Uncategorized

Sobre futuros incertos

O mundo como o conhecemos nunca mais será o mesmo. Mas que mundo será esse?
Jornalista com ampla experiência nas áreas de negócios, inovação e tecnologia. Especializado em produção de conteúdo para veículos de mídia, branded content e gestão de projetos multiplataforma (online, impresso e eventos). Vencedor dos prêmios Citi Journalistic Excellence Award e Editora Globo de Jornalismo. Também é gerente de conteúdo da HSM Management.

Compartilhar:

Períodos de crise nada mais são do que pontos de inflexão na História. De tempos em tempos, surge um agente de mudança para nos lembrar que nenhum sistema – econômico, social e cultural – é perfeito. E que precisamos respeitar os limites dos nossos acordos coletivos e da nossa relação com o meio ambiente. Nas últimas décadas, o recado foi dado por guerras, bolhas, desastres naturais e pandemias como a que estamos vivendo agora. A mensagem às vezes chega de uma maneira incrivelmente cruel.

O mundo como o conhecemos nunca mais será o mesmo. Nas últimas semanas, ouvi essa frase de médicos, economistas, executivos e empresários. Mas será que esse mundo estava tão bom assim? Temos pela frente um desafio sem precedentes na saúde e na economia. Mas precisamos começar a pensar no futuro que criaremos a partir de agora. De bate-pronto, acho que já saímos com uma enorme lição sobre a importância da ciência e da informação no debate público.  

Em meio a essa crise de ansiedade coletiva que estamos vivendo, encontro inspiração nas minhas duas filhas: Alice, de 8 anos, e Nina, prestes a completar seus primeiros 4 meses enquanto escrevo esta coluna. Fico pensando em como isso tudo está mudando a relação que a Alice tem com a escola, com os amigos e com a nossa família – e em como ela está feliz de ter a gente mais perto. E também em como este novo mundo que nos causa tanto medo vai ser o único mundo que a Nina vai conhecer. São questões de quem tem o privilégio de trabalhar em home office e obter algum conforto financeiro com isso. Reconheço e sou grato por isso. 

Gostaria de terminar esta coluna com algum tipo de conselho ou conclusão mais incisiva. Mas é difícil encontrar as palavras certas quando estamos balançando na rede da incerteza. Só consigo pensar que uma coluna sobre lifelong learning talvez nunca tenha feito tanto sentido. Mais do que nunca, precisaremos continuar a nos reinventar – como pessoas, empresas e sociedade – para atravessar esse momento. Assim como acontece em qualquer crise, 

o futuro será definido por nossa capacidade de encontrar novas respostas para novos problemas.

Compartilhar:

Artigos relacionados

O que move as mulheres da Geração Z a empreender?

A Geração Z está redefinindo o que significa trabalhar e empreender. Por isso é importante refletir sobre como propósito, impacto social e autonomia estão moldando novas trajetórias profissionais – e por que entender esse movimento é essencial para quem quer acompanhar o futuro do trabalho.

O fim dos chatbots? O próximo passo no futuro conversacional 

O futuro chegou – e está sendo conversado. Como a conversa, uma das tecnologias mais antigas da humanidade, está se reinventando como interface inteligente, inclusiva e estratégica. Enquanto algumas marcas ainda decidem se vão aderir, os consumidores já estão falando. Literalmente.

Como o fetiche geracional domina a agenda dos relatórios de tendência

Relatórios de tendências ajudam, mas não explicam tudo. Por exemplo, quando o assunto é comportamento jovem, não dá pra confiar só em categorias genéricas – como “Geração Z”. Por isso, vale refletir sobre como o fetiche geracional pode distorcer decisões estratégicas – e por que entender contextos reais é o que realmente gera valor.

Processo seletivo é a porta de entrada da inclusão

Ainda estamos contratando pessoas com deficiência da mesma forma que há décadas – e isso precisa mudar. Inclusão começa no processo seletivo, e ignorar essa etapa é excluir talentos. Ações afirmativas e comunicação acessível podem transformar sua empresa em um espaço realmente inclusivo.

Marketing
Entenda por que 90% dos lançamentos fracassam quando ignoram a economia comportamental. O Nobel Daniel Kahneman revela como produtos são criados pela lógica, mas comprados pela emoção.

Priscila Alcântara

8 min de leitura
Liderança
Relatórios do ATD 2025 revelam: empresas skills-based se adaptam 40% mais rápido. O segredo? Trilhas de aprendizagem que falam a língua do negócio.

Caroline Verre

4 min de leitura
Liderança
Por em prática nunca é um trabalho fácil, mas sempre é um reaprendizado. Hora de expor isso e fazer o que realmente importa.

Caroline Verre

5 min de leitura
Inovação
Segundo a Gartner, ferramentas low-code e no-code já respondem por 70% das análises de dados corporativos. Entenda como elas estão democratizando a inteligência estratégica e por que sua empresa não pode ficar de fora dessa revolução.

Lucas Oller

6 min de leitura
ESG
No ATD 2025, Harvard revelou: 95% dos empregadores valorizam microcertificações. Mesmo assim, o reskilling que realmente transforma exige 3 princípios urgentes. Descubra como evitar o 'caos das credenciais' e construir trilhas que movem negócios e carreiras.

Poliana Abreu

6 min de leitura
Empreendedorismo
33 mil empresas japonesas ultrapassaram 100 anos com um segredo ignorado no Ocidente: compaixão gera mais longevidade que lucro máximo.

Poliana Abreu

6 min de leitura
Liderança
70% dos líderes não enxergam seus pontos cegos e as empresas pagam o preço. O antídoto? Autenticidade radical e 'Key People Impact' no lugar do controle tóxico

Poliana Abreu

7 min de leitura
Liderança
15 lições de liderança que Simone Biles ensinou no ATD 2025 sobre resiliência, autenticidade e como transformar pressão em excelência.

Caroline Verre

8 min de leitura
Liderança
Conheça 6 abordagens práticas para que sua aprendizagem se reconfigure da melhor forma

Carol Olinda

4 min de leitura
Cultura organizacional, Estratégia e execução
Lembra-se das Leis de Larman? As organizações tendem a se otimizar para não mudar; então, você precisa fazer esforços extras para escapar dessa armadilha. Os exemplos e as boas práticas deste artigo vão ajudar

Norberto Tomasini

4 min de leitura