Direto ao ponto

Reinvenção tripla

Para a PwC, as empresas precisam reinventar relatórios, estratégias e o próprio negócio para abraçar o ESG. algumas jÁ estão fazendo isso

Compartilhar:

Oitenta e três por cento dos consumidores acham que as empresas devem ser mais ativas em iniciativas ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês); 91% dos líderes empresariais creem que suas organizações devem ter responsabilidade ESG; 86% dos funcionários preferem trabalhar para empregadores que se importam com ESG.

Esses números saíram de uma pesquisa realizada pela consultoria PwC em abril deste ano, com cerca de 9 mil pessoas, entre consumidores, líderes e funcionários nos EUA, Brasil, Reino Unido, Alemanha e Índia. Se há tanto interesse, por que ainda se faz tão pouco? Os entrevistados apontaram três barreiras principais: dificuldade de equilibrar investimentos em ESG e em crescimento (40%), falta de padrões de reporte para lidar com o assunto (37%), falta de atenção ou apoio da liderança sênior (33%).

Segundo artigo dos consultores da PwC Peter Gassmann, Casey Herman e Colm Kelly, as empresas precisam de algo mais drástico para vencer isso. Devem reinventar os relatórios, a estratégia e o negócio em si – e já há precedentes.
Relatórios. Uma telecom incluiu em seu report o impacto financeiro que o clima severo deve ter em suas operações de negócios em uma década, para introduzir os investimentos decididos. Uma empresa de bebidas está pesquisando até que ponto adolescentes que assistem a suas palestras sobre os efeitos do consumo excessivo de álcool passam a beber com moderação, para coletar dados que mostrem sua iniciativa responsável.

Estratégia. Uma empresa química global reviu seu portfólio de produtos (e respectivos processos) com a lente de danos ao meio ambiente – e incluiu vários critérios ESG nessa revisão. O fato de ela fabricar embalagens biodegradáveis era irrelevante perto dos danos. Ela mudou seu P&D.

negócio. Uma empresa industrial que firmou compromisso zero carbono em 2050 começou a trabalhar com a pegada de carbono de sua
supply chain. Uma de suas unidades de negócios recentemente colocou todos os fornecedores em um sistema ERP baseado em nuvem – ajudando-os a rastrear, reportar e reduzir seu impacto de carbono. Importante: os executivos ganharam bônus atrelados a ESG para se mexerem.

Compartilhar:

Artigos relacionados

ESG, Empreendedorismo
29 de setembro de 2025
No Dia Internacional de Conscientização sobre Perdas e Desperdício de Alimentos, conheça negócios de impacto que estão transformando excedentes em soluções reais - gerando valor econômico, social e ambiental.

Priscila Socoloski CEO da Connecting Food e Lucas Infante, CEO da Food To Save

2 minutos min de leitura
Cultura organizacional
25 de setembro de 2025
Transformar uma organização exige mais do que mudar processos - é preciso decifrar os símbolos, narrativas e relações que sustentam sua cultura.

Manoel Pimentel

10 minutos min de leitura
Uncategorized
25 de setembro de 2025
Feedback não é um discurso final - é uma construção contínua que exige escuta, contexto e vínculo para gerar evolução real.

Jacqueline Resch e Vivian Cristina Rio Stella

4 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
24 de setembro de 2025
A IA na educação já é realidade - e seu verdadeiro valor surge quando é usada com intencionalidade para transformar práticas pedagógicas e ampliar o potencial de aprendizagem.

Rafael Ferreira Mello - Pesquisador Sênior no CESAR

5 minutos min de leitura
Inovação
23 de setembro de 2025
Em um mercado onde donos centralizam decisões de P&D sem métricas críveis e diretores ignoram o design como ferramenta estratégica, Leme revela o paradoxo que trava nosso potencial: executivos querem inovar, mas faltam-lhes os frameworks mínimos para transformar criatividade em riqueza. Sua fala é um alerta para quem acredita que prêmios de design são conquistas isoladas – na verdade, eles são sintomas de ecossistemas maduros de inovação, nos quais o Brasil ainda patina.

Rodrigo Magnago

5 min de leitura
Inovação & estratégia, Liderança
22 de setembro de 2025
Engajar grandes líderes começa pela experiência: não é sobre o que sua marca oferece, mas sobre como ela faz cada cliente se sentir - com propósito, valor e conexão real.

Bruno Padredi - CEP da B2B Match

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Liderança
19 de setembro de 2025
Descubra como uma gestão menos hierárquica e mais humanizada pode transformar a cultura organizacional.

Cristiano Zanetta - Empresário, palestrante TED e filantropo

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Inovação & estratégia
19 de setembro de 2025
Sem engajamento real, a IA vira promessa não cumprida. A adoção eficaz começa quando as pessoas entendem, usam e confiam na tecnologia.

Leandro Mattos - Expert em neurociência da Singularity Brazil

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
17 de setembro de 2025
Ignorar o talento sênior não é só um erro cultural - é uma falha estratégica que pode custar caro em inovação, reputação e resultados.

João Roncati - Diretor da People + Strategy

3 minutos min de leitura
Inovação
16 de setembro de 2025
Enquanto concorrentes correm para lançar coleções sazonais inspiradas em tendências efêmeras, o Boticário demonstra que compreende um princípio fundamental: o verdadeiro valor do design não está na estética superficial, mas em sua capacidade de gerar impacto social e econômico simultaneamente. A linha Make B., vencedora do iF Design Award 2025, não é um produto de beleza – é um manifesto estratégico.

Magnago

4 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)