Uncategorized

Sobre futuros incertos

O mundo como o conhecemos nunca mais será o mesmo. Mas que mundo será esse?
Jornalista com ampla experiência nas áreas de negócios, inovação e tecnologia. Especializado em produção de conteúdo para veículos de mídia, branded content e gestão de projetos multiplataforma (online, impresso e eventos). Vencedor dos prêmios Citi Journalistic Excellence Award e Editora Globo de Jornalismo. Também é gerente de conteúdo da HSM Management.

Compartilhar:

Períodos de crise nada mais são do que pontos de inflexão na História. De tempos em tempos, surge um agente de mudança para nos lembrar que nenhum sistema – econômico, social e cultural – é perfeito. E que precisamos respeitar os limites dos nossos acordos coletivos e da nossa relação com o meio ambiente. Nas últimas décadas, o recado foi dado por guerras, bolhas, desastres naturais e pandemias como a que estamos vivendo agora. A mensagem às vezes chega de uma maneira incrivelmente cruel.

O mundo como o conhecemos nunca mais será o mesmo. Nas últimas semanas, ouvi essa frase de médicos, economistas, executivos e empresários. Mas será que esse mundo estava tão bom assim? Temos pela frente um desafio sem precedentes na saúde e na economia. Mas precisamos começar a pensar no futuro que criaremos a partir de agora. De bate-pronto, acho que já saímos com uma enorme lição sobre a importância da ciência e da informação no debate público.  

Em meio a essa crise de ansiedade coletiva que estamos vivendo, encontro inspiração nas minhas duas filhas: Alice, de 8 anos, e Nina, prestes a completar seus primeiros 4 meses enquanto escrevo esta coluna. Fico pensando em como isso tudo está mudando a relação que a Alice tem com a escola, com os amigos e com a nossa família – e em como ela está feliz de ter a gente mais perto. E também em como este novo mundo que nos causa tanto medo vai ser o único mundo que a Nina vai conhecer. São questões de quem tem o privilégio de trabalhar em home office e obter algum conforto financeiro com isso. Reconheço e sou grato por isso. 

Gostaria de terminar esta coluna com algum tipo de conselho ou conclusão mais incisiva. Mas é difícil encontrar as palavras certas quando estamos balançando na rede da incerteza. Só consigo pensar que uma coluna sobre lifelong learning talvez nunca tenha feito tanto sentido. Mais do que nunca, precisaremos continuar a nos reinventar – como pessoas, empresas e sociedade – para atravessar esse momento. Assim como acontece em qualquer crise, 

o futuro será definido por nossa capacidade de encontrar novas respostas para novos problemas.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Tecnologia & inteligencia artificial
2025
O PIX ABRIU PORTAS QUE ABRIRÃO MAIS PORTAS!

Carlos Netto, fundador e CEO da Matera

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

João Carlos da Silva Bizario e Gulherme Collin Soárez, respectivamente CMAO e CEO da Inspirali Educação.

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
5 de setembro de 2025
O maior desafio profissional hoje não é a tecnologia - é o tempo. Descubra como processos claros, IA consciente e disciplina podem transformar sobrecarga em produtividade real.

Diego Nogare

6 minutos min de leitura
Marketing & growth, Cultura organizacional, Inovação & estratégia, Liderança
4 de setembro de 2025
Inspirar ou limitar? O benchmark pode ser útil - até o momento em que te afasta da sua singularidade. Descubra quando olhar para fora deixa de fazer sentido.

Bruna Lopes de Barros

3 minutos min de leitura
Inovação
3 de setembro de 2025
Em entrevista com Rodrigo Magnago, Fernando Gama nos conta como a Docol tem despontado unindo a cultura do design na organização

Rodrigo Magnago

4 min de leitura
ESG, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
3 de setembro de 2025
O plástico nasceu como símbolo do progresso - hoje, desafia o futuro do planeta. Entenda como uma invenção de 1907 moldou a sociedade moderna e se tornou um dos maiores dilemas ambientais da nossa era.

Anna Luísa Beserra - CEO da SDW

0 min de leitura
Inovação & estratégia, Empreendedorismo, Tecnologia & inteligencia artificial
2 de setembro de 2025
Como transformar ciência em inovação? O Brasil produz muito conhecimento, mas ainda engatinha na conversão em soluções de mercado. Deep techs podem ser a ponte - e o caminho já começou.

Eline Casasola - CEO da Atitude Inovação

5 minutos min de leitura
Liderança, Empreendedorismo, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
1 de setembro de 2025
Imersão de mais de 10 horas em São Paulo oferece conteúdo de alto nível, mentorias com especialistas, oportunidades de networking qualificado e ferramentas práticas para aplicação imediata para mulheres, acelerando oportunidades para um novo paradigma econômico

Redação HSM Management

0 min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
1 de setembro de 2025
Na era da creator economy, influência não é mais sobre alcance - é sobre confiança. Você já se deu conta como os influenciadores se tornaram ativos estratégicos no marketing contemporâneo? Eles conectam dados, propósito e performance. Em um cenário cada vez mais automatizado, é a autenticidade que converte.

Salomão Araújo - VP Comercial da Rakuten Advertising no Brasil

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Liderança
29 de agosto de 2025
Estamos entrando na temporada dos planos estratégicos - mas será que o que chamamos de “estratégia” não é só mais uma embalagem bonita para táticas antigas? Entenda o risco do "strategy washing" e por que repensar a forma como construímos estratégia é essencial para navegar futuros possíveis com mais consciência e adaptabilidade.

Lilian Cruz, Cofundadora da Ambidestra

4 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)