Sustentabilidade

4º lugar: Go Epik

Com inspiração na manufatura enxuta, essa startup curitibana oferece uma plataforma de indústria 4.0 para as empresas enxergarem seus processos e tomarem melhores decisões sobre eles

Compartilhar:

Wellington Moscon, Priscila dos Santos, Lucas Straub e Ramon F. da Cruz Ferreira fundaram a Go Epik em Curitiba (PR) para oferecer às empresas uma plataforma de tecnologias de indústria 4.0 que desse visibilidade a seus diversos processos e facilitasse a tomada de decisão em relação a eles.

Apoiada pela Oxigênio, a aceleradora ligada à seguradora Porto Seguro, a Go Epik rapidamente começou a trabalhar com grandes empresas. Entre elas, estão Grupo Saint Gobain, Grupo Boticário, BR Foods, Renault, Eaton, a própria Porto Seguro e a CPFL. Agora, vem iniciando o processo de internacionalização, já tendo estabelecido algumas parcerias no exterior. O cofundador e CEO Welling ton Moscon deu entrevista a HSM Management sobre os diferenciais da empresa.

**FATOS E NÚMEROS**

* Fundada em 2017 em Curitiba (PR)
* 9 funcionários
* US$ 50 mil de investimentos
* 1º lugar na categoria indústria

**QUE PROBLEMA VOCÊS RESOLVEM PARA AS EMPRESAS?**

Por meio de tecnologias como realidade aumentada, machine learning, IoT e visão computacional, nossa plataforma integra os setores de manutenção, segurança, qualidade, saúde e meio ambiente das empresas, e suas práticas de cost deployment [método para realização do orçamento] e treinamento. Assim damos inteligência e visibilidade aos processos e apoiamos os gestores na tomada de decisão em tempo real em relação a eles. Nossa inspiração é o lean manufacturing. 

**QUAL É SEU MAIOR DIFERENCIAL?**

Onde mais nos diferenciamos é nos algoritmos proprietários de predição de segurança e manutenção. E também se destaca o fato de nossa plataforma de indústria 4.0 ser realmente escalável, ter foco em inteligência de processos e ser de fácil integração a outros sistemas.

**COMO A EMPRESA NASCEU?**

Um dia, percebemos o poder transformador que a indústria 4.0 terá na indústria brasileira e mundial e decidimos colaborar com essa mudança.

**QUAIS AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS?**

A principal dificuldade continua sendo o relacionamento com as grandes empresas no que se refere ao ciclo de vendas, compras e pagamento.

**QUAIS OS PRINCIPAIS RESULTADOS ATÉ AGORA E OS PRÓXIMOS PASSOS?**

O início de grandes projetos, como o projeto pioneiro em nível mundial junto à Saint-Gobain com foco em predição de segurança, foi a principal conquista até agora. Nosso próximo passo é iniciar a exportação de nossa tecnologia.

**QUAL É A AMBIÇÃO PARA DAQUI A CINCO ANOS?**

Não é pequena. Estamos dispostos a ser a principal plataforma do mundo com foco em indústria 4.0 e inteligência de processos.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Bem-estar & saúde
15 de outubro de 2025
Cuidar da saúde mental virou pauta urgente - nas empresas, nas escolas, nas nossas casas. Em um mundo acelerado e hiperexposto, desacelerar virou ato de coragem.

Viviane Mansi - Conselheira de empresas, mentora e professora

3 minutos min de leitura
Marketing & growth
14 de outubro de 2025
Se 90% da decisão de compra acontece antes do primeiro contato, por que seu time ainda espera o cliente bater na porta?

Mari Genovez - CEO da Matchez

3 minutos min de leitura
ESG
13 de outubro de 2025
ESG não é tendência nem filantropia - é estratégia de negócios. E quando o impacto social é parte da cultura, empresas crescem junto com a sociedade.

Ana Fontes - Empreendeedora social, fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME) e do Instituto RME

3 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Estratégia
10 de outubro de 2025
Com mais de um século de história, a Drogaria Araujo mostra que longevidade empresarial se constrói com visão estratégica, cultura forte e design como motor de inovação.

Rodrigo Magnago

6 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Liderança
9 de outubro de 2025
Em tempos de alta performance e tecnologia, o verdadeiro diferencial está na empatia: um ativo invisível que transforma vínculos em resultados.

Laís Macedo, Presidente do Future is Now

3 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Bem-estar & saúde, Finanças
8 de outubro de 2025
Aos 40, a estabilidade virou exceção - mas também pode ser o início de um novo roteiro, mais consciente, humano e possível.

Lisia Prado, sócia da House of Feelings

5 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
7 de outubro de 2025
O trabalho flexível deixou de ser tendência - é uma estratégia de RH para atrair talentos, fortalecer a cultura e impulsionar o desempenho em um mundo que já mudou.

Natalia Ubilla, Diretora de RH no iFood Pago e iFood Benefícios

7 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
6 de outubro de 2025
Como a evolução regulatória pode redefinir a gestão de pessoas no Brasil

Tatiana Pimenta, CEO da Vittude

4 minutos min de leitura
Liderança, Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
3 de outubro de 2025
Ser CEO é mais que ocupar o topo - para mulheres, é desafiar estereótipos e transformar a liderança em espaço de pertencimento e impacto.

Giovana Pacini, Country Manager da Merz Aesthetics® Brasil

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
3 de outubro de 2025
A IA está redefinindo o trabalho - e cabe ao RH liderar a jornada que equilibra eficiência tecnológica com desenvolvimento humano e cultura organizacional.

Michelle Cascardo, Latam Sr Sales Manager na Deel

5 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)