Uncategorized

Aprenda a dizer não

O mundo nos oferece mais do que jamais poderemos fazer ou experimentar e é bem fácil se perder nos atalhos.
Marcelo Nóbrega é especialista em Inovação e Tecnologia em Gestão de Pessoas. Após 30 anos no mundo corporativo, hoje atua como investidor-anjo, conselheiro e mentor de HR TechsÉ professor do Mestrado Profissional da FGV-SP e ministra cursos de pós-graduação nesta e em outras instituições sobre liderança, planejamento estratégico de RH, People Analytics e AI em Gestão de Pessoas. Foi eleito o profissional de RH mais influente da América Latina e Top Voice do LinkedIn em 2018. É autor do livro “Você está Contratado!” e host do webcast do mesmo nome. É Mestre em Ciência da Computação pela Columbia University e PhD pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Compartilhar:

Uma de minhas leituras durante este experimento coletivo involuntário de distanciamento social foi Essencialismo, de Greg Mckeown. Para o autor, é fundamental aprender a dizer não e, assim, direcionar a energia para o que nos fará alcançar nossos objetivos. 

É como descascar cebola, sabe?

Ou seja, explorar com cuidado as diferentes camadas e identificar o que sabemos e gostamos de fazer e que tem capacidade de trazer valor para o mundo.

Malcolm Gladwell, em Outliers, tangencia o mesmo ponto, quando afirma que pessoas talentosas se beneficiam da convergência de condições, que cria ambientes de horas contínuas de esforço e treinamento, na expectativa de, um dia, serem reconhecidas por isso.

Segundo David Rock – já comentei sobre ele em alguns webinários – o ser humano busca autonomia, certeza e conexão. E em nome da tal autonomia, erradamente trabalha dias a fio, sem trégua, como se isso o tornasse dono do tempo. Quanto engano! Terreno fértil para semear um belo burnout. 

Domenico de Masi publicou o livro “Ócio Criativo” em 1995. Uma resposta ao modelo da idolatria à competitividade. O autor defende que nos libertemos da perspectiva do trabalho como obrigação ou dever. Que joguemos no liquidificador trabalho-estudo-lazer e façamos desse caldo algo eficiente, mas prazeroso.

Mudando de contexto, temos Drucker ensinando a valorizar os nossos pontos fortes. Não adianta perder tempo se digladiando com fragilidades. Insistindo nisso, seremos no máximo medianos, como pessoas e profissionais. O negócio é trabalhar com aquilo que você faz de melhor.

Moral da história: aprenda a dizer não. O mundo é aquela coisa enorme, que nos oferece mais do que jamais poderemos fazer ou experimentar. E que ainda tem a capacidade de se abrir em múltiplas direções interessantes. É bem fácil se perder nos atalhos. 

“Aprendiz de mucho, maestro de nada”, diz o sábio ditado espanhol.

São vários os motivos que nos impedem de dizer não para propostas ou demandas profissionais ou pessoais. O próprio Essencialismo é um paradoxo – lembra do ´P´ em VUPCA? – quanto mais assoberbada a vida, mais precisamos encontrar tempo para pensar. Mais precisamos nos distrair, fazer o tempo passar. A título de curiosidade, ‘distrair-se’ vem de distrahere ou separar, puxar em diversas direções´. Complicou.

O que isso tem a ver com tirar um sabático? 

Tudo!

Conheci histórias de pessoas que elevaram o conceito de sabático a um novo patamar de sofisticação. #umdiachegolá

Como a de Stefan Sagmeister, fundador de uma empresa de design baseada em Nova York, que assinou capas de álbuns para os Rolling Stones, Aerosmith e outras bandas. Stefan faz um sabático a cada sete anos. Ele simplesmente mete na porta do escritório uma tabuleta de  Closed! Tem até uma TED sobre isso, lógico!

Ferran Adriá costumava fechar seu famoso restaurante durante seis meses ao ano para se dedicar a pesquisas. E acabou desistindo definitivamente do restaurante, após um desses sabáticos. Outro caso interessante na gastronomia é o do chef do Mugaritz, Adonin Anduriz, um cara com duas estrelas no guia Michelin: só funciona oito meses por ano. Tem também histórias mais manjadas, graças a canais de streaming, como a Netflix: desde a década de 1980, Bill Gates se isola do mundo em duas Think Weeks anuais – período em que lê de tudo e um pouco mais.

“O homem que trabalha perde tempo precioso”, diz a frase atribuída a Domenico de Masi.

Sabatique-se com um barulho desses!

