Uncategorized

Tecendo sobre um propósito maior

Pai de Bento, sonhador por natureza, publicitário, empreendedor social e Diretor de Soluções na Refazenda. O negócio foi fundado em 1990, em Recife, Brasil, por sua mãe, Magna Coeli, pioneira nesse tipo de negócio na América Latina. A proposta é criar moda sem produzir resíduos têxteis. Como sócio da Refazenda nos últimos 15 anos, Marcos ganhou muita experiência em diversos setores, como: Vendas, Finanças, Marketing, Liderança, Soluções de Design, Soluções de Inovação e Monitoramento do Comportamento do Consumidor. Sua área de especialização é Marketing e Gestão de Negócios circulares. Antes de ingressar na Refazenda, Marcos trabalhou na empresa MCI Marketing, como consultor especializado em Comércio Justo, Negócios e Gestão. Marcos é formado em Publicidade e Marketing e possui MBA em

Compartilhar:

### Alinhamento

Em crises, empresas com um Propósito Maior saem na frente porque tomam decisões com base num **alinhamento coletivo.** O Propósito Maior **de uma empresa deve ser muito mais do que simplesmente gerar lucros: deve ser a causa pela qual a empresa luta.** O seu porquê de existir. Quando todas as partes interessadas estão alinhadas em torno deste propósito, diminui a tendência de se preocuparem apenas com os objetivos imediatos.

Quais são os dois dias mais importantes na vida de uma pessoa ou de uma empresa? Segundo o escritor Richard Leider, o dia de nascimento é o primeiro mais importante. O segundo, arrisca Leider, é quando cada um entende o motivo pelo qual nasceu. Ou seja, seu verdadeiro propósito, sua vocação profunda. Confira a história e o propósito da Refazenda, empresa que vende roupas femininas, mas que se posiciona de forma verdadeiramente genuína e cheia de propósito.

### Da terra para o corpo

Desde a concepção, a [Refazenda](https://www.vivarefazenda.com.br/) carrega em seu DNA o ideal da sustentabilidade. Tudo começou há quase 30 anos, quando, incomodada com o formato como então se conhecia a indústria do vestuário, Magna Coeli pensou num modelo de negócio vanguardista, mesmo para os tempos de hoje. A ideia da estilista foi criar um novo estilo de comportamento, aliado ao planejamento de todo o material usado no ciclo, inclusive as até então indesejadas sobras (os retalhos).

Não se tratava de upcycling, um modelo de produção sustentável. Como o próprio conceito sugere, precisava se bastar em todos os processos da marca. Era necessário fechar o ciclo, lançar mão de uma economia genuinamente circular, em que 100% da matéria-prima fosse utilizada dentro do seu propósito de existir, selando parcerias com artesãos e pequenos produtores locais, agregando, assim, **alta qualidade, design inovador, conteúdo técnico-cultural, atemporalidade e afetividade.**

### Moda feita à mão e com amor

Nesses quase 30 anos de história, a Refazenda se posiciona não como um negócio de moda, mas como uma empresa de GENTE que se comunica por meio de produtos e serviços sustentáveis e de alto valor agregado, influenciando seus ecossistemas a se estabelecerem como cidadãos do mundo, numa expressão fiel de pertencimento ao planeta.

Foi assim, de um forte sentimento de responsabilidade socioambiental e emanando o esmero de tudo o que é feito à mão, que nasceu a Refazenda, trazendo junto consigo uma vontade efervescente de transformar o paradoxo que caracteriza a confecção de roupas e acessórios atualmente: o grande impacto ambiental, resultante de toda sua cadeia produtiva tradicional, da plantação, fiação, tecelagem e montagem, até a distribuição.

Perseguindo o ideal de minimizar os efeitos nocivos da indústria no planeta, a Refazenda acompanha o uso de suas peças para além da compra, alongando o ciclo do produto por meio de sugestões de novas formas de vestir e redesenhando uma peça para ser usada como nova.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Tecnologia & inteligencia artificial
2025
O PIX ABRIU PORTAS QUE ABRIRÃO MAIS PORTAS!

Carlos Netto, fundador e CEO da Matera

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

João Carlos da Silva Bizario e Gulherme Collin Soárez, respectivamente CMAO e CEO da Inspirali Educação.

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
5 de setembro de 2025
O maior desafio profissional hoje não é a tecnologia - é o tempo. Descubra como processos claros, IA consciente e disciplina podem transformar sobrecarga em produtividade real.

Diego Nogare

6 minutos min de leitura
Marketing & growth, Cultura organizacional, Inovação & estratégia, Liderança
4 de setembro de 2025
Inspirar ou limitar? O benchmark pode ser útil - até o momento em que te afasta da sua singularidade. Descubra quando olhar para fora deixa de fazer sentido.

Bruna Lopes de Barros

3 minutos min de leitura
Inovação
3 de setembro de 2025
Em entrevista com Rodrigo Magnago, Fernando Gama nos conta como a Docol tem despontado unindo a cultura do design na organização

Rodrigo Magnago

4 min de leitura
ESG, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
3 de setembro de 2025
O plástico nasceu como símbolo do progresso - hoje, desafia o futuro do planeta. Entenda como uma invenção de 1907 moldou a sociedade moderna e se tornou um dos maiores dilemas ambientais da nossa era.

Anna Luísa Beserra - CEO da SDW

0 min de leitura
Inovação & estratégia, Empreendedorismo, Tecnologia & inteligencia artificial
2 de setembro de 2025
Como transformar ciência em inovação? O Brasil produz muito conhecimento, mas ainda engatinha na conversão em soluções de mercado. Deep techs podem ser a ponte - e o caminho já começou.

Eline Casasola - CEO da Atitude Inovação

5 minutos min de leitura
Liderança, Empreendedorismo, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
1 de setembro de 2025
Imersão de mais de 10 horas em São Paulo oferece conteúdo de alto nível, mentorias com especialistas, oportunidades de networking qualificado e ferramentas práticas para aplicação imediata para mulheres, acelerando oportunidades para um novo paradigma econômico

Redação HSM Management

0 min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
1 de setembro de 2025
Na era da creator economy, influência não é mais sobre alcance - é sobre confiança. Você já se deu conta como os influenciadores se tornaram ativos estratégicos no marketing contemporâneo? Eles conectam dados, propósito e performance. Em um cenário cada vez mais automatizado, é a autenticidade que converte.

Salomão Araújo - VP Comercial da Rakuten Advertising no Brasil

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Liderança
29 de agosto de 2025
Estamos entrando na temporada dos planos estratégicos - mas será que o que chamamos de “estratégia” não é só mais uma embalagem bonita para táticas antigas? Entenda o risco do "strategy washing" e por que repensar a forma como construímos estratégia é essencial para navegar futuros possíveis com mais consciência e adaptabilidade.

Lilian Cruz, Cofundadora da Ambidestra

4 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)