Uncategorized

Hiperverticalização dos mercados de serviços

Tendência é acelerada por avanços tecnológicos, afirma o empreendedor digital Jeff Fluhr em seu Medium

Compartilhar:

Você sabe o que é hiperverticalização? De acordo com o empreendedor digital Jeff Fluhr, as plataformas horizontais, como Craigslist e LinkedIn, vão dar lugar, cada vez mais, a especialistas verticais capazes de ir mais fundo para resolver problemas bastante específicos. Para potenciais empreendedores, Fluhr apresenta quatro recomendações: 

**1. Quanto mais vertical, melhor:** A hiperverticalização traz foco e possibilita que as empresas simplifiquem sua mensagem de marketing, desenvolvam produtos sob medida e aprimorem seus esforços de construção do negócio. Para uma startup, esse foco representa uma vantagem significativa, pois permite que a empresa canalize sua energia a uma área estreita em vez de atirar em várias direções ao mesmo tempo. Uma vez que a startup alcance uma posição dominante em um mercado hipervertical, pode estender sua atuação para segmentos adjacentes. 

**2. Identifique um mercado com alta taxa de repetição de uso:** Esse tipo de mercado conta com um alto LTV, ou lifetime value, que é o valor gerado pelo cliente ao longo do relacionamento dele com a empresa. Isso permite à empresa dispor de mais dinheiro para conquistar clientes no curto prazo, o que, por sua vez, abre caminho para o crescimento do mercado. No longo prazo, um alto LTV leva a um negócio mais lucrativo. 

**3. Defenda-se da desintermediação:** Um problema comum a muitos mercados é de desintermediação, que ocorre quando os dois lados, demanda e fornecedor, decidem fazer negócios diretamente um com o outro. Há várias estratégias para se defender desse risco: 1. Foque mercados com fornecedores homogêneos; 2. Ofereça ferramentas que ajudem a agregar valor, para um ou para ambos os lados; 3. Avalie outras formas de precificação. 

**4. Leve em conta sistemas de proteção:** Muitos mercados verticais, inclusive de profissionais liberais, possuem um sistema de proteção que, frequentemente, se baseia em avaliações, feedbacks e recomendações. Trata-se do meio pelo qual os participantes podem construir um histórico de desempenho e, portanto, uma reputação, que abre as portas para novas oportunidades.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Relacionamentos geram resultados

Em tempos de alta performance e tecnologia, o verdadeiro diferencial está na empatia: um ativo invisível que transforma vínculos em resultados.

Inovação
8 de setembro de 2025
No segundo episódio da série de entrevistas sobre o iF Awards, Clarissa Biolchini, Head de Design & Consumer Insights da Electrolux nos conta a estratégia por trás de produtos que vendem, encantam e reinventam o cuidado doméstico.

Rodrigo Magnago

2 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

José Blatazar S. Osório de Andrade Guerra, professor e coordenador na Unisul, fundador e líder do Centro de Desenvolvimento Sustentável (Greens, Unisul)

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

Felipe Knijnik, diretor da BioPulse

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025
O PIX ABRIU PORTAS QUE ABRIRÃO MAIS PORTAS!

Carlos Netto, fundador e CEO da Matera

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

João Carlos da Silva Bizario e Gulherme Collin Soárez, respectivamente CMAO e CEO da Inspirali Educação.

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
5 de setembro de 2025
O maior desafio profissional hoje não é a tecnologia - é o tempo. Descubra como processos claros, IA consciente e disciplina podem transformar sobrecarga em produtividade real.

Diego Nogare

6 minutos min de leitura
Marketing & growth, Cultura organizacional, Inovação & estratégia, Liderança
4 de setembro de 2025
Inspirar ou limitar? O benchmark pode ser útil - até o momento em que te afasta da sua singularidade. Descubra quando olhar para fora deixa de fazer sentido.

Bruna Lopes de Barros

3 minutos min de leitura
Inovação
3 de setembro de 2025
Em entrevista com Rodrigo Magnago, Fernando Gama nos conta como a Docol tem despontado unindo a cultura do design na organização

Rodrigo Magnago

4 min de leitura
ESG, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
3 de setembro de 2025
O plástico nasceu como símbolo do progresso - hoje, desafia o futuro do planeta. Entenda como uma invenção de 1907 moldou a sociedade moderna e se tornou um dos maiores dilemas ambientais da nossa era.

Anna Luísa Beserra - CEO da SDW

0 min de leitura
Inovação & estratégia, Empreendedorismo, Tecnologia & inteligencia artificial
2 de setembro de 2025
Como transformar ciência em inovação? O Brasil produz muito conhecimento, mas ainda engatinha na conversão em soluções de mercado. Deep techs podem ser a ponte - e o caminho já começou.

Eline Casasola - CEO da Atitude Inovação

5 minutos min de leitura