E para incomodar ainda mais, temos os gênios que fizeram coisas extraordinárias quando em  afastamento. Frida Kahlo e Isaac Newton, por exemplo. A artista mexicana aperfeiçoou-se como pintora, após um acidente aos 18 anos que a deixou confinada a uma cama. O físico inglês sobreviveu à peste bubônica de 1665, época em que 1 em cada 4 moradores de Londres sucumbiu à praga.

O certo é que, neste exato momento, há pessoas criando, construindo coisas extraordinárias. E há outras, como alguns animais, hibernando em meio ao ambiente inóspito e acordarão, mais ali adiante, revigoradas. 

Não tem certo ou errado.  Tem o tempo de cada um. Com ou sem pandemia. 

Saudações sabaticosas!

Compartilhar:

Marcelo Nóbrega é especialista em Inovação e Tecnologia em Gestão de Pessoas. Após 30 anos no mundo corporativo, hoje atua como investidor-anjo, conselheiro e mentor de HR TechsÉ professor do Mestrado Profissional da FGV-SP e ministra cursos de pós-graduação nesta e em outras instituições sobre liderança, planejamento estratégico de RH, People Analytics e AI em Gestão de Pessoas. Foi eleito o profissional de RH mais influente da América Latina e Top Voice do LinkedIn em 2018. É autor do livro “Você está Contratado!” e host do webcast do mesmo nome. É Mestre em Ciência da Computação pela Columbia University e PhD pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados

Quando o corpo pede pausa e o negócio pede pressa

Entre liderança e gestação, uma lição essencial: não existe performance sustentável sem energia. Pausar não é fraqueza, é gestão – e admitir limites pode ser o gesto mais poderoso para cuidar de pessoas e negócios.

Tecnologia & inteligencia artificial
2025
O PIX ABRIU PORTAS QUE ABRIRÃO MAIS PORTAS!

Carlos Netto, fundador e CEO da Matera

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

João Carlos da Silva Bizario e Gulherme Collin Soárez, respectivamente CMAO e CEO da Inspirali Educação.

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
5 de setembro de 2025
O maior desafio profissional hoje não é a tecnologia - é o tempo. Descubra como processos claros, IA consciente e disciplina podem transformar sobrecarga em produtividade real.

Diego Nogare

6 minutos min de leitura
Marketing & growth, Cultura organizacional, Inovação & estratégia, Liderança
4 de setembro de 2025
Inspirar ou limitar? O benchmark pode ser útil - até o momento em que te afasta da sua singularidade. Descubra quando olhar para fora deixa de fazer sentido.

Bruna Lopes de Barros

3 minutos min de leitura
Inovação
3 de setembro de 2025
Em entrevista com Rodrigo Magnago, Fernando Gama nos conta como a Docol tem despontado unindo a cultura do design na organização

Rodrigo Magnago

4 min de leitura
ESG, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
3 de setembro de 2025
O plástico nasceu como símbolo do progresso - hoje, desafia o futuro do planeta. Entenda como uma invenção de 1907 moldou a sociedade moderna e se tornou um dos maiores dilemas ambientais da nossa era.

Anna Luísa Beserra - CEO da SDW

0 min de leitura
Inovação & estratégia, Empreendedorismo, Tecnologia & inteligencia artificial
2 de setembro de 2025
Como transformar ciência em inovação? O Brasil produz muito conhecimento, mas ainda engatinha na conversão em soluções de mercado. Deep techs podem ser a ponte - e o caminho já começou.

Eline Casasola - CEO da Atitude Inovação

5 minutos min de leitura
Liderança, Empreendedorismo, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
1 de setembro de 2025
Imersão de mais de 10 horas em São Paulo oferece conteúdo de alto nível, mentorias com especialistas, oportunidades de networking qualificado e ferramentas práticas para aplicação imediata para mulheres, acelerando oportunidades para um novo paradigma econômico

Redação HSM Management

0 min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
1 de setembro de 2025
Na era da creator economy, influência não é mais sobre alcance - é sobre confiança. Você já se deu conta como os influenciadores se tornaram ativos estratégicos no marketing contemporâneo? Eles conectam dados, propósito e performance. Em um cenário cada vez mais automatizado, é a autenticidade que converte.

Salomão Araújo - VP Comercial da Rakuten Advertising no Brasil

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Liderança
29 de agosto de 2025
Estamos entrando na temporada dos planos estratégicos - mas será que o que chamamos de “estratégia” não é só mais uma embalagem bonita para táticas antigas? Entenda o risco do "strategy washing" e por que repensar a forma como construímos estratégia é essencial para navegar futuros possíveis com mais consciência e adaptabilidade.

Lilian Cruz, Cofundadora da Ambidestra

4 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança