Empreendedorismo
5 min de leitura

Empreendedores ousados são parte essencial para criar ambientes de prosperidade

Liderar na era digital: como a ousadia, a IA e a visão além do status quo estão redefinindo o sucesso empresarial
Fundador e CEO da B2B Match, tem mais de duas décadas de atuação no mercado de eventos corporativos, já promoveu mais de 600 eventos para CEOs e C-Levels das principais organizações brasileiras. Como fundador da B2B Match, está à frente da mais exclusiva plataforma de relacionamento e geração de oportunidades do ecossistema de negócios nacional, desenvolvendo eventos e experiências que já impactaram mais de mil tomadores de decisão.

Compartilhar:


Vivemos em um mundo cada vez mais globalizado, sem barreiras e com transformações velozes. Por isso, o papel de líderes que sejam não apenas ‘chefes’, mas sirvam de farol de inspiração tem se tornado cada vez mais relevantes. Contudo, não é apenas a capacidade de iniciar um negócio que define um empreendedor de sucesso, mas sim a ousadia de desafiar o status quo, inovar e pensar além das barreiras existentes. 

Nesse cenário, mergulhar nas inovações proporcionadas pela IA é item mandatório para um CEO que quer criar um ambiente de prosperidade. Essa demanda nasce de uma ampla necessidade competitiva, pois na mesma proporção que os recursos de IA e GEN IA avançam, as empresas que não entenderem como fazer uso delas correm o risco de ficarem para trás.

Além disso, um líder com olhar à frente entende que a IA permite um ganho de eficiência operacional sem precedentes. Um ótimo exemplo é que muitas das tarefas que antes eram executadas por humanos, agora podem ser automatizadas, possibilitando uma escalada nas operações, sem com isso onerar a empresa.

Outro ponto de atenção para um bom líder é que vivemos na era onde o “cliente tem voz e personalidade forte”. Por isso, a IA se torna uma aliada para prever determinados comportamentos e se antecipar às necessidades específicas de cada consumidor. 

Também vale destacar que a inovação não nasce do conformismo. Como já diziam os mais antigos “Ninguém evolui sem desconforto”. Portanto, um bom líder não apenas pensa à frente de seu tempo, mas também é ótimo em fazer com que seu time seja capaz de questionar, testar e explorar novas possibilidades. 

Por fim, destaco que um empreendedor ousado não é aquele que sai à torto e à direito desafiando as normas estabelecidas. Ele é, antes de tudo, um ótimo observador do seu mercado e das tendências, sendo capaz de criar produtos, serviços e modelos de negócios que não apenas atendem às necessidades já existentes do mercado, mas frequentemente criam novas demandas. 

Compartilhar:

Fundador e CEO da B2B Match, tem mais de duas décadas de atuação no mercado de eventos corporativos, já promoveu mais de 600 eventos para CEOs e C-Levels das principais organizações brasileiras. Como fundador da B2B Match, está à frente da mais exclusiva plataforma de relacionamento e geração de oportunidades do ecossistema de negócios nacional, desenvolvendo eventos e experiências que já impactaram mais de mil tomadores de decisão.

Artigos relacionados

Reputação sólida, ética líquida: o desafio da integridade no mundo corporativo

No mundo corporativo, reputação se constrói com narrativas, mas se sustenta com integridade real – e é justamente aí que muitas empresas tropeçam. É o momento de encarar os dilemas éticos que atravessam culturas organizacionais, revelando os riscos de valores líquidos e o custo invisível da incoerência entre discurso e prática.

Vivemos a reinvenção do CEO?

Está na hora de entender como o papel de CEO deixou de ser sinônimo de comando isolado para se tornar o epicentro de uma liderança adaptativa, colaborativa e guiada por propósito. A era do “chefão” dá lugar ao maestro estratégico que rege talentos diversos em um cenário de mudanças constantes.

Cultura organizacional, Estratégia e execução
Lembra-se das Leis de Larman? As organizações tendem a se otimizar para não mudar; então, você precisa fazer esforços extras para escapar dessa armadilha. Os exemplos e as boas práticas deste artigo vão ajudar

Norberto Tomasini

4 min de leitura
Carreira, Cultura organizacional, Gestão de pessoas
A área de gestão de pessoas é uma das mais capacitadas para isso, como mostram suas iniciativas de cuidado. Mas precisam levar em conta quatro tipos de necessidades e assumir ao menos três papéis

Natalia Ubilla

3 min de leitura
Estratégia
Em um mercado onde a reputação é construída (ou desconstruída) em tempo real, não controlar sua própria narrativa é um risco que nenhum executivo pode se dar ao luxo de correr.

Bruna Lopes

7 min de leitura
Liderança
O problema está na literatura comercial rasa, nos wannabe influenciadores de LinkedIn, nos só cursos de final de semana e até nos MBAs. Mas, sobretudo, o problema está em como buscamos aprender sobre a liderança e colocá-la em prática.

Marcelo Santos

8 min de leitura
ESG
Inclua uma nova métrica no seu dashboard: bem-estar. Porque nenhum KPI de entrega importa se o motorista (você) está com o tanque vazio

Lilian Cruz

4 min de leitura
ESG
Flexibilidade não é benefício. É a base de uma cultura que transformou nossa startup em um caso real de inclusão sem imposições, onde mulheres prosperam naturalmente.

Gisele Schafhauser

5 min de leitura
Tecnologias exponenciais
O futuro da liderança em tempos de IA vai além da tecnologia. Exige preservar o que nos torna humanos em um mundo cada vez mais automatizado.

Manoel Pimentel

7 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Setores que investiram em treinamento interno sobre IA tiveram 57% mais ganhos de produtividade. O segredo está na transição inteligente.

Vitor Maciel

6 min de leitura
Empreendedorismo
Autoconhecimento, mentoria e feedback constante: a nova tríade para formar líderes preparados para os desafios do trabalho moderno

Marcus Vaccari

6 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Se seu atendimento não é 24/7, personalizado e instantâneo, você já está perdendo cliente para quem investiu em automação. O tempo de resposta agora é o novo preço da fidelização

Edson Alves

4 min de leitura