Desenvolvimento pessoal

Na pandemia, trabalho dos coaches passou a ser mais valorizado

Estudo global da ICF mostra que os líderes de empresas se apoiaram nesses profissionais para liderar as mudanças
Sandra Regina da Silva é colaboradora de HSM Management.

Compartilhar:

Muito se comenta sobre o despreparo das lideranças durante a pandemia ante novas demandas, como lidar com as equipes no modelo de trabalho remoto e gerenciar o estresse geral. O ICF Global Consumer Awareness Study 2022, publicado a cada quatro anos pela International Coaching Federation, mostra que muitas empresas e pessoas buscaram desenvolver uma liderança para esse novo ambiente por meio do coaching.

No Brasil, de um total de mil entrevistados, 46% tiveram sessões de coaching no período. É uma pequena queda em relação aos 52% do estudo anterior, de 2017, mas ainda é significativo, muito acima dos 29% em 2014 e dos 35% em 2010.

Ou seja, a pandemia não alterou a quantidade de adeptos nem a parcela da população que conhece a prática – 69% em 2022 e 70% em 2017. Mas a satisfação com a atividade deu um salto: 93% dos entrevistados que fizeram sessões de coaching ficaram satisfeitos com a experiência, sendo que 69% se disseram muito satisfeitos. Em 2017, o percentual de muito satisfeitos era de 54%.

Dos 45% que nunca fizeram coaching, 65% consideram fazer. Os 35% que não cogitam apontam como razão principal o custo – ou acham muito caro ou não podem bancar os valores cobrados.

Segundo o estudo, os brasileiros buscam o coach com objetivos como balancear melhor sua vida pessoal com a profissional (42%), melhorar habilidades de comunicação, otimizar a performance no trabalho e aumentar a produtividade (os três citados por 41%). Esses percentuais são um pouco maiores do que os resultados globais, que ficaram entre 34% e 37%.

Entre os resultados que o coaching gerou para as pessoas, o aumento da produtividade é o mais relevante: foi citado por 55% dos brasileiros, muito superior aos 38% da amostra global. Isso reforça que produtividade é uma grande questão no país.

Os outros impactos positivos listados têm a ver, de uma maneira ou de outra, com os desafios pandêmicos: aumento da autoestima e da autoconfiança (51%), melhora de habilidades de comunicação (49%), melhora do bem-estar (42%), otimização da performance (42%) e melhor balanceamento de vida pessoal e profissional (41%).

Compartilhar:

Artigos relacionados

Os sete desafios das equipes inclusivas

Inclusão não acontece com ações pontuais nem apenas com RH preparado. Sem letramento coletivo e combate ao capacitismo em todos os níveis, empresas seguem excluindo – mesmo acreditando que estão incluindo.

Reaprender virou a palavra da vez

Reaprender não é um luxo – é sobrevivência. Em um mundo que muda mais rápido do que nossas certezas, quem não reorganiza seus próprios circuitos mentais fica preso ao passado. A neurociência explica por que essa habilidade é a verdadeira vantagem competitiva do futuro.

Tecnologia & inteligencia artificial
2025
O PIX ABRIU PORTAS QUE ABRIRÃO MAIS PORTAS!

Carlos Netto, fundador e CEO da Matera

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

João Carlos da Silva Bizario e Gulherme Collin Soárez, respectivamente CMAO e CEO da Inspirali Educação.

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
5 de setembro de 2025
O maior desafio profissional hoje não é a tecnologia - é o tempo. Descubra como processos claros, IA consciente e disciplina podem transformar sobrecarga em produtividade real.

Diego Nogare

6 minutos min de leitura
Marketing & growth, Cultura organizacional, Inovação & estratégia, Liderança
4 de setembro de 2025
Inspirar ou limitar? O benchmark pode ser útil - até o momento em que te afasta da sua singularidade. Descubra quando olhar para fora deixa de fazer sentido.

Bruna Lopes de Barros

3 minutos min de leitura
Inovação
3 de setembro de 2025
Em entrevista com Rodrigo Magnago, Fernando Gama nos conta como a Docol tem despontado unindo a cultura do design na organização

Rodrigo Magnago

4 min de leitura
ESG, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
3 de setembro de 2025
O plástico nasceu como símbolo do progresso - hoje, desafia o futuro do planeta. Entenda como uma invenção de 1907 moldou a sociedade moderna e se tornou um dos maiores dilemas ambientais da nossa era.

Anna Luísa Beserra - CEO da SDW

0 min de leitura
Inovação & estratégia, Empreendedorismo, Tecnologia & inteligencia artificial
2 de setembro de 2025
Como transformar ciência em inovação? O Brasil produz muito conhecimento, mas ainda engatinha na conversão em soluções de mercado. Deep techs podem ser a ponte - e o caminho já começou.

Eline Casasola - CEO da Atitude Inovação

5 minutos min de leitura
Liderança, Empreendedorismo, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
1 de setembro de 2025
Imersão de mais de 10 horas em São Paulo oferece conteúdo de alto nível, mentorias com especialistas, oportunidades de networking qualificado e ferramentas práticas para aplicação imediata para mulheres, acelerando oportunidades para um novo paradigma econômico

Redação HSM Management

0 min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
1 de setembro de 2025
Na era da creator economy, influência não é mais sobre alcance - é sobre confiança. Você já se deu conta como os influenciadores se tornaram ativos estratégicos no marketing contemporâneo? Eles conectam dados, propósito e performance. Em um cenário cada vez mais automatizado, é a autenticidade que converte.

Salomão Araújo - VP Comercial da Rakuten Advertising no Brasil

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Liderança
29 de agosto de 2025
Estamos entrando na temporada dos planos estratégicos - mas será que o que chamamos de “estratégia” não é só mais uma embalagem bonita para táticas antigas? Entenda o risco do "strategy washing" e por que repensar a forma como construímos estratégia é essencial para navegar futuros possíveis com mais consciência e adaptabilidade.

Lilian Cruz, Cofundadora da Ambidestra

4 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança