paulo oferece conteúdo de alto nível, mentorias com especialistas, oportunidades de networking qualificado e ferramentas práticas para aplicação imediata para mulheres, acelerando oportunidades para um novo paradigma econômico

Redação HSM Management

0 min de leitura