Uncategorized

A chave é o apoio aos clientes

O maior segredo do sucesso empresarial continua a ser o fortalecimento de sua cadeia de consumo, como já mostrou Henry Ford
É CEO da Martins Comércio e Serviços de Distribuição, empresa do grupo Martins que fatura US$ 1,3 bilhão ao ano e emprega 5,2 mil pessoas. O grupo inclui banco, seguradora e supermercados, entre outras organizações.

Compartilhar:

Nossa visão empresarial, no Grupo Martins, pode ser resumida de maneira muito simples: se o varejo brasileiro não se desenvolver, nós, como grupo atacadista, não nos desenvolvemos também. Estamos juntos. 

O Martins não é uma empresa que apareça muito para o consumidor final, mas acredite: em algum momento, em um estabelecimento comercial perto de sua casa, você já comprou algo que chegou àquela prateleira por meio do Martins. Nossa empresa atacadista atua em todas as regiões brasileiras há 61 anos. 

Atribuímos essa presença capilar no País a um fator competitivo, que sozinho é mais importante que todos os outros somados: nosso profundo conhecimento do pequeno varejo brasileiro e seus empreendedores. Nós ficamos cada vez mais próximos deles, oferecemos oportunidades de crescimento, os apoiamos, desenvolvemos e incentivamos. Internamente traduzimos isso como SIM, o Sistema Integrado Martins. 

Trata-se de um grupo de empresas com estratégias que desenvolvem proativamente a cadeia de consumo. O SIM tanto oferece aos clientes varejistas soluções que respeitam as características, cultura e tradições de suas regiões como lhes agrega valor – não só com os produtos propriamente ditos, mas com tecnologia, treinamento e apoio financeiro. 

As soluções oferecidas em sinergia pelas empresas do SIM têm um objetivo claro: criar condições para melhorar, de maneira constante, o desempenho e o crescimento rentável e sustentável de toda a nossa cadeia de consumo. 

Quer alguns exemplos? Disponibilizamos nosso satélite para que os pequenos varejistas possam aceitar qualquer Walter Faria É CEO da Martins Comércio e Serviços de Distribuição, empresa do grupo Martins que fatura US$ 1,3 bilhão ao ano e emprega 5,2 mil pessoas. O grupo inclui banco, seguradora e supermercados, entre outras organizações.

Cartão de crédito com mais rapidez. Com isso, eles podem receber contas de luz, água etc. de seus clientes, em nome da fidelização, ou oferecer recarga para os celulares pré-pagos (sendo comissionados para tal). 

Nossa já elevada capacidade de planejar em conjunto com a indústria conseguiu ser superada por nossa capacidade de executar em conjunto com o varejo. Estamos convencidos de que, qualquer que seja o segmento de atividade, só uma cadeia de consumo fortalecida pode fazer um negócio se desenvolver. 

Henry Ford ensinou ao mundo essa lição, ao pagar bem seus funcionários para que comprassem seus carros. No Martins, nós a aprendemos faz tempo.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Cultura organizacional, Bem-estar & saúde, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
15 de setembro de 2025
O luto não pede licença - e também acontece dentro das empresas. Falar sobre dor é parte de construir uma cultura organizacional verdadeiramente humana e segura.

Virginia Planet - Sócia e consultora da House of Feelings

2 minutos min de leitura
Marketing & growth, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
12 de setembro de 2025
O futuro do varejo já está digitando na sua tela. O WhatsApp virou canal de vendas, atendimento e fidelização - e está redefinindo a experiência do consumidor brasileiro.

Leonardo Bruno Melo - Global head of sales da Connectly

4 minutos min de leitura
Liderança, Cultura organizacional, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
11 de setembro de 2025
Agilidade não é sobre seguir frameworks - é sobre gerar valor. Veja como OKRs e Team Topologies podem impulsionar times de produto sem virar mais uma camada de burocracia.

João Zanocelo - VP de Produto e Marketing e cofundador da BossaBox

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, compliance, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Liderança
10 de setembro de 2025
Ambientes tóxicos nem sempre vêm da cultura - às vezes, vêm de uma única pessoa. Entenda como identificar e conter comportamentos silenciosos que desestabilizam equipes e ameaçam a saúde organizacional.

Tatiana Pimenta - CEO da Vittude

5 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
9 de setembro de 2025
Experiência também é capital. O ROEx propõe uma nova métrica para valorizar o repertório acumulado de profissionais em times multigeracionais - e transforma diversidade etária em vantagem estratégica.

Fran Winandy e Martin Henkel

10 minutos min de leitura
Inovação
8 de setembro de 2025
No segundo episódio da série de entrevistas sobre o iF Awards, Clarissa Biolchini, Head de Design & Consumer Insights da Electrolux nos conta a estratégia por trás de produtos que vendem, encantam e reinventam o cuidado doméstico.

Rodrigo Magnago

2 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

José Blatazar S. Osório de Andrade Guerra, professor e coordenador na Unisul, fundador e líder do Centro de Desenvolvimento Sustentável (Greens, Unisul)

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

Felipe Knijnik, diretor da BioPulse

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025
O PIX ABRIU PORTAS QUE ABRIRÃO MAIS PORTAS!

Carlos Netto, fundador e CEO da Matera

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

João Carlos da Silva Bizario e Gulherme Collin Soárez, respectivamente CMAO e CEO da Inspirali Educação.

0 min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)