Liderança

#ConversasCorajosas: assédio moral

Como lidar ao sofrer ou presenciar situações de constrangimento e humilhação dentro do ambiente de trabalho? Esse é o tema do terceiro episódio da websérie #ConversasCorajosas

Compartilhar:

![](https://revista-hsm-public.s3.amazonaws.com/uploads/ff84e56d-f26c-466b-986d-022710b21602.jpeg)

Qual o limite entre a piada e a ofensa? O que diferencia uma cobrança incisiva de uma situação de humilhação? Há quem diga que o mundo está ficando muito chato, politicamente correto demais. Será? No terceiro episódio de #ConversasCorajosas convidamos a psicóloga Eliana Audi, presidente da Auster Assistência em Situações de Crise, para nos ajudar com mais um tema bastante espinhoso dentro das organizações: assédio moral.

Definido como a exposição de alguém a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, o assédio moral causa danos emocionais e pode levar o indivíduo a desenvolver doenças psicológicas severas. “Oferecer apoio emocional ao colaborador é o desejo das empresas que nos procuram e, sem dúvida, esse já é um primeiro passo para encarar com seriedade problemas graves como o assédio moral”, comenta Audi sobre os programas de apoio pessoal, um dos serviços prestados pela Auster.

“Há 34 anos, quando começamos a falar sobre apoio emocional nas empresas, a aceitação por parte da alta liderança era baixíssima. Hoje, a percepção de que a empresa não só pode como deve cuidar da saúde mental de seus colaboradores mudou radicalmente”, diz Audi. E completa: “Agora, as empresas também nos procuram quando estão implementando políticas de diversidade e inclusão, no intuito de garantir o acolhimento desses grupos minorizados e também monitorar situações de risco emocional para todos da organização”.

Quer saber mais? Confira abaixo o que você vai encontrar nesse novo episódio de #ConversasCorajosas.

* Como identificar situações reais de assédio moral?
* Quais os riscos emocionais que as pessoas correm ao serem expostas a situações humilhantes e constrangedoras?
* O que o colaborador deve fazer ao sofrer ou presenciar situações como essa?
* O que as empresas devem fazer para garantir que o assédio moral seja reportado de uma maneira adequada?
* O que é e como implementar um programa de apoio pessoal? 
* Por que as empresas devem investir nesse tipo de programa?  

![](https://revista-hsm-public.s3.amazonaws.com/uploads/bc6e7500-311d-434c-914d-ad31712b631a.png)

Compartilhar:

Artigos relacionados

Quando o corpo pede pausa e o negócio pede pressa

Entre liderança e gestação, uma lição essencial: não existe performance sustentável sem energia. Pausar não é fraqueza, é gestão – e admitir limites pode ser o gesto mais poderoso para cuidar de pessoas e negócios.

Bem-estar & saúde
4 de novembro de 2025
Na era da hiperconexão, encerrar o expediente virou um ato estratégico - porque produtividade sustentável exige pausas, limites e líderes que valorizam o tempo como ativo de saúde mental.

Tatiana Pimenta - Fundadora e CEO da Vittude

3 minutos min de leitura
Liderança
3 de novembro de 2025
Em um mundo cada vez mais automatizado, liderar com empatia, propósito e presença é o diferencial que transforma equipes, fortalece culturas e impulsiona resultados sustentáveis.

Carlos Alberto Matrone - Consultor de Projetos e Autor

7 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
1º de novembro de 2025
Aqueles que ignoram os “Agentes de IA” podem descobrir em breve que não foram passivos demais, só despreparados demais.

Atila Persici Filho - COO da Bolder

8 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
31 de outubro de 2025
Entenda como ataques silenciosos, como o ‘data poisoning’, podem comprometer sistemas de IA com apenas alguns dados contaminados - e por que a governança tecnológica precisa estar no centro das decisões de negócios.

Rodrigo Pereira - CEO da A3Data

6 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
30 de ouutubro de 2025
Abandonando o papel de “caçador de bugs” e se tornando um “arquiteto de testes”: o teste como uma função estratégica que molda o futuro do software

Eric Araújo - QA Engineer do CESAR

7 minutos min de leitura
Liderança
29 de outubro de 2025
O futuro da liderança não está no controle, mas na coragem de se autoconhecer - porque liderar os outros começa por liderar a si mesmo.

José Ricardo Claro Miranda - Diretor de Operações da Paschoalotto

2 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
28 de outubro 2025
A verdadeira virada digital não começa com tecnologia, mas com a coragem de abandonar velhos modelos mentais e repensar o papel das empresas como orquestradoras de ecossistemas.

Lilian Cruz - Fundadora da Zero Gravity Thinking

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
27 de outubro de 2025
Programas corporativos de idiomas oferecem alto valor percebido com baixo custo real - uma estratégia inteligente que impulsiona engajamento, reduz turnover e acelera resultados.

Diogo Aguilar - Fundador e Diretor Executivo da Fluencypass

4 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Inovação & estratégia
25 de outubro de 2025
Em empresas de capital intensivo, inovar exige mais do que orçamento - exige uma cultura que valorize a ambidestria e desafie o culto ao curto prazo.

Atila Persici Filho e Tabatha Fonseca

17 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
24 de outubro de 2025
Grandes ideias não falham por falta de potencial - falham por falta de método. Inovar é transformar o acaso em oportunidade com observação, ação e escala.

Priscila Alcântara e Diego Souza

6 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança