ESG
6 min de leitura

Projeto de mentoria de inclusão tem colaborado com o desenvolvimento da carreira de pessoas com deficiência na Eurofarma

Projeto de mentoria de inclusão tem colaborado com o desenvolvimento da carreira de pessoas com deficiência na Eurofarma
Desde 2008, a Talento Incluir tem a missão de levar ações focada em colaborar com o desenvolvimento das pessoas com deficiência para ampliar a inclusão no mercado de trabalho e na sociedade como um todo. É a pioneira em inclusão produtiva de Profissionais com Deficiência. Seu propósito Propósito é romper o capacitismo para que as pessoas com deficiência ocupem os espaços nas empresas e na sociedade.
CEO e fundadora do Grupo Talento Incluir.

Compartilhar:

Inovação

A Eurofarma, em parceria com a consultoria em inclusão Talento Incluir, realizou uma ação de mentoria com lideranças de pessoas com deficiência para apoiarem colaboradores com deficiência com potencial de desenvolvimento e transição de carreira para assumir outros desafios. A iniciativa, que contou com a consultoria da Talento Incluir, teve cerca de  40 participantes, foi inédita na empresa e veio para incrementar as iniciativas de diversidade da Eurofarma e trouxe mudança de comportamento das lideranças e se comprovou um case de inclusão produtiva com convicção, que evidenciou a disposição da empresa no tema inclusão de pessoas com deficiência.

A ação despertou nos participantes o interesse por mudanças de carreira e de comportamento, com estímulo para mais diálogos com os gestores diretos sobre movimentação em suas jornadas profissionais. Além disso, já viabilizou a promoção de um dos participantes para uma posição de liderança. Por conta desta empreitada, Carolina Ignarra, CEO da Talento Incluir, conversou com Daniela Panagassi, CHRO da Eurofarma e Vice-Presidente Global de Pessoas da empresa, sobre o projeto fantástico que tem acontecido.

A entrevista, na íntegra, você confere abaixo.


Entrevista:

Carolina Ignarra: A Eurofarma realizou recentemente um projeto de mentoria para colaboradores com deficiência. Como surgiu essa iniciativa?

Daniela Panagassi: Durante dois meses de 2024, desenvolvemos um projeto de mentoria realizada por lideranças da empresa para colaboradores com deficiência que possuem grande potencial de desenvolvimento. A iniciativa foi uma proposta do grupo de afinidade, que surgiu a partir da análise do nosso segundo censo da diversidade, que apontou a necessidade de intensificarmos o desenvolvimento de carreira em posições de maior senioridade. Foi a primeira vez que promovemos esse modelo de mentoria na Eurofarma e ficamos muito felizes com os resultados.

Carolina Ignarra: Qual foi o impacto desse projeto para os mentorados e para a empresa?

Daniela Panagassi: O projeto despertou nos participantes o desejo de movimentação de carreira e provocou conversas mais profundas com seus gestores, incentivando mudanças de carreira e comportamento, além de estimular o diálogo com seus gestores diretos sobre a evolução profissional. Já estamos colhendo frutos dessa iniciativa, inclusive com a promoção de um dos participantes para uma posição de liderança. Isso reforça nosso compromisso com a diversidade e inclusão, que é um pilar estratégico da Eurofarma dentro da nossa Visão 2027.

Carolina Ignarra: Como foi a escolha e o envolvimento dos líderes da Eurofarma nesse projeto?

Daniela Panagassi: Selecionamos líderes para atuarem como mentores e os capacitamos em workshops coordenados pela Talento Incluir, para que pudessem apoiar o desenvolvimento de carreira dos mentorados. Além disso, também oferecemos um treinamento específico para os gestores diretos dos participantes, garantindo que eles pudessem apoiar as novas demandas e necessidades identificadas durante a mentoria, como a revisão dos planos de desenvolvimento individuais.

Carolina Ignarra: Como essa iniciativa contribui para os programas de diversidade e inclusão da Eurofarma?

Daniela Panagassi: Esse projeto reforça nossa intencionalidade em não apenas contratar pessoas com deficiência, mas promovê-las e oferecer a elas a possibilidade de crescimento profissional na empresa. Queremos garantir que todos os nossos colaboradores tenham as mesmas oportunidades para desenvolver suas carreiras e alcançar novos desafios. Esse é um passo importante dentro dos nossos compromissos ESG e um exemplo de como a inclusão deve ser trabalhada de forma estratégica e contínua. Entendemos que não basta apenas contratar.

Daniela Panagassi, CHRO da Eurofarma e Vice-Presidente Global de Pessoas da empresa

Daniela Panagassi: Sem dúvida, essa iniciativa contribui de forma positiva para os programas de diversidade e inclusão da Eurofarma e que podem servir de exemplo positivo para as demais empresas porque ela vai além da contratação. O projeto reforça que a inclusão verdadeira passa por desenvolvimento, protagonismo e visibilidade para as pessoas com deficiência e comprova que a deficiência não impede ninguém de se desenvolver na carreira profissional que escolher. O projeto mostra que a deficiência é apenas uma característica da pessoa, e não um limitador de sua trajetória profissional. Estimular e apoiar cada vez mais ações intencionais como essa ajudam a aumentar o conhecimento das lideranças sobre as pessoas com deficiência com quem trabalham e isso impacta de forma positiva na qualidade de inclusão da empresa.

Carolina Ignarra: Você acredita que esse projeto pode ajudar a eliminar possíveis atitudes capacitistas das lideranças nas empresas de forma geral?

Carolina Ignarra: Quais os próximos passos para fortalecer essa ação dentro da empresa?

Daniela Panagassi:  O projeto trouxe aprendizados valiosos sobre escuta ativa, plano de carreira inclusivo e fortalecimento da liderança diversa. Após mapearmos as pretensões de carreira dos mentorados, estamos acompanhando cada um deles para identificar possíveis oportunidades que se alinhem aos seus perfis. Queremos continuar promovendo iniciativas intencionais como essa, que impulsionam e elevam o nível de inclusão dentro da Eurofarma. Nosso objetivo é criar um ambiente cada vez mais inclusivo, onde todos possam crescer e se desenvolver profissionalmente.

Compartilhar:

Desde 2008, a Talento Incluir tem a missão de levar ações focada em colaborar com o desenvolvimento das pessoas com deficiência para ampliar a inclusão no mercado de trabalho e na sociedade como um todo. É a pioneira em inclusão produtiva de Profissionais com Deficiência. Seu propósito Propósito é romper o capacitismo para que as pessoas com deficiência ocupem os espaços nas empresas e na sociedade.

Artigos relacionados

Reaprender virou a palavra da vez

Reaprender não é um luxo – é sobrevivência. Em um mundo que muda mais rápido do que nossas certezas, quem não reorganiza seus próprios circuitos mentais fica preso ao passado. A neurociência explica por que essa habilidade é a verdadeira vantagem competitiva do futuro.

Liderança, Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
3 de outubro de 2025
Ser CEO é mais que ocupar o topo - para mulheres, é desafiar estereótipos e transformar a liderança em espaço de pertencimento e impacto.

Giovana Pacini, Country Manager da Merz Aesthetics® Brasil

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
3 de outubro de 2025
A IA está redefinindo o trabalho - e cabe ao RH liderar a jornada que equilibra eficiência tecnológica com desenvolvimento humano e cultura organizacional.

Michelle Cascardo, Latam Sr Sales Manager na Deel

5 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
2 de outubro de 2025
Na indústria automotiva, a IA Generativa não é mais tendência - é o motor da próxima revolução em eficiência, personalização e experiência do cliente.

Lorena França - Hub Mobilidade do Learning Village

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

Chico Araújo - Diretor-executivo do Instituto Inteligência Artificial de Verdade - IAV e Cofundador do The Long Game

10 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
1º de outubro de 2025
No mundo pós-IA, profissionais 50+ são mais que relevantes - são pontes vivas entre gerações, capazes de transformar conhecimento em vantagem competitiva.

Cris Sabbag - COO da Talento Sênior

4 minutos min de leitura
Inovação
30 de setembro
O Brasil tem talento reconhecido no design - mas sem políticas públicas e apoio estratégico, seguimos premiando ideias sem transformar setores.

Rodrigo Magnago

6 minutos min de leitura
Liderança
29 de setembro de 2025
No topo da liderança, o maior desafio pode ser a solidão - e a resposta está na força do aprendizado entre pares.

Rubens Pimentel - CEO da Trajeto Desenvolvimento Empresarial

4 minutos min de leitura
ESG, Empreendedorismo
29 de setembro de 2025
No Dia Internacional de Conscientização sobre Perdas e Desperdício de Alimentos, conheça negócios de impacto que estão transformando excedentes em soluções reais - gerando valor econômico, social e ambiental.

Priscila Socoloski CEO da Connecting Food e Lucas Infante, CEO da Food To Save

2 minutos min de leitura
Cultura organizacional
25 de setembro de 2025
Transformar uma organização exige mais do que mudar processos - é preciso decifrar os símbolos, narrativas e relações que sustentam sua cultura.

Manoel Pimentel

10 minutos min de leitura
Uncategorized
25 de setembro de 2025
Feedback não é um discurso final - é uma construção contínua que exige escuta, contexto e vínculo para gerar evolução real.

Jacqueline Resch e Vivian Cristina Rio Stella

4 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança