Liderança
4 min de leitura

Lições do ATD 2025: o que as empresas podem aprender com os pioneiros em SBO

Relatórios do ATD 2025 revelam: empresas skills-based se adaptam 40% mais rápido. O segredo? Trilhas de aprendizagem que falam a língua do negócio.
Gerente de Conteúdo na HSM e Singularity Brazil.

Compartilhar:

AmyEdmundson

A transformação das organizações em Skills Based Organizations (SBOs) está ganhando força globalmente e o tema não poderia ficar de fora do ATD 2025, que está acontecendo em Washington, EUA.

O motivo pelo qual o assunto está em evidência é que pesquisas recentes têm apontado que empresas que priorizam o desenvolvimento de competências têm maior desempenho e capacidade de adaptação. O foco deixa de ser apenas cargos e descrições tradicionais, passando a mapear, desenvolver e alinhar habilidades diretamente aos objetivos estratégicos do negócio.

E, quando o assunto é educação, notamos que muitas plataformas online de aprendizagem já utilizam esse padrão para personalizar recomendações de aprendizado, tornando o desenvolvimento dos colaboradores mais preciso e conectado às demandas reais do mercado. Isso permite que as empresas alinhem os treinamentos às prioridades do negócio, priorize talentos de alto potencial e integre o aprendizado à rotina de trabalho, aumentando o engajamento dos colaboradores e o impacto no negócio.

Entre as inovações, chamaram atenção as ferramentas como exercícios adaptáveis para prática de habilidades em contextos reais, gera automática de trilhas de aprendizagem personalizadas e academias de produtos, dados e TI, que oferecem caminhos de desenvolvimento alinhados a funções estratégicas. Além disso, a análise simplificada de dados permite mensurar o impacto dos programas e garantir o suporte necessário para a consolidação da cultura orientada por habilidades dentro das empresas.

A adoção de uma abordagem baseada em habilidades representa um avanço na preparação das equipes para o futuro do trabalho, pois valoriza tanto competências técnicas, quanto comportamentais de seus colaboradores – como criatividade, pensamento crítico e adaptabilidade, por exemplo. E uma coisa é fato: essas competências são essenciais para navegar em um mercado (e em um mundo) em constante transformação.

Compartilhar:

Gerente de Conteúdo na HSM e Singularity Brazil.

Artigos relacionados

Os sete desafios das equipes inclusivas

Inclusão não acontece com ações pontuais nem apenas com RH preparado. Sem letramento coletivo e combate ao capacitismo em todos os níveis, empresas seguem excluindo – mesmo acreditando que estão incluindo.

Reaprender virou a palavra da vez

Reaprender não é um luxo – é sobrevivência. Em um mundo que muda mais rápido do que nossas certezas, quem não reorganiza seus próprios circuitos mentais fica preso ao passado. A neurociência explica por que essa habilidade é a verdadeira vantagem competitiva do futuro.

Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Liderança
9 de outubro de 2025
Em tempos de alta performance e tecnologia, o verdadeiro diferencial está na empatia: um ativo invisível que transforma vínculos em resultados.

Laís Macedo, Presidente do Future is Now

3 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Bem-estar & saúde, Finanças
8 de outubro de 2025
Aos 40, a estabilidade virou exceção - mas também pode ser o início de um novo roteiro, mais consciente, humano e possível.

Lisia Prado, sócia da House of Feelings

5 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
7 de outubro de 2025
O trabalho flexível deixou de ser tendência - é uma estratégia de RH para atrair talentos, fortalecer a cultura e impulsionar o desempenho em um mundo que já mudou.

Natalia Ubilla, Diretora de RH no iFood Pago e iFood Benefícios

7 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
6 de outubro de 2025
Como a evolução regulatória pode redefinir a gestão de pessoas no Brasil

Tatiana Pimenta, CEO da Vittude

4 minutos min de leitura
Liderança, Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
3 de outubro de 2025
Ser CEO é mais que ocupar o topo - para mulheres, é desafiar estereótipos e transformar a liderança em espaço de pertencimento e impacto.

Giovana Pacini, Country Manager da Merz Aesthetics® Brasil

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
3 de outubro de 2025
A IA está redefinindo o trabalho - e cabe ao RH liderar a jornada que equilibra eficiência tecnológica com desenvolvimento humano e cultura organizacional.

Michelle Cascardo, Latam Sr Sales Manager na Deel

5 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
2 de outubro de 2025
Na indústria automotiva, a IA Generativa não é mais tendência - é o motor da próxima revolução em eficiência, personalização e experiência do cliente.

Lorena França - Hub Mobilidade do Learning Village

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

Chico Araújo - Diretor-executivo do Instituto Inteligência Artificial de Verdade - IAV e Cofundador do The Long Game

10 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
1º de outubro de 2025
No mundo pós-IA, profissionais 50+ são mais que relevantes - são pontes vivas entre gerações, capazes de transformar conhecimento em vantagem competitiva.

Cris Sabbag - COO da Talento Sênior

4 minutos min de leitura
Inovação
30 de setembro
O Brasil tem talento reconhecido no design - mas sem políticas públicas e apoio estratégico, seguimos premiando ideias sem transformar setores.

Rodrigo Magnago

6 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança