Sustentabilidade

7º lugar: Prosumir

A aposta dessa startup é no desenvolvimento de solução de mini e microgeração de energia

Compartilhar:

Julio Vieira, André Thomazoni e Daniela Pissanti fundaram a Prosumir Aproveitamento Energético na incubadora Hestia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), para desenvolver soluções B2B de micro/minigeração de energia e eficiência energética. Entre as grandes corporações que são suas clientes estão players do setor de alimentos e bebidas e da indústria de papel e celulose. Vieira concedeu a entrevista.

**FATOS E NÚMEROS**

* Fundada em 2014 em Porto Alegre (RS)
* Crowdfunding R$ 300 mil
* Investimento da Finep R$ 1,25 milhão
* 5 funcionários
* 1º lugar na categoria energia

**QUE PROBLEMA VOCÊS RESOLVEM PARA AS EMPRESAS?**

Propomos soluções inovadoras para transformar desperdícios de energia em oportunidades de eficiência energética, energia renovável e cogeração. Por exemplo, para combater desperdícios térmicos, desenvolvemos a Turbina Redutora de Pressão (TRP), que é um produto substituto da válvula redutora de pressão em sistemas com vapor, realizando a mesma função para processos industriais e aproveitando o desperdício de energia (calor) da válvula para a geração de energia elétrica sem custo extra de combustível. Isso promove eficiência energética, geração de energia renovável e redução de custo operacional para as indústrias.

**ESSE PRODUTO É SEU MAIOR DIFERENCIAL NO MOMENTO?**

Sim, é um produto exclusivo para um nicho de mercado de escala mundial pouco explorado: desperdício de energia em sistemas com vapor.

**COMO A EMPRESA NASCEU?**

Éramos uma empresa de consultoria para a elaboração de projetos básicos de termelétricas, preparando empreendimentos para os leilões de energia da Aneel [a agência reguladora do setor]. Nesse período, enxergamos uma grande oportunidade em micro e minigeração de energia e eficiência energética e lançamos o projeto da TRP, o que possibilitou nossa seleção na incubadora Hestia – UFRGS. Aí o projeto da TRP foi aprovado no edital de inovação do Sebrae-RS e foi finalista do programa Inovativa Brasil 2014. 

**QUAIS AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS?**

Projetos de turbinas são complexos, com longo período de maturação, alta necessidade de capital e altos riscos associados.

**QUAIS OS PRINCIPAIS RESULTADOS ATÉ AGORA?**

Vender a TRP para grande corporações brasileiras e as rodadas de investimentos captadas.

**QUAL É A AMBIÇÃO PARA DAQUI A CINCO ANOS?**

Ser referência em eficiência energética térmica.

Compartilhar:

Artigos relacionados

ESG, Empreendedorismo
29 de setembro de 2025
No Dia Internacional de Conscientização sobre Perdas e Desperdício de Alimentos, conheça negócios de impacto que estão transformando excedentes em soluções reais - gerando valor econômico, social e ambiental.

Priscila Socoloski CEO da Connecting Food e Lucas Infante, CEO da Food To Save

2 minutos min de leitura
Cultura organizacional
25 de setembro de 2025
Transformar uma organização exige mais do que mudar processos - é preciso decifrar os símbolos, narrativas e relações que sustentam sua cultura.

Manoel Pimentel

10 minutos min de leitura
Uncategorized
25 de setembro de 2025
Feedback não é um discurso final - é uma construção contínua que exige escuta, contexto e vínculo para gerar evolução real.

Jacqueline Resch e Vivian Cristina Rio Stella

4 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
24 de setembro de 2025
A IA na educação já é realidade - e seu verdadeiro valor surge quando é usada com intencionalidade para transformar práticas pedagógicas e ampliar o potencial de aprendizagem.

Rafael Ferreira Mello - Pesquisador Sênior no CESAR

5 minutos min de leitura
Inovação
23 de setembro de 2025
Em um mercado onde donos centralizam decisões de P&D sem métricas críveis e diretores ignoram o design como ferramenta estratégica, Leme revela o paradoxo que trava nosso potencial: executivos querem inovar, mas faltam-lhes os frameworks mínimos para transformar criatividade em riqueza. Sua fala é um alerta para quem acredita que prêmios de design são conquistas isoladas – na verdade, eles são sintomas de ecossistemas maduros de inovação, nos quais o Brasil ainda patina.

Rodrigo Magnago

5 min de leitura
Inovação & estratégia, Liderança
22 de setembro de 2025
Engajar grandes líderes começa pela experiência: não é sobre o que sua marca oferece, mas sobre como ela faz cada cliente se sentir - com propósito, valor e conexão real.

Bruno Padredi - CEP da B2B Match

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Liderança
19 de setembro de 2025
Descubra como uma gestão menos hierárquica e mais humanizada pode transformar a cultura organizacional.

Cristiano Zanetta - Empresário, palestrante TED e filantropo

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Inovação & estratégia
19 de setembro de 2025
Sem engajamento real, a IA vira promessa não cumprida. A adoção eficaz começa quando as pessoas entendem, usam e confiam na tecnologia.

Leandro Mattos - Expert em neurociência da Singularity Brazil

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
17 de setembro de 2025
Ignorar o talento sênior não é só um erro cultural - é uma falha estratégica que pode custar caro em inovação, reputação e resultados.

João Roncati - Diretor da People + Strategy

3 minutos min de leitura
Inovação
16 de setembro de 2025
Enquanto concorrentes correm para lançar coleções sazonais inspiradas em tendências efêmeras, o Boticário demonstra que compreende um princípio fundamental: o verdadeiro valor do design não está na estética superficial, mas em sua capacidade de gerar impacto social e econômico simultaneamente. A linha Make B., vencedora do iF Design Award 2025, não é um produto de beleza – é um manifesto estratégico.

Magnago

4 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)