Direto ao ponto

E se a Great Resignation fosse uma grande oportunidade?

Esse é um dos olhares proposto para lidar com o movimento de demissão em massa que afeta cada vez mais o Brasil

Compartilhar:

A Great Resignation avança no Brasil. Desde janeiro, são mais de 500 mil pedidos de demissão por mês, segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). O movimento é visto também pelos diretores de RH ouvidos pelo Blue Management Institute para o estudo “Grande renúncia – A onda demissionária resignada no Brasil”, concordam. A situação, porém, não é para pânico.

Ao observar os principais gaps de engajamento nos EUA, a *CEO Magazine* propôs cinco abordagens que podem tornar a empresa um centro de atração de talentos.

1. __Reavaliar remuneração e benefícios:__ garantir que ela seja competitiva e justa, personalizar benefícios de saúde e oferecer mecanismos de poupança e aposentadoria ajudam a trazer segurança nesses momentos de crise.
2. __Favorecer a flexibilidade:__ com a preferência pelos modelos remoto ou hí-
brido, dar mais flexibilidade para as pessoas trabalharem onde e quando quiserem se torna uma vantagem competitiva significativa na disputa por talentos frente a concorrentes mais rígidos.
3. __Motivar e inspirar:__ neste momento em que os trabalhadores estão reavaliando carreira e habilidades, a liderança pode adotar várias abordagens. Uma é ajudar as pessoas a identificarem oportunidades de carreira na própria organização. No campo do desenvolvimento, pode-se oferecer orientação, coaching e opções de aprendizado individualizado. Mecanismos mais inovadores, como rotinas mais flexíveis – com períodos de trabalho mais intenso em alguns momentos e carga menor em outros, atendendo necessidades da vida pessoal – pode ser o elemento que falta para um funcionário ficar na empresa.
4. __Cultivar a conexão:__ depois de tanto tempo afastadas, as pessoas estão famintas por conexão humana. Isso significa incluir no seu estilo gerencial algumas práticas que ajudem a cuidar da saúde mental do grupo, como boas doses de conexão humana e de empatia. Aproveite as reuniões, sejam elas presenciais ou remotas, como oportunidades de conexão entre os membros do time. Use recursos de conexão, como check-ins, que ajudem e permitam que os funcionários se sintam vistos, ouvidos e compreendidos.
5. __Impulsionar a resiliência:__ para reduzir o estresse e aumentar a resiliência das pessoas, é importante olhar para um conjunto que vai de aspectos ligados à carga de trabalho até saúde mental, bem-estar e apoio financeiro. Adote comportamentos que apoiam essa mentalidade de resiliência, como praticidade, agilidade, compaixão e transparência, que estimulam uma cultura de trabalho segura, inclusiva e, acima de tudo, equitativa.

__Leia mais: [Respostas de combate à inflação podem ser diferencial estratégico no longo prazo](https://www.revistahsm.com.br/post/resposta-de-combate-a-inflacao-podem-ser-diferencial-estrategico-no-longo)__

Compartilhar:

Artigos relacionados

Reaprender virou a palavra da vez

Reaprender não é um luxo – é sobrevivência. Em um mundo que muda mais rápido do que nossas certezas, quem não reorganiza seus próprios circuitos mentais fica preso ao passado. A neurociência explica por que essa habilidade é a verdadeira vantagem competitiva do futuro.

Liderança, Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
3 de outubro de 2025
Ser CEO é mais que ocupar o topo - para mulheres, é desafiar estereótipos e transformar a liderança em espaço de pertencimento e impacto.

Giovana Pacini, Country Manager da Merz Aesthetics® Brasil

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
3 de outubro de 2025
A IA está redefinindo o trabalho - e cabe ao RH liderar a jornada que equilibra eficiência tecnológica com desenvolvimento humano e cultura organizacional.

Michelle Cascardo, Latam Sr Sales Manager na Deel

5 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
2 de outubro de 2025
Na indústria automotiva, a IA Generativa não é mais tendência - é o motor da próxima revolução em eficiência, personalização e experiência do cliente.

Lorena França - Hub Mobilidade do Learning Village

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

Chico Araújo - Diretor-executivo do Instituto Inteligência Artificial de Verdade - IAV e Cofundador do The Long Game

10 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
1º de outubro de 2025
No mundo pós-IA, profissionais 50+ são mais que relevantes - são pontes vivas entre gerações, capazes de transformar conhecimento em vantagem competitiva.

Cris Sabbag - COO da Talento Sênior

4 minutos min de leitura
Inovação
30 de setembro
O Brasil tem talento reconhecido no design - mas sem políticas públicas e apoio estratégico, seguimos premiando ideias sem transformar setores.

Rodrigo Magnago

6 minutos min de leitura
Liderança
29 de setembro de 2025
No topo da liderança, o maior desafio pode ser a solidão - e a resposta está na força do aprendizado entre pares.

Rubens Pimentel - CEO da Trajeto Desenvolvimento Empresarial

4 minutos min de leitura
ESG, Empreendedorismo
29 de setembro de 2025
No Dia Internacional de Conscientização sobre Perdas e Desperdício de Alimentos, conheça negócios de impacto que estão transformando excedentes em soluções reais - gerando valor econômico, social e ambiental.

Priscila Socoloski CEO da Connecting Food e Lucas Infante, CEO da Food To Save

2 minutos min de leitura
Cultura organizacional
25 de setembro de 2025
Transformar uma organização exige mais do que mudar processos - é preciso decifrar os símbolos, narrativas e relações que sustentam sua cultura.

Manoel Pimentel

10 minutos min de leitura
Uncategorized
25 de setembro de 2025
Feedback não é um discurso final - é uma construção contínua que exige escuta, contexto e vínculo para gerar evolução real.

Jacqueline Resch e Vivian Cristina Rio Stella

4 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança