Uncategorized

O momento pede tecnologia, compliance e ousadia

Cristina Palmaka é presidente da SAP Brasil desde 2013 e atua no setor de TI há 30 anos, com passagens por Microsoft, HP e Philips. Em 2016, recebeu o prêmio Executivo de Valor do setor. De origem alemã, a SAP está presente no País desde 1995, tem 2 mil funcionários, cerca de 11 mil clientes e dois laboratórios de inovação – o Co-Innovation Lab, em São Paulo (SP), e o SAP Labs Latin America, em São Leopoldo (RS).

Compartilhar:

O cenário atual, de profundas mudanças estruturais no País, exige tecnologia, destinada tanto a aumentar a eficiência e a produtividade como a garantir as melhores práticas de governança e a inovação. A boa notícia é que o Brasil já demonstrou forte vocação tecnológica, com a criação e implementação de soluções de ponta em setores como o agronegócio e a indústria 4.0 em geral. 

A Stara, por exemplo, uma das maiores fabricantes de máquinas agrícolas do País, com atuação internacional, é uma das pioneiras na adoção e utilização de soluções inovadoras baseadas em internet das coisas (IoT) e colhe hoje resultados importantes. Seus tratores sensorizados, com IoT, permitem aos agricultores monitorar online e em tempo real os processos de plantio, preparo, adubação e correção do solo, pulverização e colheita. E os dados podem ser integrados ao sistema de gestão da fazenda, o que permite análises em tempo real. Entre outros benefícios, a empresa conquistou um aumento de 100% na confiabilidade dos dados e de 100% na velocidade da informação para a tomada de decisão. 

Utilizando as diversas tecnologias da indústria 4.0 – inteligência artificial, blockchain e IoT, entre outras –, cada vez mais empresas podem inovar e ousar em soluções, em produtos e em serviços, levando novas experiências aos clientes. 

As startups brasileiras, bem como as pequenas e médias empresas do País, agora têm a oportunidade de fazer negócios com as grandes corporações de maneira competitiva e justa por conseguirem apresentar transparência nos processos de gestão como uma prática permanente, além de se enquadrarem em regras claras de relacionamento e de conduta, graças a sistemas tecnológicos avançados. Isso evita armadilhas comuns, mas que podem levar a sérios contratempos legais, e, assim, amplia as possibilidades de parceria entre organizações de portes distintos, fazendo deste “o momento da colaboração”. 

Há mais de 500 anos, o pintor, escultor e inventor renascentista Leonardo, que dá nome a nosso sistema integrado de tecnologias da indústria 4.0, unia tecnologia a ousadia. Copiá-lo nunca foi tão crucial aos negócios como agora. A tecnologia, o compliance apoiado pela tecnologia e a ousadia formam um tripé imbatível para o crescimento exponencial e sustentável no Brasil.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Inovação & estratégia, Marketing & growth
17 de outubro de 2025
No Brasil, quem não regionaliza a inovação está falando com o país certo na língua errada - e perdendo mercado para quem entende o jogo das parcerias.

Rafael Silva - Head de Parcerias e Alianças na Lecom

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Tecnologia & inteligencia artificial
16 de outubro de 2025
A saúde corporativa está em colapso silencioso - e quem não usar dados para antecipar vai continuar apagando incêndios.

Murilo Wadt - Cofundador e diretor geral da HealthBit

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
15 de outubro de 2025
Cuidar da saúde mental virou pauta urgente - nas empresas, nas escolas, nas nossas casas. Em um mundo acelerado e hiperexposto, desacelerar virou ato de coragem.

Viviane Mansi - Conselheira de empresas, mentora e professora

3 minutos min de leitura
Marketing & growth
14 de outubro de 2025
Se 90% da decisão de compra acontece antes do primeiro contato, por que seu time ainda espera o cliente bater na porta?

Mari Genovez - CEO da Matchez

3 minutos min de leitura
ESG
13 de outubro de 2025
ESG não é tendência nem filantropia - é estratégia de negócios. E quando o impacto social é parte da cultura, empresas crescem junto com a sociedade.

Ana Fontes - Empreendeedora social, fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME) e do Instituto RME

3 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Estratégia
10 de outubro de 2025
Com mais de um século de história, a Drogaria Araujo mostra que longevidade empresarial se constrói com visão estratégica, cultura forte e design como motor de inovação.

Rodrigo Magnago

6 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Liderança
9 de outubro de 2025
Em tempos de alta performance e tecnologia, o verdadeiro diferencial está na empatia: um ativo invisível que transforma vínculos em resultados.

Laís Macedo, Presidente do Future is Now

3 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Bem-estar & saúde, Finanças
8 de outubro de 2025
Aos 40, a estabilidade virou exceção - mas também pode ser o início de um novo roteiro, mais consciente, humano e possível.

Lisia Prado, sócia da House of Feelings

5 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
7 de outubro de 2025
O trabalho flexível deixou de ser tendência - é uma estratégia de RH para atrair talentos, fortalecer a cultura e impulsionar o desempenho em um mundo que já mudou.

Natalia Ubilla, Diretora de RH no iFood Pago e iFood Benefícios

7 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
6 de outubro de 2025
Como a evolução regulatória pode redefinir a gestão de pessoas no Brasil

Tatiana Pimenta, CEO da Vittude

4 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)